terça-feira, 22 de março de 2011

A síndrome de Caim

A civilização humana evoluiu assustadoramente, especialmente nos últimos anos com o avanço da tecnologia. Porém, o homem interior em nada evoluiu. Continua apresentando os mesmos sinais e sintomas que tornaram Caim o primeiro homicida do universo. Apesar da vida em comunidade, do ensino religioso, do conhecimento, da igualdade de oportunidades o ser humano continua ciumento e invejoso.

Não sei por que, mas durante a minha viagem a Amazônia Legal, Deus me despertou para o capitulo 4 de Genesis, onde o texto registra o primeiro homicídio. Leia o texto:

“Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? E por que está descaído o teu semblante? Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.
Falou Caim com o seu irmão Abel. “E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.”

Os conflitos entre os filhos numa família parecem inevitáveis. O relacionamento entre irmãos proporciona tanto a competição como a cooperação. Na maioria dos casos, a mistura de amor e brigas cria, por fim, um laço forte entre familiares. Do outro lado, não é raro ouvir alguns pais dizerem: “Eles brigam tanto; espero que um dia não se matem”. No caso de Caim, o problema em potencial tornou-se realidade. E embora pouco se saiba sobre a primeira criança do mundo, podemos aprender através de sua história.

A fúria

Caim ficou furioso. Porque tanto ele quanto seu irmão Abel haviam oferecido sacrifícios a Deus, mas aparentemente os seus sacrifícios foram rejeitados. A reação de Caim nos dá a idéia de que sua atitude estava errada.

Por que Deus teria se agradado da oferta de Abel e rejeitado a oferta de Caim? O que estaria errado com a oferta de Caim?

Algo que os pais precisam atentar em relação aos filhos, é que os filhos são super inteligentes e criativos e conseguem captar as coisas muito rapidamente. E uma mente fértil consegue imaginar o imaginável; fazer existir o que ainda não gerou na mente do outro; consegue trazer a existência o que ainda não existe; e finalmente baseada na imaginação consegue tomar decisões precipitadas, que na maioria das vezes causa tragédia. O que eu denomino de síndrome de Caim.

Por que Caim matou seu irmão?

É terrível quando a pessoa contrariada age com fúria; pois assume uma posição negativa mesmo quando uma possibilidade positiva lhe é oferecida. Caim poderia refletir de maneira positiva e buscar uma forma de agradar a Deus. Se a intenção do seu coração era oferecer uma oferta melhor do que a de seu irmão, na tentativa de agradar a Deus mais do que o seu irmão. Caim deveria agir de maneira a agradar a Deus e não se preocupar com a oferta de Abel e jamais alimentar no coração a idéia de que Abel iria tomar o espaço que era seu no coração de Deus. O que oferecemos a Deus precisa ser de coração – O melhor que somos ou possuímos.

O pensamento negativo ou a suposição nos levam muitas vezes a nos sentir rejeitado. A raiva não é necessariamente um pecado, mas as atitudes motivadas por ela podem ser pecaminosas. A raiva deveria ser energia por trás de uma boa ação e não uma unção maligna para nos conduzir ao inferno. As conseqüências do pecado duram toda vida. Um simples pensamento negativo pode levá-lo a destruir sua vida e sua família.

Quando a pessoa alimenta a sua mente com pensamentos negativos, ela torna-se escrava desses sentimentos. É terrível o complexo de inferioridade. Ele nos torna incapaz, dependente, e nos torna ridículos.

Normalmente a pessoa inferiorizada é extremamente invejosa, ciumenta, facilmente entra em crise de fúria e é capaz de matar. Mas ainda há solução.

No caso de Caim, ele tinha uma escolha a fazer. Ele poderia corrigir sua atitude quanto à oferta oferecida a Deus ou descontar a raiva em seu irmão. Sua decisão é um claro lembrete de como estamos cientes das escolhas opostas que estão diante de nós e mesmo assim optamos por fazer a que é errado; exatamente como procedeu Caim.

Podemos não escolher o assassinato, mas ainda estamos intencionalmente escolhendo o que não deveríamos fazer. Os sentimentos motivados do nosso comportamento não podem ser mudados por uma simples reflexão. Mas aqui podemos experimentar a disposição de Deus em ajudar-nos. Ele consegue ver e sentir a intenção do coração e não aquilo que aparentemente você demonstra. Deus, mesmo triste com seus atos, consegue te abraçar com tanto carinho e te responder um pedido de clamor. Quando você vai à igreja alimentando ódio no seu coração, Deus não o impede, mas sabe que você está errado. Você é daqueles que louva a Deus com os lábios, mas alimenta pensamentos impuros e profanos contra seus irmãos, alimenta ódio no coração. Cuidado! Mesmo indo à igreja, você corre sério risco de praticar uma tragédia.

Reflita sobre esses sentimentos e avalie o comportamento das pessoas, a começar por você mesmo.
Um sinal evidente do nosso fracasso é o sentimento de auto-comiseração. Ou seja, a pessoa que tem pena de si mesmo, e se acha incapaz de realização. Esse tipo de gente é mais alimentado pelo elogio do que pela própria comida. Deus age baseado na intenção do coração e não meramente na atitude do ser humano.

Cuidado com o sentimento de rejeição... Esse sentimento alimenta o ódio, o ciúme, a inveja. Repreenda a síndrome, confesse o pecado e peça à Jesus que lhe conceda o dom de amar... De acreditar em si mesmo. Você é capaz..

Um comentário:

  1. Nossa, quando eu terminei de lê, eu tive uma estranha reflexão da minha vida...

    ResponderExcluir