sábado, 19 de fevereiro de 2011

Quem reina na sua cidade?

Politicamente há duas forças que reinam num município, estado ou país. Situação e Oposição. Naturalmente que os que dominam são chamados de situação e os que lutam pelo domínio são chamados de oposição.

Espiritualmente na terra existem dois reinos que dominam a humanidade. O reino de Deus e o reino do diabo. O bem e o mal, a luz e as trevas. Naturalmente que as cidades, os estados, os países são dominados por esses dois reinos. Cotidianamente vivemos numa batalha intensa entre o bem e o mal; entre a luz e as trevas. Porém, a vitória do mal sobre o bem, ou do bem sobre o mal depende exclusivamente da pessoa humana.

Para que você entenda como isso funciona, te convido a fazer uma reflexão exegética de dois textos da Bíblia Sagrada. O primeiro deles está em Salmo, 33:12: “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que ele escolheu para sua herança”.

Quando Deus criou o universo, diz a Bíblia que “tudo era bom”. E quando Deus criou o homem “viu que era muito bom”. A pessoa humana é a primícia da criação. O ser humano é a razão de ser de todo o universo, toda beleza natural foi criada para produzir felicidade no ser humano. Tanto que a Bíblia diz: “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens”. Salmo, 115:16. Antes mesmo da fundação do mundo, Deus determinou no seu coração a felicidade da pessoa humana.
A razão da infelicidade é consequencia da desobediência aos conselhos de Deus. A rebeldia, a rebelião causam constrangimento e conseqüentemente a infelicidade. O homem desobedeceu a Deus, veio o sofrimento, a violência, o mal. O homem pratica a violência contra outrem, contra o meio ambiente, paga um preço muito alto que acba produzindo a infelicidade, insastifação.

Mesmo assim, através de Jesus Cristo, Deus fez uma nova aliança com o ser rebelde e desobediente. “Quem crer no filho de Deus tem a vida eterna”. “Eu vim”, disse Jesus: “para que vocês tenham vida abundante”.

O Salmo, 115:16 apresenta o conceito baseado na antiga aliança, feito com o povo de Israel. O povo escolhido de Deus. Se o povo de Israel obedecesse aos conselhos divinos, seria uma nação feliz. Essa aliança foi renovada no Novo Testamento através do sacrifício de Jesus Cristo. O povo que se torna propriedade exclusiva do Senhor Jesus, através da conversão sincera, independentemente da sigla religiosa ou denominacional é uma pessoa feliz. Entenda, não é porque você mudou de religião, mas porque você obedece aos princípios de Deus descritos na Bíblia. Tem muita gente religiosa, que vai à igreja periodicamente, faz campanhas de oração e não é feliz. Porque a felicidade de acordo com o conceito bíblico é viver fazendo a vontade de Deus. E vida com Deus é andar na luz como Jesus andou e tendo a certeza de vida eterna.

O segundo texto a ser avaliado exegeticamente é Apocalipse, 2:12-14:

“Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes: Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas.”

Repare que nesse texto tem algumas afirmações que necessitam uma interpretação mais aguçada, a fim de que muitos possam entender o que Jesus quis ensinar. Ele diz: “Ao anjo da Igreja em Pérgamo” – A palavra “anjo” nesse texto quer dizer “MENSAGEIRO”. Portanto, refere-se ao pastor, ao líder da igreja. Um anjo celestial não poderia ser, pois os anjos foram proibidos de pregar o evangelho (IPe 1.12).

Observe a continuação do texto: “Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes”; Ou seja, “a espada de dois fios”. A palavra de Deus. A única regra de fé e salvação. A espada é o símbolo da força e da justiça. A carta aos Hebreus, 4:12 diz: “A Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que espada de dois gumes e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. A espada representa autoridade e o poder para julgar e castigar. É Jesus, e não o governo humano ou demoníaco que segura esta espada.

A Palavra de Deus é suficiente para tornar a pessoa humana feliz.

A Igreja em Pérgamo existiu no século I. E a cidade de Pérgamo era a capital da Ásia até o final daquele século. Naquela cidade reinava a idolatria, a feitiçaria, a prostituição e a heresia, as quais satanás usava para desviar as pessoas do caminho de Deus. Por isso Jesus chamou-a de “trono de satanás”. Porque realmente satanás reinava daquela cidade. Suas obras eram perceptíveis no comportamento das pessoas.

Os cristãos, embora no “trono de satanás” tentavam fazer a diferença, guardando a fé e anunciando o evangelho. No entanto, pecavam em aceitar a idolatria como ritual de culto ao Deus verdadeiro - Nessa época, um grupo de líderes religiosos começaram a desenterrar os corpos dos apóstolos e construir altares para que o povo os adorasse. Ao mesmo tempo concordavam com a heresia (falso ensino) - Nesse período os líderes passaram a pregar o evangelho para agradar as autoridades políticas e pessoas economicamente bem sucedidas – Iniciava-se na igreja, a liturgia elaborada pelo homem e extinguia-se a unção do Espírito Santo na vida do homem.

Os nicolaítas eram pessoas que se infiltraram na igreja para exercer poder sobre o povo até dominá-los e depois negociá-los com o governo. Uma prática que sobrevive até aos nossos dias.

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.”

Os cristãos em Pérgamo eram vizinhos do diabo! Jesus estava atento para ajudar o seu povo, sabia muito bem da circunstância difícil naquela cidade, mas queria fazee de seu povo, mais que vencedor.

Por aquela igreja passou um homem de Deus, o qual foi perseguido e morto por defender os princípios divinos. O irmão Antipas, o qual Jesus chama-o de “fiel testemunha”. pessoa que fazia a diferença numa cidade onde o diabo reinava.

Enquanto seus vizinhos sacrificavam aos demônios (Leia em 1 Coríntios 10:19-20), os discípulos de Cristo reconheciam o único Deus como Senhor. E satanás queria baní-los da terra.

Quem reina em sua cidade? Quem domina na sua cidade?

Se na sua cidade reina a idolatria, a feitiçaria, a corrupção, a prostituição, a violencia... Fique atento, você está numa guerra espiritual. Quando você vai para Cristo, confessa seus pecados e abandona a vida que satisfaz o seu "ego" você passa a fazer parte do reino de Deus e se envolve numa guerra contra o reino de satanás.

Para sair vencedor nessa batalha só depende de você. Todos os dias o diabo declara guerra a você. Todos os dias da sua vida, você está sendo testado por Deus e pelo diabo. O diabo envia tentações, com único objetivo de nos desviar da fé e comunhão com Deus. Às vezes Deus te envia provações para testar a sua fé. Seu objetivo é te salvar, mas satanás te cerca de tentações porque quer te destruir. Nessa guerra travada do bem contra o mal, podemos ser mais que vencedores... Depende de nossa comunhão com o Pai, da nossa fé e de nosso testemunho cristão.

Os cristãos da igreja de Pérgamo não foram advertidos por residirem naquela cidade e serem vizinhos do diabo. Eles foram advertidos por causa do mal testemunho daqueles que se infiltraram para fazer errar o povo, pregando heresia ao invés de pregar a palavra de Deus. Embora professando a fé no Senhor Jesus, ainda não tinham abandonado a idolatria, a feitiçaria, a prostituição.

Esses erros ainda fazem com que o diabo esteja ganhando muita gente em nossos dias! E parece que ele não está tendo muito trabalho.

Nos tempos da Igreja de Pérgamo, o governo romano era extremamente corrupto e austero. O império romano, motivado pelo diabo perseguia veemente os cristãos porque eles eram diferentes. Não aceitavam a corrupção, não estavam envolvidos em escândalos sexuais, em fraudes, não ofertavam para Deus e ao mesmo tempo ofereciam sacrifícios para o diabo. Muitos testemunhavam de Jesus e por isso, eram perseguidos, enfrentavam barreiras, eram presos e muitos foram mortos.

Embora naquela cidade Satanás usando suas estratégias para banir o cristianismo da face da terra. Ele aprendeu que, quanto mais perseguia os cristãos, mais a Igreja prosperava e permanecia fiel. Portanto, perseguir não foi uma estratégia bem sucedida por parte do inimigo. E quanto a nós? Talvez não somos perseguidos porque não estamos em guerra e se não estamos em guerra, significa que não estamos defendendo o reino de Deus.

Amados, orem por mim, quero e vou vencer essa batalha. Profetizo na minha vida, na minha cidade. Estou orando e lutando para ser testemunha viva de Jesus nesse lugar. Faça o mesmo pela sua vida e pela sua cidade.

Deus abençoe a sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário