quinta-feira, 5 de abril de 2012

Por trás de um gesto afetivo pode estar um grande traidor

É fato! Dentro de cada um de nós existe um pouco do caráter de Judas Iscariotes. É parte do ser humano enxergar sempre o argueiro nos olhos dos outros e não ver a trave que está nos seus, estamos acostumados fixar os olhos nos erros de outrem.

Não conseguimos ler o episódio que envolve Judas Iscariotes na Bíblia sem taxá-lo de traidor, mas ele teve lá suas qualidades, como todo ser humano. Judas foi um dos discípulos favoritos de Jesus, um dos pregadores do evangelho, que curava enfermos e estava sempre na companhia do Mestre. Um homem de confiança do Senhor, tanto que se tornou tesoureiro da comitiva de Jesus. E Jesus o escolheu a dedo. Ele chegou a molhar seu pão no cálice de Jesus, contudo foi este homem que demonstrou um gesto afetivo, beijando o Senhor Jesus, entregou-o para a morte por 32 moedas de prata.
Recenemente foi descoberto um manuscrito com mais de 1700 anos datado entre os séculos III e IV e constitui a unica cópia do Evangelho de Judas Iscariotes e teria sido escrito em grego por um grupo de gnósticos antes do ano 180. A analise de papiro, 13 pranchas escritas de ambos os lados onde Judas faz revelações sobre a traição. As revelações foram feitas pela National Geographic Society à comunidade internacional numa exposição patente na sede da NGS, em Washington numa conferência de imprensa que deu a conhecer ao mundo, pela primeira vez, algumas páginas do famoso Evangelho de Judas.

"O relato secreto da revelação que Jesus fez a Judas Iscariote sobre o que aconteceria nos três dias antes de celebrar a Páscoa" - assim começa o texto deste Evangelho, ontem revelado. Segundo o Evangelho atribuido a Judas, Jesus diz a ele: "... irás superá-los a todos. Pois irás sacrificar o corpo que me reveste."

Estando ele ainda a falar, eis que surgiu uma multidão; e aquele que se chamava Judas, um dos doze, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar. Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?”Lucas, 22:47-48.

Bastou o beijo para levantar a fúria diabólica contra o Mestre. Dali em diante, até sua morte na cruz, Jesus sofreu toda a fúria do inimigo.

O que teria levado Judas trair o Mestre? Jesus morreria de qualquer maneira. A morte seria o preço do pecado da humanidade. Mas necessariamente não precisaria ser um dos melhores amigos de Jesus a traí-lo. Contudo, a fraqueza de Judas Iscariotes levou-o a trair o Mestre.

A fraqueza humana é a arma usada pelo diabo para destruir o ser humano. O mundo está cheio de pessoas especiais, talentosas, afetivas que vendo suas atitudes aparentes jamais poderíamos imaginar que seria capaz de nos decepcionar ou trair a nossa confiança. Mas a fraqueza dele ou dela você conhece?
Traição: é a ruptura ou violação da verdade ou da confiança que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais.
Diariamente somos vítimas da traição, estamos cercados de pessoas (amigas) que rompem conosco agindo falsamente. Umas demonstram maior afetividade que outras, elogiam, beijam, usam palavras mais doces que o mel. Mas de repente é dominada pelos seus interesses pessoais; e por causa deles são capazes até de matar. 

Sim, claro! Somos pessoas maravilhosas, amamos nossos amigos e até inimigos. Em nossa essência somos capazes de dar a vida por nossos amigos. Mas ao mesmo tempo somos tão fracos, tão medíocres agradar a nós mesmos que somos capazes de qualquer maldade contra a pessoa que mais amamos. Tem artigos que me intrigam: Porque os homens traem? E o escritor discorre várias linhas para tentar explicar. É simples: Porque é fraco. Nossos interesses estão acima de nossos compromissos e responsabilidades. Um tesoureiro, ou alguém administra as finanças de uma comunidade, por exemplo, a pessoa pode ser honesta, mas ama o dinheiro, tem desejos de possuir bens, tem sonhos a realizar, tem fantasias... E o dinheiro está em suas mãos! Acaba usando de má fé e gasta o dinheiro que não é seu. 

Conheço homens de Deus, pessoa intima de Jesus, mas sua fraqueza é mulher. O desejo de possuir é tão forte que ele é capaz de tudo para destruir seu ministério, sua família, igreja... 

Há um provérbio norte-americano que diz “The man has three weaknesses: Girl, money and glory” Ou seja, “o homem tem três fraquezas, garota, grana e glória”. E por causa disso, muitos destruíram famílias, igrejas, cidades e até nação. Quantas pessoas ricas, famosas, honestas que hoje estão no fundo do poço. São inúmeros. Quantos de nós estamos vivendo um caos, porque nossos interesses e desejos foram mais fortes do que os princípios morais que aprendemos no berço familiar, no seio da Igreja? 

De onde vêm os escândalos? Com quem nos decepcionamos? Com os anjos, com pessoas estranhas?  Não! Geralmente com aqueles que estão ao nosso lado, que nos bajulam, que são capazes de demonstrar muito afeto e dedicação. E do outro são capazes de nos matar para satisfazer seus intentos. 

O que fazer? Davi quando reconheceu sua fraqueza, suspirou: “Cria em mim Ó Deus um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável”. Salmo 51. 

Façamos o mesmo! Deus nos abençoe e nos guarde e nos livre do Judas Iscariotes que as vezes domina o nosso ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário