quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Não se precipite o precipitado normalmente se dá mal

Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte”. Provérbios 16:25.
É comum ver pessoas sofrendo por tomar atitudes precipitadas. E na maioria das vezes uma decisão ou uma atitude precipitada acaba em ruínas. E disso, Deus não é culpado. Ele nos deu a livre escolha e o poder de decisão. A vida é cheia de oportunidades. Delas excelentes, ótimas, boas e outras ruins ou péssimas. A nossa dificuldade é discernir entre o bem e o mal. Entre a excelente e a péssima.

O ser humano é inteligente, criativo, alguns conseguem ser ousado e fazem planos sofisticados. Basta um pouco de coragem e muitos conseguem por seus projetos em prática rapidamente. Deus nos fez capaz, inteligente, criativo... Porém muitas vezes somos traídos pelos nossos planos. Especialmente quando esses planos são frutos de uma decisão precipitada e alheia aos planos de Deus para a nossa vida.  Daí eles tornarão planos de morte.

Vamos analisar um exemplo em especial, Rute, 1:1-5;

O livro de Rute conta a experiência de Elimeleque e a sua família. Um judeu que morava na pequena cidade de Belém; Em hebraico: casa do pão. Elimeleque servia a Deus e num tempo de crise em Belém, ele ao invés de orar a Deus pedindo uma solução, um plano de salvação para o tempo de crise. Ele se iludiu com o conselho dos outros. Geralmente quando estamos em crise, se manifesta as oportunidades, nossa mente fértil cria um plano ousado: Nossa intuição, um conselho de alguém, uma boa notícia, a prosperidade do outro. De repente você se empolga, toma a decisão e cria caminhos, que na sua ótica vai dá certo e poderá ser muito bom. “Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá”. Provérbios, 19:21.
Você e eu temos o direito concedido por Deus de escolher. Somos livres. Essa é uma garantia instituída por Deus, se assim não fora, ele teria nos criado com algum tipo de controle. E Deus nos criou inteligentes com capacidade para escolher sempre o melhor. Mas normalmente o ser humano faz a pior escolha. Foi o que ocorreu com Elimeleque. Ele fez escolha que o levou à morte, a destruição de sua família, de sua casa. Iludido com a proposta de que nas terras de Moabe era melhor do que na Casa do Pão, onde ele gozava de um bom relacionamento com sua esposa, os filhos, seus familiares e amigos.
Em momento de crise não é saudável tomar decisão. Crise de raiva, crise financeira, crise de doença, crise no casamento... CUIDADO! 
Salmo, 37:4-8 diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios. Deixa à ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal”. 
A crise é fruto de escolhas humanas que geralmente são tomadas de maneira precipitada; e começou no Jardim do Éden. Adão e Eva não estavam satisfeitos com a vida eterna, não pareciam satisfeitos com a boa alimentação indicada por Deus, não pareciam felizes com o paraíso. Queriam mais, aventuras, fruto proibido... Deus criou-os para dominar sobre tudo. O homem é capaz de domar um leão, mas não consegue dominar o vício. Tornou-se escravo do cigarro, da droga, da vaidade, do orgulho... E está sempre fugindo do real, do confronto, do caminho que leva a paz.
Deus é insistente, persistente e misericordioso.

O ser homem costuma não ceder; a não ser sentindo a dor e o sofrimento. Elimeleque tomou uma decisão errada e sua família sofreu as conseqüências. Ele morreu, depois de dez anos morreram os filhos... Queridos não há lugar melhor do que no centro da vontade de Deus. No lugar aonde Deus prometeu dá a vitória.
No tempo dos juízes, como em outros tempos o povo sempre fez escolhas vantajosas aos seus olhos. Mas fora do centro da vontade de Deus e quando veio à crise. Ai por que Deus está fazendo isso comigo? Será que Deus não me ouve? Por que então Deus prometeu? Não culpe a Deus por sofrer as conseqüências das decisões precipitadas. Não atribua a Deus a sua falta de paciência. Pelo contrário: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. Fil. 4:5-7.
 
Noemi, cujo nome significa: agradável, formosa em hebraico. De sofrer, preferiu que chamassem de Mara (Amargura, mulher de dores). Essa mulher, na amargura de alma, lembra-se do Senhor e de suas promessas e ainda nos campos de Moabe é informada que Deus era com o povo em Belém de Judá, mesmo na amargura lembrou-se da promessa de Deus ao seu povo. Ela então decide voltar para a Casa do Pão, a terra da promessa. Sua nora, Rute, vai com ela, embora que contrariando-a. Deus cumpre as promessas. Rute, como uma pobre mulher, mas esperando no Senhor é abençoada, vai a fazenda de Boaz bem no período da colheita e juntando as sobras deixadas pelos ceifeiros, é vista por aquele rico produtor rural, um parente de seu falecido marido. Deus entra na causa e começa mudar a história de Rute e Noemi. Esse é o Deus fiel, que quando promete cumpre; quando você entrega seus planos e caminho a ele, ele opera maravilhas.
Está crise, angustiado (a)? Qual é a crise? Não importa, Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele; espera nele; descanse nas mãos do todo poderoso. Porque ele vai agir e mudar a sua história. Ele enviou seu filho Jesus Cristo, como o pão que desceu do céu, (nasceu na Casa do Pão-Belém), para dá vida e vida abundante a todo aquele que crer.
“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem sucedidos”. Provérbios, 16:3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário