domingo, 7 de julho de 2013

Você prefere poder? Eu prefiro presença, por que a presença me dá poder.

Nós cristãos precisamos compreender a importância da nossa intimidade com Deus e dos seus propósitos para a nossa vida.

Na leitura de Êxodo, 33:12-15, “Disse Moisés ao Senhor: "Tu me or­denaste: “Conduza este povo”, mas não me per­mites saber quem enviarás comigo”. Disseste: “Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado”. Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo". Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso". Então Moisés lhe declarou: "Se não fores conosco, não nos envies”.

De acordo com Êxodo, 23:20-21, Deus diz a Moisés: “Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei. Prestem atenção e ouçam o que ele diz. Não se rebelem contra ele, pois não perdoará as suas transgres­sões, pois nele está o meu nome”.

Deus prometeu enviar anjos poderosos com Moisés para conduzir o povo à terra prometida. Porém Moisés diz ao Senhor: “Não Senhor, eu não quero o teu anjo, eu quero”. “Se o Senhor não for conosco eu não vou sair daqui”.

Deus coloca a disposição de Moisés “Poder”, através de “um anjo”, ou seja, anjo poderoso. E Moisés diz: “Não, eu não quero anjo, eu prefiro a tua presença, e se o Senhor não for comigo eu não sairei daqui”. “Eu prefiro a presença do Senhor”.

O que você prefere?

Existe uma grande diferença entre a presença de Deus e a manifestação do seu poder. O poder de Deus é unção, que vem como resultado da presença. A presença de Deus produz poder. O poder é a unção que vem como resultado da presença de Deus em nossa vida. Poder e unção são a mesma coisa. Presença e glória é a mesma coisa. Ambas são manifestação de Deus.

No entanto vamos separar poder e presença para ficar mais fácil o nosso entendimento da glória de Deus.
O poder revela o que Deus faz: Eu sou, ou fui ungido para fazer algo. Deus tirou o povo do Egito pelo seu poder. – O poder de Deus faz.
A presença de Deus revela o que Deus é; a glória de Deus fala do que Deus é, a unção do que Deus faz. O poder de Deus afeta e se relaciona o meu corpo físico, afeta as circunstancias da minha vida. Eu preciso do poder, porque o poder de Deus destrói barreiras, destrói laços, destrói armadilhas e correntes; não há obstáculos para o poder de Deus na minha vida.

A Bíblia diz que o poder de Deus despedaça o jugo. Eu preciso da unção e do poder de Deus para me libertar de todas as amarras e correntes na minha vida. Tanto na minha vida espiritual, quanto na minha vida relacional, familiar, financeira, enfim, eu preciso do poder e da unção de Deus para vencer tudo isso.

Contudo a presença de Deus afeta o meu coração, meu espirito, minha essência... Ela afeta meu íntimo. O poder de Deus afeta a minha vida exterior, a presença de Deus afeta meu íntimo, causa impacto na minha vida e altera o meu comportamento. O poder de Deus ele é buscado, logo posso esquecer; eu posso ser tocado tremendamente pelo poder de Deus, mas com o passar dos dias eu posso esquecer-me de tudo o que aconteceu. Mas quando eu sou tocado pela presença de Deus eu nunca vou me esquecer.

Uma pessoa pode ser tocada tremendamente pelo poder de Deus e dentro de poucos dias se esquecer e continuar na sua vida de pecado. Existem pessoas que num encontro, retiro, ou vigília pode ser visitado por Deus, mas em seguida continuar vivendo uma vida de pecado, uma vida sem compromisso, sem santidade, como se nunca tivesse experimentado o poder de Deus.

O poder de Deus toca as circunstancias, o meu exterior. Eu posso ser tocado tremendamente pelo poder e não entrar para uma vida de santidade. Mas quando alguém é envolvido pela presença de Deus e impactado pela sua glória; essa pessoa abandona o pecado e procura viver uma vida de santidade, uma vida de integridade na presença de Deus.

A presença de Deus afeta e transforma a vida de uma pessoa; já o poder de Deus necessariamente não transforma a vida de uma pessoa. A pessoa poderá experimentar um êxtase. Um momento glorioso.
Na Bíblia há diversos exemplos: O povo de Israel, por exemplo, viu o poder de Deus se manifestando através das 10 pragas, uma visitação tremenda...  O povo viu o poder de Deus no deserto, viu o maná caindo do céu, a coluna de fogo, a nuvem, a água fluindo da rocha. Que maravilha! Eles viram o poder de Deus no deserto, mas mesmo assim continuaram rebelando-se e murmurando contra Deus, inclusive fabricaram um bezerro de ouro e o adoraram e queimaram incenso ao bezerro de ouro. Que povo rebelde! Eles saíram do Egito, o mar se abriu para eles passarem em terra seca, eles vira o exercito do Faraó ser sucumbido pelas águas do Mar Vermelho, comeram o maná no deserto, foram guiados pela nuvem, beberam da água que saiu da rocha, e mesmo assim continuaram no pecado e nas práticas do povo pagão. Esse povo se relacionou muito bem com o poder de Deus, mas não atentaram para a presença de Deus em suas vidas.

Nossas igrejas atualmente estão cheias de crentes que tem buscado o poder de Deus, que querem unção, mas tão poucos crentes estão interessados na presença de Deus, na intimidade com Deus Tão poucos irmãos querem ser afetados no íntimo a ponto de se separem do mundo e do pecado a fim viverem para Deus. Que lastima!

O poder de Deus tem nos abençoado tremendamente, tem dissipado as circunstancias ruins, mas não tem afetado os nossos corações. Ele chega ao exterior e atinge qualquer pessoa, mas não chega ao íntimo para promover transformações. Nossas atitudes continuam as mesmas, continuamos amando o mundo e as coisas que há no mundo do que a presença inefável do Pai.

Existe uma grande diferença entre experimentar o poder de Deus e a presença de Deus. Podemos experimentar o poder de Deus e não mudar as nossas vidas. Mas quando experimentamos a presença... A glória de Deus, nós somos influenciados por sua santidade. E assim há uma mudança em nossas vidas.

A maneira de viver, de trabalhar, de negociar, de lidar com as pessoas, com a família, com os problemas, muda. Porque somos impactados e influenciados pela presença de Deus em nossas vidas. A presença de Deus altera o nosso viver, altera o nosso comportamento. Só marcar presença nos cultos não nos torna melhores, muito menos homens ou mulheres de Deus.
Precisamos buscar o poder de Deus, pois ele muda as circunstancias difíceis, destrói amarras, liberta das correntes do maligno... Mas a presença de Deus muda o nosso interior e nos torna vencedores em qualquer circunstancia.

Os discípulos de Jesus viram e conviveram com o poder por três anos. Eles contemplaram o poder de Deus multiplicando pães e peixes; viram o poder de Deus transformar água em vinho; presenciaram o poder de Deus quando o cego Bartimeu começou a ver; Eles contemplaram a glória de Deus quando Lazaro saiu do tumulo depois de três dias; eles admiraram-se com a libertação de várias pessoas... Enfim, eles viram muitos milagres, fruto das manifestações do poder de Deus. Mas mesmo assim continuaram tropeçando, errando.  Somente depois que eles foram tocados pela presença de Deus, a partir dai foram transformados. Quando Espírito Santo veio e começou habitar neles, a glória de Deus se manifestou em suas vidas. A presença de Jesus era perceptível em suas vidas, devido a transformação que aconteceu no seu interior.
Eles não somente oravam por enfermos e as pessoas eram curadas; eles não somente expulsavam demônios e as pessoas eras libertas; eles não somente realizavam sinais e prodígios... As pessoas viam neles homens e mulheres de Deus porque sentiam a presença de Deus em suas vidas, e a presença de Deus em suas vidas promovia santidade. Oh! Glória.

Há cristãos que convivem maritalmente com a namorada, outros em adultério e fornicação; fazem negócios fraudulentos, compram e não pagam; prometem e não cumprem, mentem... Exercem liderança na igreja... Muitos destes são visitadas pelo poder Deus.
Pessoas que já oraram por enfermos e foram curados, já oraram por pessoas possessas e essas foram libertas, mas de repente estão em ruínas, no pecado... O que está acontecendo? Receber poder só, não basta, é preciso buscar a presença de Deus para receber poder e ser vencedor sobre o pecado.
O mundo carece de homens e mulheres de Deus que os conduza a salvador e não somente a salvação. Não podemos continuar anunciando o evangelho e ao mesmo tempo sendo escândalo e impedindo as pessoas de buscarem a presença de Deus.

Estamos tão contaminados pelo vírus do desempenho que não temos tempo para o bom relacionamento com Deus o Pai. Não estamos dispostos a intimidade, nossa preocupação é o desempenho, por isso vemos pastores e lideres tão preocupados com crescimento a todo custo, até mesmo com práticas mundanas e tolerando o pecado no meio do povo de Deus.

Estamos tão cansados com a busca de resultados que não temos forças e nem motivações para um excelente relacionamento com Deus. Os homens de Deus deveriam buscar relacionamentos, intimidade com Deus para que dele venham os resultados. Estamos fazendo justamente o contrário. Por isso as igrejas estão inchadas, as pessoas anseiam pelo poder, mas não querem a presença do DEUS VIVO.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário