domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pessoas que surpreendem o Mestre


Em Marcos 2:1-5 A Bíblia registra uma boa ação de quatro homens que tinham fé em Jesus. Esses homens souberam que o Mestre estava numa casa na cidade de Cafarnaum e vendo um homem paralítico, conduziram-no até a casa onde Jesus estava. Mas a casa estava cheia, centenas de pessoas se aglomeravam ao redor para ver o Mestre. Não tinha como aqueles homens se aproximarem de Jesus. Então eles subiram no telhado, abriram um buraco e colocaram o paralítico à frente de Jesus. A fé desses homens levou-os a serem solidários com quem necessitava.

Leia o texto: Alguns dias depois entrou Jesus outra vez em Cafarnaum, e soube-se que ele estava em casa. Ajuntaram-se, pois, muitos, a ponta de não caberem nem mesmo diante da porta; e ele lhes anunciava a palavra. Nisso vieram alguns a trazer-lhe um paralítico, carregado por quatro; e não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados. Marcos 2:1-5

I – A fé é solidária - “A fé sem obras é morta”

A fé é solidária – Quem tem fé conduz os outros à cura, a libertação e a salvação, mesmo que para isso tenha que enfrentar grandes obstáculos. A fé não é egoísta nem tão pouco leviana. Porém, o exercício da fé genuína envolve desejo de bem estar dos outros, força de vontade e persistência...

Será que esse coitado tem cura? Tem! Jesus pode curá-lo. Mas como vamos levá-lo a Jesus? Vamos arrumar um leito. Mas e se ele cair? Mas ele não vai cair. Não tem como se aproximar de Jesus, há muita gente nesta casa. Como vamos enfrentar esse povo todo e entrar? Quem tem fé tem sugestão inteligente: Que tal subir pelo telhado? O pessimista diz: “Você tá louco, como nós vamos conduzir esse homem nessa cama por cima do telhado?” O homem de Deus afirma: Vai dá certo, vamos confiar. De repente o paralitico quem sabe resmungou: Gente pare com isso, me levem de volta para minha casa. Se não foi possível chegar Jesus, é porque não é para eu ser curado. Que blasfêmia! O próprio doente pode ser levado ao desanimo, ao pessimismo. Mas quem tem fé supera os obstáculos, não dá ouvido aos pessimistas; encontra uma solução. Aleluia!

II Pessoas que surpreendem o Mestre

São aquelas que têm fé, que se dispõe a ajudar, abraçar uma causa. Mesmo quando parece impossível.

Em geral as pessoas religiosas praticam o bem ou fazem uma obra de caridade quando podem ser beneficiadas e/ou com objetivo de aliviar a consciência; mas o verdadeiro cristão age pela fé. “Vou fazer porque quero ver o bem estar dessa ou daquela pessoa. Vou fazer porque esta é a vontade do Senhor para com a minha vida. Vou ajudar porque esta pessoa precisa; talvez ela não mereça, mas precisa. Quando eu precisei Jesus me acudiu. Eu não preciso fazer somente um esforço físico ou financeiro por ela, mas preciso carregá-la no coração. É assim que Jesus fez comigo.

Nossas atitudes precisam surpreender o mestre, e quando O surpreendemos com a nossa disposição e fé, Ele nos surpreende operando milagres e nos abençoando.

Tem gente que vive a vida reclamando, blasfemando, nada dá certo, chora nos ombros de um e de outro, é pessimista, mas... O que você tem feito para dá certo?

O exercício da fé beneficia quem precisa e você é abençoado.

O paralitico foi conduzido, curado e salvo pela fé daqueles quatro homens. Pouco se sabe sobre a vida deles. Contudo, o que sabemos é suficiente: Eram homens de fé.

Nossa família, nossos amigos, nossa cidade estão precisando de homens e mulheres de fé. Pessoas que estão prontas a enfrentar os obstáculos e dizer: Eu creio, nós vamos vencer. Parece impossível, o problema é grave, a doença é incurável, mas nós vamos vencer.

Precisamos agir pela fé. A fé torna possível, o impossível. A fé transmite segurança e cria esperança; mesmo quando aos nossos olhos parece impossível. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. Hebreus, 11:1. “Você não precisa ver, você precisa crer”. E quando você crer tem animo e alegria para realizar.

Qual será o destino do enfermo, do viciado e daqueles que estão presos nas ciladas do inimigo? Qual será o destino daqueles que não vêem mais sentido na vida? Qual será o destino daquele casamento que está se acabando? Qual será o destino daquela empresa a beira da falência?

Deus quer transformar tristeza em alegria; sofrimento em saúde; guerra em paz; através de você. Deus quer transformar vidas, situações difíceis através de você. Mas para isso você precisa crer, confiar... “... sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Deus é o Senhor do galardão. O que é galardão? É recompensa, é glória, é honra é premio. Quem se aproxima e crer em Jesus jamais será decepcionado. Você deseja honra, recompensa, glória? Sirva ao Senhor, tenha fé, haja pela fé... Não por sórdida ganância.

Creia e faça a sua parte, que galardão vem do céu. Não espere galardão do homem. O galardão de Deus é melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário