segunda-feira, 28 de março de 2011

É tempo de demolir fortalezas...

Divulgação (Bem e o mal)
Sinto-me no dever de tratar de um assunto que embora muito comentado entre os teólogos modernos, precisa ser apresentado de maneira a focar no alvo principal. No texto a seguir, leio comentários atribuindo todo mal a satanás, mas na analise exegética do texto, creio que nem tudo o diabo é culpado. De antemão, ressalto que não vou argumentar como advogado do diabo, mas simplesmente trazer ao leitor uma visão exegética do II Coríntios, 10:3-5.

“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo...”

Analisando o contexto dos escritos de Paulo, bem a igreja e as pessoas a quem Paulo escreveu vamos destacar dois pontos importantes.

Primeiro, o apostolo Paulo foi tão humano como qualquer pessoa humana. E como humano ele tratou de questões de natureza carnal e pecaminosa com franqueza e ao mesmo tempo com ousadia. Até porque não havia motivos para rodeios. Ele nasceu, cresceu e viveu num ambiente extremamente pecaminoso em todos os sentidos. Embora profundo conhecedor da Lei e reconhecidamente zeloso da religião judaica, sua vida sofreu mudanças radicais quando teve um encontro real com Jesus Cristo o Filho de Deus. Essa mudança durou um longo período. A cegueira de Saulo no caminho para Damasco foi apenas o começo de uma grande transformação. O tempo de tratamento de Deus levou Paulo às experiências tremendas. Você lembra o que Jesus disse a Ananias? “Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome aos gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto vale a pena padecer pelo meu nome”. Atos, 9:15-16. Depois de quatorze anos Paulo retrata um pouco de sua história. Nada é mais sublime na vida do que as experiências.

Segundo, O Apostolo Paulo gastou a maior parte de sua vida à pregação do Evangelho. Sua preocupação primordial era apresentar a Igreja como uma noiva (pura) ao noivo – Jesus Cristo. II Coríntios, 11:2.

Do outro lado, a cidade de Corinto extremamente pagã, onde existia o culto aos deuses da sexualidade ilícita, paganismo religioso, hereges nos quatro cantos da cidade e ainda sofrendo influencia dos filósofos gregos. Diríamos que o povo estaria farto de religião. Um salão religioso em cada esquina e novos salões se abrindo. Paulo escreve sobre mudança e “mudança radical” que fere os princípios e conceitos da cidade e põe em dúvidas as palavras do Apóstolo.

Paulo toca na essência humana – A carne, corpo: vontade, desejos pessoais. Foi esse o tema que o apostolo tratou como relevante no texto. Sua experiência pessoal com Jesus superou sua experiência religiosa como judeu. Conhecer o evangelho levou-o a viver uma nova dimensão religiosa. “Embora andando na carne, não militamos segundo a carne”; ou seja, embora continuando no corpo não estamos subordinados ou sujeitos aos nossos desejos pessoais, a nossa vontade.

Deus é o Senhor soberano de toda criação. Criou os anjos, criou o universo e posteriormente o ser humano. No processo de criação, Deus estabeleceu hierarquia, cujo principio seria a obediência ao criador. A obediência é fundamental para o homem viver eternamente. Porém com a desobediência veio o pecado, com o pecado o homem que deveria viver eternamente, tornou-se mortal, amante de si mesmo e subordinado à carne e ao diabo.

Eis necessidade de um verdadeiro encontro com Deus, de uma mudança radical de caráter. Somente com a mudança de caráter ocorre um processo de transformação. O homem, embora no corpo (carne) guerreia contra os desejos da carne, para fazer a vontade de Deus.

A mudança de caráter não significa apenas congregar em uma nova igreja ou trocar a placa da nossa. Mas criar colunas com um novo caráter cristão ao mesmo tempo em que destrói fortalezas carnais.

Atualmente fala-se muito em batalha espiritual, em destruir fortalezas, mas esse processo deve nos levar a “esmurrar” nosso corpo para viver o evangelho. Não tem como usar as armas poderosas. Não se podem destruir fortalezas sem demolir as estruturas interiores construídas ao longo de anos de carnalidade. Não há como usar as armas poderosas dominados por fraquezas.

Para demolir “fortalezas” é preciso conhecê-las. E segundo o próprio apóstolo Paulo, “as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus". (Gálatas, 5:19-21).

Essas manifestações da carne fazem parte da nossa vida pregressa e Paulo afirma que embora vivendo no corpo, nossas milícias não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolir fortalezas.

As armas de nossa milícia têm poder de demolir as obras remanescentes de uma mentalidade mundana, oriunda de desejos que contrariam a vontade de Deus para a nossa vida. A tendência a prostituição, a impureza e toda sorte de desejo carnal é levada cativo pela força de vontade de obedecer a Cristo. Somente dessa maneira iremos lançar de nós todo pensamento, todo desejo que brota do coração humano.

As fortalezas que foram construídas durante o desenvolvimento da natureza pecaminosa precisam ser demolidas.
Fortaleza significa: “Habitação fortificada” “Lugar, seguro, vigorosamente protegido” e/ou Virtude: personalidade forte. Resistente às influências nocivas; suporta os incômodos e se entrega com a valentia em caso de poder influir para vencer obstáculos.

Imagine para alguém que 24 horas fala em sexo, faz piadas sobre sexo e de repente tem um encontro com Jesus e precisa demolir de sua mente a fortaleza? Não é fácil. Aquela pessoa que adora uma fofoca e língua coça para levar adiante uma conversa distorcida sobre outrem? Precisa destruir essa fortaleza. Porque é carnal e diabólica. Aquele homem de Deus, que tem uma mensagem maravilhosa, um excelente líder, mas ver uma Irmã com uma roupa decotada e tem desejo sexual com ela? Aquela pessoa que tem mania de comprar sem perspectiva de ter o dinheiro para pagar suas contas e depois não pagar, fica enganando o próximo? Pessoas ciumentas, avarentas... São fortalezas que precisamos demolir. Essas fortalezas dominam a nossa mente e nos tornam fracassados.

Quais são essas milícias capazes de demolir fortalezas?

Primeira - Jesus - Entrega a tua vida, o teu caminho a Ele. "O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos". Lucas, 4:18.

Jesus veio para libertar os cativos, abrir os olhos dos cegos espiritualmente e por em liberdade os oprimidos. Há milhões de pessoas no mundo que continuam escravas dos desejos carnais, do diabo e até mesmo da religião. Há milhões de pessoas com a visão tapada e conseqüentemente oprimida, por que só vêem maldade, inimizades, prostituição, ódio... Esses milhões precisam abrir os olhos para o que é verdadeiro, puro, honesto, de boa fama, alegria, paz... Quantas pessoas, mesmo religiosas, vivem na maldade de seus corações... Elas precisam de Jesus.

Segunda - Tornar-se templo do espírito Santo – Quando uma pessoa tem um encontro real com Jesus e se arrepende de todo o pecado... Jesus torna-a uma nova criatura. O Espírito Santo entra nela para torná-la perfeita. É um processo que pode levar dias ou anos, depende de você. Mas a cada dia o espírito se renova em nós. A presença de Jesus em nossa vida nos torna templo do Espírito Santo e através dele somos aperfeiçoados. Quando nosso corpo é dominado pelo Espírito Santo conseguimos demolir estruturas construídas pelos nossos desejos ao longo dos anos.

Terceira – Palavra de Deus – A pessoa que medita diariamente na Palavra de Deus consegue demolir fortalezas. Jesus nos deu o exemplo. Toda investida do inimigo com objetivo de fazê-lo cair em tentação, ele resistiu com a palavra de Deus. A Palavra cura, limpa, edifica...

Finalmente, a quarta: A oração – Toda pessoa que ora, tem capacidade para demolir fortaleza. O homem ou mulher que ora vence a batalha, transporta montes. Quem se humilha diante do Senhor, consegue demolir toda fortaleza do inimigo. Aliás, consegue por inimigo debaixo de seus pés. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário