terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Deus pode transformar um vale de ossos secos em um exército forte.

Quando Deus deseja realizar uma obra, não importa quão grande tenha que ser o milagre que ele vai fazer. Quando Deus decide algo no seu coração, Ele o fará, porque Ele é Deus soberano e Todo Poderoso. “Operando Deus quem impedirá?”. Não importa o caminho que Deus tenha que trilhar, ou abrir, mas não deixará de fazer a sua vontade. Porque a sua vontade nos abençoa. A sua vontade nos edifica, nos consola e nos traz vida abundante. Os planos de Deus a nosso respeito são os melhores.

Você pode imaginar o tamanho do poder de Deus? Imagine quão grande é o Deus que você adora e fala com Ele através da oração.

Se você entender os mistérios desse texto, a revelação contida nele, jamais será a mesma pessoa.

Imagine Deus dizendo, meu filho, minha filha, eu quero tomar você pela mão direita e quero te conduzir a realizar um projeto, mesmo que a visão aparente das coisas seja terrível e assustadora. Deus quer estar do seu lado, para realizar aquele projeto, ou aquele milagre que aos nossos olhos parece impossível.

Ezequiel 37:1-10

Veio sobre mim à mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre o vale; e eis que estavam sequíssimos. Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vos estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor. Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego. Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

O texto acima revela que não existe problema tão grande que impeça Deus de realizar um milagre. Não existe problema que possa desafiar a Deus a ponto de impedi-lo de realizar uma grande obra.

Creio que deve ter sido terrível para o profeta Ezequiel quando foi levado pelo Espírito do Senhor à um vale de ossos secos. Não seria melhor o Senhor tê-lo levado a uma campina, ou uma montanha coberta de neves, ou a uma cachoeira? Porque o Senhor o levou ao vale de ossos secos? Essa era uma visão profética. Através da visão do vale de ossos secos, Deus estava mostrando a realidade de um povo, de uma nação, enfim, de sua própria casa.

O Espírito Santo tomou o profeta pela mão e começou a caminhar com ele e ele pode ver o grande número de ossos secos. Ezequiel só via morte, falência, fracasso; A visão do profeta era de tristeza e derrota; Uma visão de potenciais sepultados. Não havia qualquer vislumbre de esperança. Por maior que fosse o ânimo do profeta, ele teria que sentar e chorar diante do vale de ossos secos. Nesse vale o profeta sentia-se impotente, pequeno, sem condições de reagir. O cemitério mostra as limitações do homem, que embora tendo vontade de mudar alguma coisa, as circunstancias, a realidade o impede.

Quantas vezes já nos deparamos com situações que dizemos: “Não tem jeito”. Quantas vezes já vislumbramos sobre um vale de impossibilidades, que sentimo-nos tão pequenos, tão impotentes... Na mais completa derrota humana.

Não tem jeito, não há mudança, não há esperança”. Nada vai mudar, nada vai acontecer. Este era o sentimento do profeta; Este foi o cenário que o Espírito do Senhor levou o profeta a ver.

Deus porque o Senhor me mostra isso, porque o Senhor me dá essa visão?” O coração humano se enche de tristeza. Aquilo que vemos influencia a nossa mente e se reflete em nosso estado emocional. Imagine o estado emocional do profeta ao contemplar aquele vale de ossos secos.

No versículo 3, O Senhor pergunta: "Filho do homem, poderão viver estes ossos?" É muito complicado responder essa pergunta. É uma pergunta que choca, que esvazia toda nossa possibilidade de resposta. Poderá haver transformação nesse cenário terrível? Os cientistas não sabem responder essa pergunta; a medicina não tem como responder essa pergunta - É impossível que um osso torne a viver. Deus faz perguntas para revelar o que está dentro de nós e manifestar a nossa fé. “Senhor tu o sabes”. Se o Senhor quiser ele vai viver. “O Senhor é soberano, o Senhor é grandioso... “Eu não sei de nada, mas o Senhor sabe tudo”.

Existe esperança?

Filho do homem, filha do homem, existe esperança para nosso país, existe esperança para aquele filho ou aquela filha que está envolvido nas drogas? Existe esperança para aquele marido ou aquela mulher que estão separados? Existe esperança para aquele problema terrível que estou enfrentando? Existe esperança para a minha empresa? Existe esperança para prostituta, para o viciado em drogas, para o alcoólatra, para o homossexual, para a corrupção no Brasil? O que você vai responder? Se você responder “não”, você está limitando o poder de Deus. Se você disser “eu acredito”. Deus vai indagar, então: “Porque você está de braços cruzados?

O profeta foi conduzido para um vale; que representa lugar de lutas, lugar de decisão, lugar de frustração, lugar de fracasso. De repente você ver que seu casamento está fracassado, que a sua empresa está num vale; que não há esperança para o filho ou a filha... A família está num vale... Sua cidade está num vale. E Deus pergunta: Você crer que poderá restaurar o seu casamento, a sua empresa, o seu trabalho, a sua família, sua cidade, seu país? Se você responder “sim” estará colocando a sua fé em ação. A fé libera confissão e atuação – “Eu creio”. Mas isso me leva a agir, porque a fé sem obras é morta.

Versículo 4 – Diz, “Profetiza a esses ossos” Declare a essa circunstância de falência, de morte, de impossibilidades; profetize a essa situação sem esperança, a este cenário de terror... Diga, “Situação difícil ouça a palavra do Senhor”... Você já imaginou o profeta pegando naqueles ossos e falando a eles: “Osso eu estou falando com você, comece a viver”. Não seria ridículo isso, profetizar para osso seco, sem qualquer sinal de vida?



O Senhor me disse: Profetiza a esses ossos; ossos secos ouvi a Palavra do Senhor Deus”. Sem fé é impossível declarar ao vale de ossos secos. O poder de Deus flui juntamente com a nossa declaração. Quando olhamos para a situação difícil, impossível aos olhos humanos... E declaramos: “Assim diz o Senhor”. Aonde existe morte eu declaro vida; aonde existe inimizade, eu declaro amizade; aonde existe escassez eu declaro abundancia; aonde existe tristeza, eu declaro ânimo; aonde existe frieza, eu declaro fervor; aonde existe guerra, eu declaro paz; aonde existe separação, eu declaro união; aonde existe ódio, eu declaro amor.

Deus está falando com você! Esqueça por um momento o profeta Ezequiel. E lembre-se quantas vezes você se depara com situações difíceis. Problemas terríveis, aparentemente sem solução. E a nossa tendência é virar as costas ou aceitar a situação sob a alegação de que não tem mais jeito. E daí? Abandonamos a pessoa, desprezamos e finalmente desistimos... Porém, Deus está te dizendo, “eu te levei a ver este cenário terrível porque o meu poder nos teus lábios, a minha palavra na tua boca vai mudar essa situação. Vai transformar esse caos em bênçãos”. A tua palavra vai transformar esses ossos secos em um exercito forte, poderoso. Aleluia!

O reino de Deus é um reino profético. O profético chama a existência aquilo que não existe como se já existisse. Profético ver realizado aquilo que ainda não se realizou. O coração profético crer; ele ver e a boca declara a vitória, mesmo quando não existe possibilidade de mudança, de transformação.

Você vive no reino profético. O que é que você está declarando? É muito mais fácil declarar “não tem jeito” “não vai mudar” “nasceu assim vai morrer assim”. “Pau que nasce torto, morre torto e se duvidar até a cinza é torta". É mais fácil concordar com a multidão: “Não é possível”, “Não tem jeito”. Mas se você crer, assim acontecerá. Deus tem reservado para você e para mim aquilo que os ouvidos não ouviram e nem olhos viram. Essas coisas Deus preparou para quem O ama. Esse é projeto de Deus.

Quando o profeta começou a profetizar aos ossos secos eles começaram se movimentar e a fazer barulho e se unir. Um procurar o outro que fazia parte de si. A resposta a sua declaração é unir, é trazer de volta a harmonia, a paz... Diga ao Esposo, a esposa, ao filho, a empresa, ao trabalho, a prostituta, ao homossexual, “ouça a palavra do Senhor”. Comece a profetizar na vida dos seus filhos, naquela situação difícil: “Ouça a palavra do Senhor, o Soberano, o Todo Poderoso". Farei o Espírito Santo entrar em você e você terá vida abundante.

Esse texto sagrado está autorizando a você e a mim a profetizar à situação difícil que estamos enfrentando. E o Espírito Santo vai agir poderosamente. Não podemos nos conformar com as situações difíceis; não devemos aceitar a derrota, o fracasso, mas levantar-se e declarar cura, vitória, solução...

Levante como uma voz profética onde você está... “Assim diz o Senhor”. Use a autoridade dada por Jesus. Ao invés de murmurar, de reclamar, de sair por aí fazendo fofoca, espalhando boatos, contendas; levante a voz profética e declare vitória, declare solução. Faça reviver as situações calamitosas de sua vida, de sua família, de sua cidade através de seus lábios. ALELUIA!

Haverá mudanças, transformações, quando você profetizar e o Espírito do Senhor, a força do Senhor, a capacidade que o Senhor te deu, vai agir poderosamente sobre as situações difíceis e elas vão mudar. Tenho dito na igreja que esse ano de 2011, vamos contemplar grandes maravilhas de Deus. Se usarmos os nossos lábios para declarar mudanças, transformações, vida nova.

“Porei tendões, porei carne e o Espírito Santo sobre vocês e vocês terão vida. Diz o Senhor, e vocês saberão que o Senhor”.
Com a declaração de Ezequiel os ossos começaram a buscar seus pares. Começaram se movimentar e houve um grande barulho. Antes do Senhor levantar um exercito surge um grande barulho. As pessoas começam a comentar, a falar... O que está acontecendo, porque esse barulho, porque as coisas estão acontecendo assim... Saiba de uma coisa: O espírito de Deus está soprando e colocando as coisas no seu devido lugar. Ele está transformando a morte em vida; a miséria em abundancia. Creia, declare...

O rebuliço:

Não tenha medo do rebuliço de Deus; não tenha medo do agir de Deus. Na sua casa, na sua vida, na sua família, no seu trabalho... Na sua igreja. Deixe o Espírito de Deus colocar as coisas em seu devido lugar. Lembre-se: Deus não precisa da sua ajuda para por as coisas em ordem. O aparente rebuliço que ver hoje, daqui uns dias você vai ver que todas as coisas estarão em seu devido lugar.

Meu marido saiu de casa”, Aleluia! Porque Deus vai trazê-lo de volta. "Meu filho chegou em casa embriagado". Aleluia! Deus vai salvá-lo - Profetize salvação. E a partir deste momento Deus estará agindo. “Comecei ir à igreja meus amigos se levantaram contra mim”. Aleluia! Profetize salvação que nos próximos dias eles estarão com você na igreja. Esse barulho significa que está havendo um concerto no processo de mudança da tua vida, da tua família. Um barulho de concerto para as coisas se encaixaram. Não estranhe o barulho na sua casa, no seu trabalho, no seu trabalho, na sua escola. Isso é para que as coisas voltem ao seu lugar. Deus está ajustando, para criar um grande exército através de você. As coisas estão em ruínas, num vale? Para se levantar um grande exercito depende da ação do Espírito de Deus através de você.

Versículo 9 –Venha o Espírito Santo de Deus para soprar os corpos e tornarem-se exercito de Deus”.

Muitas pessoas vão à igreja, tem funções, cantam, mas ainda estão mortos. O corpo está ali, o esqueleto, tendões e músculos, no entanto, somente o corpo não é suficiente, é necessário o sopro do Espírito Santo de Deus. Quanta igreja lotada, conservando as tradições religiosas, porém mortas, sem o agir do Espírito Santo. Indiferentes a condição das pessoas no mundo. Saia do marasmo.

“Profetizei e eles se puseram em pé”: estar em pé, é estar disposto, disponível. Em pé é a postura daqueles que são profetizam, que frutificam. Fique em pé: quem levanta é o Espírito Santo. Aquilo que horas antes seria um vale de ossos secos, agora é uma pessoa, diz o SENHOR. Aquela terrível, que parecia não ter mais jeito; aquele casamento acabado; aquele filho rebelde, agora forte, fazendo parte de um exército diferente, saudável. Diga: “Deus, eu quero, eu vou profetizar” e Deus vai agir. Faça isso, a sua palavra tem poder. Abra a boca e comece a declarar solução, para o caos. Talvez você está precisando que o Espírito Santo te leve a ver a situação daqueles que vivem ao teu redor. Talvez você mais em nada, principalmente em mudança quando as coisas estão indo de mal a pior. Mas Deus está permitindo você ver para que você possa exercitar a tua fé. DECLARE A VITÓRIA.

6 comentários:

  1. Me deu muito ânimo essa palavra.
    Eu já não acreditava mais no que tanto quero. Mas agora, profetizei. Creio que irei realizar o meu maior sonho.
    Que Deus continue te abençoando e te capacitando pra poder ajudar pessoas assim como eu, que precisava muito de uma palavra vinda direto do coração de Deus.
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. ..Palavras abençoadas que edificam, levanta ,da esperança ,a quem perdeu tudo.Q Deus continue te usando sempre te abençoando.

    ResponderExcluir
  3. QUE PALAVRAS ABENÇOADAS QUE DEUS POSSA CONTINUAR TE USANDO MEU IRMÃO!!

    ResponderExcluir
  4. Que palavra abencoada. Continue buscando e ajudando pessoas. O Senhor nao se esqueceu de vc. Ele esta contigo. em nome de Jesus amem

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!! Que Deus possa continuar guiando suas palavras para dar conforto aos irmãos!

    ResponderExcluir