quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Contra fatos há argumentos... Pelo menos nesse caso.

Os problemas da vida são reais, tanto quanto a nossa existência. A dor, o sofrimento, a angustia e a morte, são fatos inevitáveis para todo ser que respira. Não há como escapar. Você pode ser a melhor pessoa da terra... Pode ter a melhor saúde do mundo... Ter todo recurso financeiro do universo... Mas há problemas que você não pode resolver... Há situações que fogem do seu controle. Os problemas da vida são tão reais, que a grande maioria das pessoas sofre antecipadamente, supondo que o pior ainda está para acontecer. Aliás, o mal do século (depressão) é uma doença psicossomática causada pelo medo – o imaginário. Opa! Não é um problema real? Sim, claro. Uma doença grave, uma perda irreparável, (separação, morte...); um problema de origem espiritual... Todos podem causar depressão. No entanto, a angustia, o medo de encarar, torna a pessoa incapaz e consequentemente deprimida. Independente de sua condição religiosa, social ou econômica, todos estamos sujeitos à enfermidade, a dor e a angustia. Se pudéssemos fugiríamos. Entretanto os problemas atingem a todos.

O trágico...

No livro de II Reis, 18, 19 e 20, a Bíblia cita um homem chamado Ezequias. Rei da nação israelita, temente a Deus, fazia o que era reto aos olhos do Senhor. Mas segundo o profeta Isaias, havia contraído “uma enfermidade para a morte”. Ezequias tinha prazer em servir ao Deus dos deuses. Mas adoeceu e com a doença ainda camuflada no corpo, Deus usa o profeta Isaías para anunciar a enfermidade e dizer: “Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás”. Que notícia inconveniente? Mas esse profeta afirmou: A enfermidade é real e vai te levar a morte...
O que você faria se o médico dissesse para você: “A enfermidade existe e vai te levar à morte?” O que você diria se alguém fosse usado por Deus para anunciar uma notícia infeliz dessa? Imagina! O profeta de Deus ao invés de anunciar vitórias, sucesso, grandes milagres, prosperidade financeira... Anuncia a morte! Seria esse profeta um agoureiro? Na verdade, quando Deus quer tratar com você e comigo Ele usa suas formas... Quando você se julga o “macho” que não depende de ninguém, Deus usa meios para você reconhecer que é apenas pó.
Deus manifesta a sua glória e poder na fragilidade e fraqueza humana. Quando nossa capacidade de resolver, de agir, de suprir alcança o limite do homem... Deus age de maneira sobrenatural.
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não tem fim”. Lamentações, 3:22.
Deus permite a dor, o sofrimento, à tragédia para que você reconheça que ele é Deus e não há outro... Com certeza o rei Ezequias, mesmo cercado por médicos e com recursos suficientes para buscar a saúde, reconheceu a sua fragilidade, sua dependência do sobrenatural... Naquele momento rasgou a sua veste real, (símbolo de poder e grandeza) e vai buscar auxilio na casa de Deus. É assim mesmo. O homem aparentemente parece forte, poderoso, arrogante, independente, seguro de si mesmo... Mas quando se depara com o sofrimento e é dominado pela dor, cai em desespero. O que fazer? Vai apelar para quem... Quem além de Deus poderia resolver a sua situação? O médico, o empréstimo bancário? Como se não bastasse à doença, Ezequias é afrontado por Senaqueribe, rei da Assíria. II Reis 19:1; - E ACONTECEU que, tendo Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR.
Repare a atitude do rei Ezequias, ao ouvir sobre a sua morte, tira a veste real, ao ouvir sobre as ameaças do inimigo, tira as vestes reais... Ou seja, o poder simbolizado no estilo, na aparência da vestimenta, dá lugar ao “pano de saco”; Ao invés de arrogância, o rei curva-se com o rosto em terra na casa do Senhor. Que lição... Segundo a cultura judaica, quando um homem se despia de sua veste sacerdotal ou real e se cobria com pano de saco, (da pior espécie) ele estava profundamente triste e lamentando; demonstrava humildade e fragilidade; ou arrependido. Neste caso o rei estava triste, lamentando e se rendendo ao Senhor Deus numa demonstração de total incapacidade de resolver seus problemas.

Aflito, o rei entrou no templo de joelhos para buscar o Senhor e clamar desesperadamente, por favor, divino. (II Reis 19:15-16) – “E orou Ezequias perante o SENHOR e dizendo: Ó SENHOR Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. Inclina, SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e olha...”
Contra fatos há argumentos, pelo menos nesse caso e muitos outros. A doença do rei Ezequias era real; a afronta era real... Sua incapacidade de reagir era real. Mas sua oração foi o argumento notório para a mudança – Fé, “o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova de fatos que se não vêem”. Hebreus, 11:1.
O rei faz oração: “Ah, SENHOR! Suplico-te lembra de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo”.
O que posso dizer? Somente repetir o que disse o autor do livro aos Hebreus, 4:16: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. O tempo é agora... Eis o argumento: Alcançar o trono da graça com fé, porque Deus é fiel.
Deus ouviu a oração do rei Ezequias e pode ouvir também a sua – Salmo 6.9 “O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração”.
O rei ainda em prantos no templo, Deus ordena ao profeta que mande anunciar ao enfermo: “Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR”.
O Deus todo poderoso mudou a sua sentença (II Reis 20:5) - O Senhor lhe acrescentou quinze anos de vida e das mãos do rei da Assíria o livro, não somente ele, mas todos da cidade foram abençoados com a sua oração.
O problema, a enfermidade, a dor, a aflição, o constrangimento são reais. E deles você não pode fugir. Isso é fato, mas você resolve-los quando se rende ao todo poderoso, reconhecendo a sua fragilidade e o seu poder. Creia nele e com fé alcance a sua graça...
Deus te abençoe.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Uma idéia de outro mundo

Jonathas Freire e sua esposa Paula
Meus filhos amados
Homens e mulheres da atualidade vivem entre a paixão e o flerte; entre o amor e o medo da entrega, porque a sociedade moderna banalizou a aliança do sagrado matrimonio e deu lugar ao profano. O principio estabelecido por Deus está sendo banido para dar lugar somente ao contrato civil, como se o amor verdadeiro fosse objeto de mercado; colocado à venda ou a troca no mercado comercial ou paralelo. E a sociedade parece ignorar o número de filhos abandonados; mulheres e homens deprimidos; abortos, violência e crueldade na adolescência; separações; centenas e milhares de pessoas feridas com seqüelas que jamais serão saradas. São estatísticas que denunciam o caos. E a igreja, bem como as autoridades, na tentativa de agradar os desejos do homem, legaliza e aceita o profano na tentativa de manter a religiosidade e não princípios divinos.

Convido ao amigo leitor refletir sobre o Casamento na tentativa de resgatar os valores sagrados e observar os estragos causados pelos valores profanos, mesmo que isso me custe duras criticas e rejeição.
Família é uma idéia de Deus. Para realizar esse propósito Deus criou o homem e a mulher, colocou em seus corações o sentimento de amor e a atração física; e ordenou que se unissem e gerassem filhos. “Deixará o homem seu pai e sua e sua mãe e se unirá à sua mulher, formando os dois uma só carne”... “Sede fecundos e multiplicai a terra”.
Família é uma idéia da qual Deus não desistiu, não alterou, nem entregou para ser destruída. Contudo Satanás tem tentado de diversas formas corromper e destruir a o sagrado matrimonio; pois ele sabe que quem uniu o homem e a mulher foi o Soberano Deus; e satanás tem feito de tudo para corromper o casamento, mudar seus valores, tirar toda a santidade do matrimonio e transformar o casamento em um simples contrato de relacionamento, onde se estabelecem os direitos e obrigações das partes, tendo já de antemão uma clausula ressalvando os direitos das partes se a “União” não der certo.
Nos últimos tempos o inferno tem se voltado tremendamente contra a família, primeiro banalizando o casamento, tornando-o um contrato que na maioria vezes é apenas um contrato verbal: “Que seja eterno enquanto durar”. Mas Deus não desistiu do sagrado. Por isso o amor continua existindo.
O pecado degenerou o homem e seus relacionamentos produzindo uma corrupção progressiva durante a história da civilização humana, levando a um sistema de enganos e mentiras; o ser humano passou a viver para satisfação própria - carnal.
Esse desvio de comportamento afastou a pessoa do seu criador e dos princípios estabelecidos por Ele. O homem passou a sofrer as conseqüências dos seus atos com a quebra do relacionamento com Deus. A partir disso todos seus relacionamentos foram atingidos por uma natureza corrompida e infame, que passou a caracterizá-lo. Como afirma o apóstolo Paulo: “Pelo que também Deus os entregou aos desejos do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o criador”... “Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário de sua natureza. E semelhantemente os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homem com homem cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha com seu erro”. Rom. !:24-29.
Joel Freire e a esposa Camila,
meus filhos amados
Apesar de vivermos num país considerado cristão, a qualquer momento entra em pauta de votação no Congresso Nacional o Projeto de Lei que visa disciplinar a união civil entre pessoas do mesmo sexo. E quando se comenta sobre o assunto, percebe-se que muitos religiosos estão aprovando tal “abominação”. O sagrado tornou-se profano. Mas a palavra de Deus diz: “Venerado seja entre todos o matrimonio e o leito sem mácula; porém aos que se dão a prostituição e aos adúlteros Deus os julgará” Hebreus, 13:4.

A instituição: família nos últimos tempos passou a ser duramente perseguida. A intenção do maligno é clara: ele está atingindo a família e vai interferir diretamente no propósito eterno de Deus para o homem e mulher. Essa consciência é importantíssima para a igreja cristã.
Quando a família é desonrada, desvalorizada ou prejudicada não são apenas mulher e homem que estão sendo atingidos, mas mui especialmente o maravilhoso plano de Deus para a família.
Da mesma forma, quando famílias dignas são constituídas, o propósito de Deus está sendo cumprido. Quando isso ocorre, mais casais serão instrumentos de Deus e mais filhos serão criados nos caminhos do Senhor e naturalmente mais famílias dignas serão formadas.
Nossa sociedade está cheia de ódio e violência; filhos rebeldes, revoltados transformam-se em pessoas viciados em drogas e posteriormente muitos se tornam assassinos... Algo está errado no berço, na célula básica da sociedade. Se o casamento não vai bem, pai e mãe vivem brigando, em contendas, mentiras... As crianças se criam num ambiente de violência, brigas e mentiras... A tendência é tornar a sociedade fria e violenta. Se as crianças nascem e crescem num ambiente sem afeto, sem carinho, futuramente tornam-se pessoas desafeiçoadas, mal humoradas...
Se os pais soubessem a destruição que causam na vida futura dos filhos com as brigas e a separação, jamais se separariam. Pelo contrário, se aproximavam de Deus para resolver seus problemas e seriam felizes no lar.
Precisamos lutar contra toda investida maligna que visa destruir nosso lar. Precisamos do discernimento divino para compreender como o inimigo está atingindo nossos lares e buscar em Deus a forma mais correta para barrar suas ações; e não simplesmente fugir, abandonar esposa e filhos que tanto amamos, por não compreender que o único que quer a nossa separação é aquele que tem o objetivo de destruir o plano maravilhoso de Deus. Mais que isso, precisamos compreender que família não é um projeto do homem, que ele pode acabar quando bem lhe aprouver. O casamento é um projeto do céu, do reino de Deus e não do reino das trevas. E não pode ser vencido pelo inimigo, muito menos por você. Caso isso aconteça, pagamos um preço muito alto.
Lamentavelmente, sofremos a influencia externa: dos amigos, das práticas comuns do mundo, dos meios de comunicação, especialmente a televisão; e de pessoas que foram frustradas no casamento acabam dando conselhos errôneos. Uma pesquisa recente revela que o alto índice do divorcio é motivado pelo efeito dominó, ou seja, casais que se separam acabam influenciando outros a fazerem o mesmo. Mas Deus não desiste do sagrado matrimônio.
Não desista você também! Seus filhos, seu cônjuge precisa de você... Busquem a Deus para superar as crises vivenciadas no casamento... Deus os abençoe.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A mulher e o Dragão

Os extremos se tocam. O Gênesis se toca com o Apocalipse.No início e no fim da Bíblia encontramos uma mulher (Gn 3,15; Ap 12,1). E em ambos os lugares encontramos o adversário da mulher: no Gênesis, ele é a serpente (Gn 3,1); no Apocalipse, ele é o dragão (Ap 12,3), também identificado com “a antiga serpente, chamado Diabo ou Satanás, sedutor de toda a terra habitada” (Ap 12,9).
Após o pecado original, Deus promete pôr inimizade entre a serpente e a mulher (Gn 3,15). E mais: entre a descendência da serpente e a descendência da mulher. Trata-se de uma guerra permanente: entre as forças diabólicas e a raça humana.
O diabo induziu a mulher (Eva) para introduzir o pecado na civilização humana, na tentativa de destruir os planos de Deus para a Humanidade; mas Deus insistiu, usando a mulher (Maria) e enviou o Messias, para salvar a humanidade.
Apocalipse, 12:1-17; De preferência leia o texto na Bíblia enquanto aplica a Hermenêutica (Principio de Interpretação).
1. E foi visto um grande sinal no céu. Significa uma revelação pelo Senhor sobre a Sua Igreja nos céus e na terra e sobre a difícil recepção e a oposição à sua doutrina.
Uma mulher envolta pelo sol, e a lua sob os seus pés... A mulher significa a nova Igreja do Senhor, a qual foi estabelecida na terra e depois será conduzida ao céu para a Nova Jerusalém Celestial. (Jerusalém era o centro da religião judaica; berço do povo escolhido de Deus no Antigo Testamento). (Assembléia dos Santos). Mas a nação como povo de Deus, desviou-se dos princípios estabelecidos por Deus no Antigo testamento e tornou apenas uma religião.
Esclarecimento: Os teólogos católicos enxergam em toda mulher na simbologia e tipologia bíblica a figura de Maria, suave engodo de Satanás para os leva-lo a idolatria marianista. No capítulo 12 de Apocalipse não seria diferente. Interpretes católicos apontam para esta mulher como sendo Maria, “aquela que daria a luz ao menino”. O dragão que quer comer o menino seria nesta interpretação uma figura de Nero, o imperador Romano na época apostólica. Não resta dúvida que esta mulher não se trata de Maria, e sim de Israel, no Antigo Testamento a nação eleita. E foi desta mulher que nasceu Jesus, Jesus era FILHO DE ISRAEL, israelita. Esta mulher tem uma coroa de 12 estrelas que representam no Antigo Testamento as doze tribos de Israel.
E sobre sua cabeça uma coroa de doze estrelas. A coroa significa a sabedoria da Igreja procedentes dos conhecimentos de Deus e de sua verdade oriundos da Palavra. As doze estrelas representam os doze apóstolos de Jesus. No Antigo Testamento, o povo escolhido de Deus fora formado de doze tribos de Israel. No inicio da igreja primitiva, doze homens comuns da época, foram chamados para compor a base doutrinária da Igreja – Os apóstolos.

2. E estando grávida gritava com dores de parto e atormentada para dar a luz. Significa nascimento do filho de Deus que estabeleceria a Nova Igreja, uma nova doutrina; A Bíblia narra em Mateus 2, a difícil recepção do filho de Deus por parte dos aliados do dragão. Herodes quando soube do nascimento do Messias, não o encontrando mandou matar todas as crianças que nasceram no período.
3. E foi visto um outro sinal no céu. A revelação dada pelo Senhor a João sobre os que são contra a Nova Igreja e sua doutrina. (Satanás e seus demônios).
E eis um grande dragão vermelho; significa satanás com toda a sua fúria para impedir o plano de Deus ao ser humano.
Importante: Quando o reino de Deus se estabelece, numa cidade, numa pessoa, o mundo entra em crise e satanás fica alarmado. Porque seu objetivo é que o homem permaneça seu escravo, seu aliado. Deus disse a serpente: “Do pó da terra comerás”. Não existe cobra vegetariana. O homem foi feito do pó da terra e a serpente, o diabo sobrevive de seus pecados.
E dez chifres, Os dez chifres representam um poder mundial, usado pelo inimigo.
E sobre suas cabeças sete diademas: representam facções que tem como objetivo confundir, enganar, falsificar e profanar a verdade de Deus para impedir as pessoas de buscarem o novo caminho que é Jesus Cristo.
4. E com sua cauda arrastou a terça parte das estrelas do céu e lançou as na terra. As estrelas representam os anjos caídos (demônios) que foram lançados do céu com satanás, tornando-se adversários de Deus e de sua igreja. E usam de todos meios astutos possíveis para falsificar as verdades da Palavra e atormentar a pessoa humana.

E o dragão parou diante da mulher que ia dar a luz, para que, depois que desse a luz, devorasse o filho dela; Aqui denota claramente os intentos diabólicos para destruir o plano de Deus.
5. E concebeu um filho varão. Jesus Cristo, o filho de Deus veio ao mundo para salvar os pecadores. O começo de uma nova história, de uma nova doutrina para a humanidade.
Que apascentará todas as nações com vara de ferro, significa que, o filho de Deus, pelas verdades provenientes da Escritura Sagrada, não somente anunciará as boas novas, mas convencerá o homem do pecado e da justiça própria, fazendo do mesmo uma nova criatura, capaz de vencer as hostes celestiais da maldade nas regiões celestiais.
E seu filho foi arrebatado para Deus e seu trono... Jesus foi conduzido ao céu e está à direita do Pai aguardando o tempo determinado para arrebatar a igreja.

A mulher foge para o deserto

6. E a mulher fugiu para o deserto: Os cristãos (que representam a igreja), passou por um período de perseguição e viveu escondida. Alguns teólogos afirmam que esse período iniciou logo após a destruição de Jerusalém (70 depois de Cristo) Outros acreditam que a igreja foi perseguida entre 588 à 1.798 de nossa era. A verdade é que a igreja sofreu uma grande perseguição. Milhares de cristãos foram mortos, proibidos de viver na sociedade, proibidos de professar sua fé, caso isso ocorresse eram presos ou massacrados...

Onde tem um lugar preparado por Deus, para que lá a alimentassem por mil duzentos e sessenta dias, Por um longo período a igreja sofreu com as pressões do inimigo. O poder dominante da época (Roma) tentou acabar com o cristianismo, mas no deserto a igreja foi guardada e cuidada por Deus.

O método do inimigo.

Ele persegue a Igreja, mas não se identifica. Pelo contrário, o poder que persegue denomina-se religioso, defensor da verdade. Enquanto reclama adoração e obediência para si e não para Deus e Sua palavra.
Com certeza, muita pessoa que faziam parte da pretensa igreja do Senhor Jesus, achava que estava fazendo um bem para Deus, ao perseguir um "bando hereges" que teimavam em obedecer à Bíblia e não à Igreja. Só que essas pessoas, por sinceras que fossem não percebiam que estavam sendo usadas pelo inimigo de Deus, na tentativa de destruir a verdadeira Igreja. Ainda hoje o inimigo influência pessoas, até mesmo religiosas para armar os seus intentos contra a igreja e confundir até os próprios eleitos de Deus.
Mesmo contrariando o diabo e a religião, Jesus veio ao mundo, estabeleceu a sua igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

7. E houve uma guerra no céu; Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão e o dragão pelejou e os seus anjos. O arcanjo Miguel, com os anjos eleitos se encarregaram de expulsar satanás e seus aliados do céu. Os anjos de Deus sempre estiveram à disposição da Igreja (dos cristãos) para torná-la vencedora.

8. E não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. O querubim da guarda foi primeiro expulso do céu e depois do Jardim do Éden. Leia Isaías, 14:12-16 e Ezequiel 28:12-15.
9. E o grande dragão foi precipitado, essa serpente antiga chamada diabo e satanás. O adversário, traidor, foi expulso do céu.
Ele foi precipitado na terra e com ele foram precipitados os seus anjos. Aonde foram lançados? Na terra, e estão vagando no mundo espiritual, usando e sendo usados para trazer a desgraça, a confusão e a destruição da civilização humana. Por isso o apóstolo Paulo aconselha usarmos toda a armadura de Deus porque a nossa luta não contra a carne e o sangue, mas contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios, 6:13. Os principados e potestades, dominadores deste mundo tenebroso. Que usam pessoas, sistemas...
10. E ouvi uma grande voz que dizia no céu: agora se fez a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus e o poder do seu Cristo. A vitória da verdadeira igreja estás nas palavras de Jesus na cruz: “Está consumado” Apesar de toda tentativa satânica, o reino de Deus foi estabelecido. Grande alegria dos anjos no céu, porque agora o Senhor reina; na à alegria também por aqueles que crêem e são salvos.

Porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava diante de nosso Deus de dia e de noite; No juízo final, satanás e seus aliados serão lançados no lago de fogo e enxofre porque se opuseram à doutrina da Igreja e acusam os fiéis.
11. Eles o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do testemunho. Já os fiéis vencem e vencerão pelo sangue do Cordeiro (Jesus cristo) e pelo testemunho da Palavra de Deus, a única regra de fé e da vontade de Deus para o homem. Não outro caminho, não outra doutrina.
E não amaram sua alma até a morte; significa que os cristãos que não amaram a si próprios, mais que ao Senhor, serão vencedores e terão a vida eterna. Ir a uma igreja, participar nos cultos, ofertar, dizimar, não é suficiente. É necessário obedecer a palavra de Deus.
12. Por isso, regozijai vos céus e neles seus habitantes. Os salvos que estão na glória com Jesus, podem se regozijar.
ai dos habitantes da terra e do mar, porque o diabo desceu para vós tendo grande ira... Quanto aos fiéis que insistem em continuar na igreja, buscando ao Senhor Deus, e anunciam a sua palavra, vamos lutar, suportar e permanecer firme, porque a coroa é para aquele que perseverar até o fim; esse será salvo.
O diabo está irado conosco, o mundo, os falsos mestres, o poder dominante no mundo, com suas falcatruas e corrupção está usando todo mecanismo satânico possível para desanimar até os eleitos de Deus. Sabendo que pouco tempo lhe resta...
13. E quando o dragão viu que tinha sido precipitado sobre a terra, perseguiu a mulher que dera a luz o filho. Satanás e seus demônios não cessam enquanto não forem precipitados no lago do fogo e enxofre. Eles continuam perseguindo os verdadeiros cristãos. “Quando vos perseguirem e mentindo disserem todo mal contra vós; regozijai-vos e exultai porque é grande o vosso galardão”.
14. E foram dadas a mulher duas asas de águia grande, para que voasse ao deserto para o seu lugar. Deus sempre provê meus para a igreja sobreviver e superar os obstáculos criados pelo inimigo e seus aliados. O deserto é lugar de sofrimento, de provas... Mas também é lugar de grandes experiências. Lugar onde Deus se manifesta e provê o sustento, nem que para isso tenha que mandar pão especial do céu pra você.
Onde seria alimentada um tempo e tempos e metade de um tempo... Fora da face da serpente, apesar da religiosidade predominante, que tenta ocultar a verdade, a Igreja do Senhor prevalece, sendo alimentada da verdade. O alimento aqui, representa a Palavra de Deus, que sustenta e vivifica o cristão.



15. E atrás da mulher a serpente lançou de sua boca água como um rio, para que ela fosse arrebatada pelo rio... Os raciocínios derivados das falsidades religiosas, os intentos malignos, jamais desviarão a verdadeira igreja (os verdadeiros cristãos). Nos últimos tempos satanás tem lançado sobre a igreja abundante heresia, profecias mentirosas, mas a Verdadeira doutrina do Senhor vai continuar prevalecendo, existem um remanescente fiel. Jesus alertou a João, que a igreja atual não seria nem quente e nem fria, mas morna. No entanto, essa mesma igreja, para usufruir os benefícios do céu deveria se arrepender.
16. E a terra ajudou a mulher; e abriu a terra a sua boca e tragou o rio que o dragão lançara de sua boca. Significa que esses raciocínios em abundância são reduzidos a nada pelas verdades espirituais que a verdadeira igreja apresenta.
17. E irou se o dragão contra a mulher e foi fazer guerra aos restos de sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo. Significa um ódio sobrenatural do inimigo ataca permanentemente os verdadeiros cristãos. As contendas, as confusões, as intrigas até mesmo entre o povo de Deus, tem origem. Satanás não aceita a vitória de Cristo e de sua igreja, por isso continua investindo contra os verdadeiros cristãos até o arrebatamento da Igreja.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mais que uma epidemia social

Sem saber como combater a nova epidemia social, segue o crack dizimando famílias, destruído gerações, aprisionando almas e corações pelos centros urbanos e nos mais distantes grotões do Brasil.

A nova praga se alastra e contamina hordas de simples trabalhadores rurais, de pobres coitados nos centros urbanos, de mendigos nas grandes, médias e pequenas cidades, em todas as regiões do Brasil, em cada canto de nosso país. Se não bastasse tão diversificado perfil de usuários, a constatação de jovens de classe média e classe média alta também integram a lista das últimas vítimas da epidemia que se tornou mania entre os adolescentes brasileiros.
É um contingente de usuários tão vasto, que chega a ser difícil identificar e traçar um perfil de como prevenir e tratar os que são acometidos por essa droga sem rosto, sem identidade, que veio para ficar e deixar sua marca no futuro de todo um país.

No interior de Minas, testemunhei a droga chegando e se alastrando na mesma proporção em que os chapéus de palha foram sendo substituídos pelos gorros dos clips musicais americanos. Era uma mudança cultural, substancialmente comportamental. A televisão trazia para a parte esquecida do Brasil uma vida que nunca foi a deles, que não lhes pertencia.
Por outro lado, a droga se revelava como a grande novidade que chegou, como a parte podre de um mundo que eles viam e não viviam, que não lhes cabia. O terreno estava preparado para semear as novas tendências do mundo moderno, aquelas que vendiam sonhos, ilusões e um gosto novo, acessível, de uma ilusória realidade.

Tudo isso, para quem vive à margem dos privilégios do mundo e da sociedade, justificava a nova viagem em que passaram a encontrava resposta no crack, tão barato que em uma baforada ingressava-se em um mundo quase perfeito. Era sedutor demais o que aquele passaporte envolto em papel laminado oferecia aos mais humildes, desprovidos de informação, cidadania e cultura.

Em uma sociedade tão desintegrada, tão vulnerável comportamentalmente e culturalmente como a nossa, a parte mais carente de quase tudo se torna desarmada frente a essas investidas baratas de um mundo sem pátria, sem fronteira, que busca o que não se pode comprar. Hoje, a realidade do crack é a realidade de uma sociedade adoecida, viciada, rendida e vencida. Se uns são seduzidos pelo vazio preenchido pelo nada, outros vão no embalo do modismo, sem saber que muitas vezes essa viagem é sem volta.

Acredita-se em 1 milhão de doentes no Brasil, com chances de recuperação baixíssimas. Um verdadeiro exército de consumidores e aliciadores, muitos a serviço do tráfico, com envolvimento em assaltos e prostituição. É o esfacelamento das comunidades, da convivência social.

Ainda assim, pouco se ouve sobre essa triste realidade e muito pouco se faz para barrar o mal visível que acomete todas as classes sociais. Problema social, de saúde pública, os relatos envolvendo usuários de crack se multiplicam e, para nosso maior espanto, envolvendo famílias inteiras, pai, mãe e filhos.
À sombra de um tempo com tantos avanços tecnológicos, constatamos a regressão de uma sociedade adoecida, que caminha sem saber para onde, tendo apenas a desesperança como guia.

Petrônio Souza Gonçalves é jornalista e escritor

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Que frio amigo...

Que frio terrível aqui na região desde a madrugada de terça-feira. Para quem veio do Pará, onde nessa época o sol "é de rachar", aqui no Sul ta difícil de agüentar. A garoa de hoje, tá parecendo mais neve do que chuva. Quase não estou sentindo as pernas, apesar de duas meias, uma grossa e outra fina, duas calças, duas camisas e um saquetão, mas o frio como dizemos no norte “tá de rachar”. Hoje fui tomar banho, a água saia quase fervendo do chuveiro, mas chegava no corpo, morna. “Deus me livre e guarde... rsrsrsrsrsrsrs. Segundo a meteorologia a tarde desta quarta-feira foi a mais fria do ano na região sul. O frio intenso foi sentido desde cedo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima na capital paranaense foi de 6,8ºC, enquanto a mínima foi de 5,1ºC. mas a sensação térmica é de 2º graus negativos. Para o Sistema de acompanhamento meteorológico do Paraná (Simepar), a tarde de hoje foi considerada a mais fria dos últimos 10 anos. No Estado, a temperatura só ultrapassou os 10ºC no extremo norte e no litoral.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, nevou forte na tarde desta quarta feira em Lagoa Vermelha, na serra gaúcha. A queda de neve foi observada em locais até pouco acostumados ao fenômeno como Horizontina e Três de Maio (cidade natal da minha esposa) e no noroeste gaúcho. Nevou em várias cidades serranas e de planalto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em Urubici, a temperatura mínima hoje foi de 5ºC abaixo de zero, sendo a menor registrada na Região Sul.

As condições meteorológicas ainda são favoráveis para a queda de neve na madrugada desta quinta-feira, porém não com a intensidade dos últimos dois dias. A partir de sexta-feira, a temperatura começa a subir no Sul do Brasil, com o afastamento do ar polar intenso. Mas isto não significa calor. O ar se aquece devagar e a sensação de frio vai diminuir bastante com a presença do sol. Mas a noite e o começo da manhã ainda serão gelados em todo o Sul do Brasil até o domingo. Entre a sexta-feira e o domingo, os três Estados devem registrar muita geada ao amanhecer.

Coitada das crianças que precisam levantar cedo e ir para a escola. E as pessoas que fazem turno em nossa cidade... Gente costurar, bordar com um frio intenso é cruel. Mas aqui na capital nacional da moda bebê, está muito frio.

Amigos que acompanham o movimento nas praias... Por favor mande um calorzinho pra nós...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Total dependência



O ser humano embora sendo inteligentíssimo, seu entendimento parece muito pequeno para entender a revelação de Deus, o Todo Poderoso. Se a pessoa humana tivesse entendimento da soberania divina, seria bem mais tranqüilo e feliz. Entenderia que a criação de todo o universo seria exclusivamente por sua causa. E mesmo enfrentando os problemas da vida, estaria em paz, se conhecesse o grande e verdadeiro Pai. Façamos uma reflexão de um texto bíblico para entender o que estou afirmando:

Salmos, 37:3-7: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e tudo ele fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio dia. Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa do homem que executa astutos intentos”.

A primeira frase é: Confia no Senhor
Tudo o que Deus tem feito é se revelar a nós como o Deus Todo-Poderoso, isso antes da criação do mundo. “Bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais... como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo...” Efésios, 1:3-4.
Apesar do fracasso humano, pelo pecado, Deus continua sendo fiel. Muitas pessoas que já freqüentaram uma igreja evangélica argumentam que saíram da igreja porque Deus não os atendeu, Deus não deu ouvidos as suas súplicas e atribuem a Deus o fracasso. Mas Deus continua sendo mais do que fiel. O que a maioria das pessoas não entende o que é confiar. Confiar, é entregar e descansar debaixo da sua sombra: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei" Salmos 91.1-2.
Confiar vem da língua original da Bíblia que quer dizer: “fiador” ou avalista, porém o fiador, segundo a Lei é a pessoa que toma para si toda responsabilidade sobre a outra pessoa. Uma prática comum entre os judeus, quando adquiriam os escravos. Escravizar na cultura dos judeus era proibido (Lv 25:42); exceto quando eram de punições de criminosos que deveriam restituir o roubo com serviço, (Ex 22:3); e de pobreza, quando as pessoas buscavam sustento trabalhando para outras, (Lv 25:39;Ex 21:7).

No entanto entre os povos pagãos era comum comprar e vender pessoas como escravas. A lei de Moisés permitia que os judeus comprassem tais escravos (Lv 25:44), não para servidão e opressão, mas para livrá-los do terrível sofrimento imposto pelas culturas pagãs da época. As leis de Israel tinham como principio restaurar a dignidade de qualquer criatura degradada pelos sistemas pagãos. Por isso, quando os judeus compravam escravos, eles assumiam o compromisso de cuidar e prover o sustento daquele escravo ou servo. Os escravos eram servos muito pobres e sem direitos, que, se fossem deixados à mercê de suas origens, teriam um fim terrível. O povo de Deus não poderia comprá-los e depois deixa-los à própria sorte. O ideal proposto pela lei de Deus, era que eles servissem de maneira digna pelo seu sustento. (comentários judaicos: Yebamoth 46, b). E o escravo por sua vez tinha o seu senhor como “fiador”, ou seja, aquele que supria todas as suas necessidades.

Porque, confiar significa, deixar nas mãos de alguém que pode garantir o sustento e assumir a sua situação diante da sociedade. Confiar é ter o endosso de uma Pessoa que não pode mentir e não pode recuar. Algo que muitas pessoas não entendem é que para que haja confiança, é imprescindível que se conheça a pessoa. Você não pega como fiador alguém que você não conhece e nem o fiador assina um contrato de uma dívida sem lhe conhecer. Mesmo que a pessoa faça parte do seu círculo de amizade. Quanto a Deus, ninguém jamais o viu. Ele se deu a conhecer por meio de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos salvar e dar vida eterna a todo aquele que o conhece. Nele você pode confiar. João 17.25-26. É nos atos de Cristo que conhecemos a Glória do Pai.

Muitas vezes procuram socorro no mundo e nas pessoas. Por agimos assim? Não porque não cremos em Deus, mas porque não o conhecemos de fato. Saber e crer que Deus existe, não é vantagem nenhuma, até os demônios crêem e tremem.
A fé sem obras é morta. Não adianta dizermos que confiamos em Deus, se nossas atitudes tem sido de incredulidade. Uma fé morta. A religião é feita de muita teoria, mas a vida cristã é vivida intensamente pelo conhecimento e prática.

Deleita-te também no Senhor...". Salmos 37.4.

O que é deleitar no Senhor?
Deleitar é se deliciar, é agradar-se, é ter prazer em Deus. Mas no sentido espiritual da Palavra, é amamentar-se, é leitar-se de Deus. Imagine a atitude da criança no colo da mãe e mamando, termina de mamar, que faz? Dorme. Deleitar-se é a satisfação que uma criança tem depois de estar desmamada no seio de sua mãe. Ela fica farta, realizada; assim também são aqueles que se deleitam no Senhor:
Deleitar, significa sentir-se nos braços de Deus, descansando, mesmo que o mundo ao seu redor esteja desabando. Confiança é conhecimento de Deus.
O Salmo 131 traz com mais clareza o que é deleitar-se, quando diz: "SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre".
Esse prazer, esse deleite, essa satisfação, essa realização é só para os filhos de Deus, daqueles que são de novo gerados pelo Espírito, para a Sua comunhão íntima: "Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade" Provérbios 3.32. "Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR exalta sobre nós a luz do teu rosto. Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança" Salmos 4.6-8..
Palavra todos os dias, para buscar uma promessa, como se fosse um horóscopo evangélico. Fazem até umas caixinhas de promessas com textos bíblicos, e sorteiam para ver qual promessa cairá naquele dia.


"Entrega o teu caminho ao Senhor...". Salmos 37.5.

Se você entregar o teu caminho ao Senhor, teu futuro, teus desejos, tuas decisões... Não é mais a sua vontade que vai prevalecer, e sim a vontade de Deus. Observe a afirmação de Jó: "Se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? E o que ele quiser isso fará. Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo" Jó 23.13-14. "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade" Isaías 46.9-10.
"Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos" Jeremias 10.23.
Uma coisa é o que aprendemos e outra é o que fazemos. Tenho aprendido de Deus que não somos o que pensamos, concordamos ou queremos ser, mas somos aquilo que praticamos. Entregar é deixar em Suas mãos; é verdadeiramente abandonar o que estamos fazendo para que Deus faça. Entregar no sentido espiritual é ceder para Aquele que pode todas as coisas. É necessário entregarmos o nosso caminho ao Senhor, porque é Ele que tudo fará. Cristo é o caminho, e esse caminho nós não conhecemos, nunca passamos. É Ele quem nos fará conhecer. É Ele quem tudo fará.
Quando é que você vai ceder e entregar tudo ao Senhor Jesus? Ou vai continuar esperando para quando ver que não tem mais saída?
O nosso caminho são todas as coisas e não apenas aquilo que achamos que podemos. Deus nos apresentou um caminho, Jesus Cristo, que é a nossa vida: "E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão" Isaías 35.8.
Entregar é ceder completamente, é render-se inteiramente: "Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela" Lucas 1.37-38. Entregar é andar, crer e confessar que: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20.
Deus te abençoe
Pr. Lúcio Freire