segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A mulher e o Dragão

Os extremos se tocam. O Gênesis se toca com o Apocalipse.No início e no fim da Bíblia encontramos uma mulher (Gn 3,15; Ap 12,1). E em ambos os lugares encontramos o adversário da mulher: no Gênesis, ele é a serpente (Gn 3,1); no Apocalipse, ele é o dragão (Ap 12,3), também identificado com “a antiga serpente, chamado Diabo ou Satanás, sedutor de toda a terra habitada” (Ap 12,9).
Após o pecado original, Deus promete pôr inimizade entre a serpente e a mulher (Gn 3,15). E mais: entre a descendência da serpente e a descendência da mulher. Trata-se de uma guerra permanente: entre as forças diabólicas e a raça humana.
O diabo induziu a mulher (Eva) para introduzir o pecado na civilização humana, na tentativa de destruir os planos de Deus para a Humanidade; mas Deus insistiu, usando a mulher (Maria) e enviou o Messias, para salvar a humanidade.
Apocalipse, 12:1-17; De preferência leia o texto na Bíblia enquanto aplica a Hermenêutica (Principio de Interpretação).
1. E foi visto um grande sinal no céu. Significa uma revelação pelo Senhor sobre a Sua Igreja nos céus e na terra e sobre a difícil recepção e a oposição à sua doutrina.
Uma mulher envolta pelo sol, e a lua sob os seus pés... A mulher significa a nova Igreja do Senhor, a qual foi estabelecida na terra e depois será conduzida ao céu para a Nova Jerusalém Celestial. (Jerusalém era o centro da religião judaica; berço do povo escolhido de Deus no Antigo Testamento). (Assembléia dos Santos). Mas a nação como povo de Deus, desviou-se dos princípios estabelecidos por Deus no Antigo testamento e tornou apenas uma religião.
Esclarecimento: Os teólogos católicos enxergam em toda mulher na simbologia e tipologia bíblica a figura de Maria, suave engodo de Satanás para os leva-lo a idolatria marianista. No capítulo 12 de Apocalipse não seria diferente. Interpretes católicos apontam para esta mulher como sendo Maria, “aquela que daria a luz ao menino”. O dragão que quer comer o menino seria nesta interpretação uma figura de Nero, o imperador Romano na época apostólica. Não resta dúvida que esta mulher não se trata de Maria, e sim de Israel, no Antigo Testamento a nação eleita. E foi desta mulher que nasceu Jesus, Jesus era FILHO DE ISRAEL, israelita. Esta mulher tem uma coroa de 12 estrelas que representam no Antigo Testamento as doze tribos de Israel.
E sobre sua cabeça uma coroa de doze estrelas. A coroa significa a sabedoria da Igreja procedentes dos conhecimentos de Deus e de sua verdade oriundos da Palavra. As doze estrelas representam os doze apóstolos de Jesus. No Antigo Testamento, o povo escolhido de Deus fora formado de doze tribos de Israel. No inicio da igreja primitiva, doze homens comuns da época, foram chamados para compor a base doutrinária da Igreja – Os apóstolos.

2. E estando grávida gritava com dores de parto e atormentada para dar a luz. Significa nascimento do filho de Deus que estabeleceria a Nova Igreja, uma nova doutrina; A Bíblia narra em Mateus 2, a difícil recepção do filho de Deus por parte dos aliados do dragão. Herodes quando soube do nascimento do Messias, não o encontrando mandou matar todas as crianças que nasceram no período.
3. E foi visto um outro sinal no céu. A revelação dada pelo Senhor a João sobre os que são contra a Nova Igreja e sua doutrina. (Satanás e seus demônios).
E eis um grande dragão vermelho; significa satanás com toda a sua fúria para impedir o plano de Deus ao ser humano.
Importante: Quando o reino de Deus se estabelece, numa cidade, numa pessoa, o mundo entra em crise e satanás fica alarmado. Porque seu objetivo é que o homem permaneça seu escravo, seu aliado. Deus disse a serpente: “Do pó da terra comerás”. Não existe cobra vegetariana. O homem foi feito do pó da terra e a serpente, o diabo sobrevive de seus pecados.
E dez chifres, Os dez chifres representam um poder mundial, usado pelo inimigo.
E sobre suas cabeças sete diademas: representam facções que tem como objetivo confundir, enganar, falsificar e profanar a verdade de Deus para impedir as pessoas de buscarem o novo caminho que é Jesus Cristo.
4. E com sua cauda arrastou a terça parte das estrelas do céu e lançou as na terra. As estrelas representam os anjos caídos (demônios) que foram lançados do céu com satanás, tornando-se adversários de Deus e de sua igreja. E usam de todos meios astutos possíveis para falsificar as verdades da Palavra e atormentar a pessoa humana.

E o dragão parou diante da mulher que ia dar a luz, para que, depois que desse a luz, devorasse o filho dela; Aqui denota claramente os intentos diabólicos para destruir o plano de Deus.
5. E concebeu um filho varão. Jesus Cristo, o filho de Deus veio ao mundo para salvar os pecadores. O começo de uma nova história, de uma nova doutrina para a humanidade.
Que apascentará todas as nações com vara de ferro, significa que, o filho de Deus, pelas verdades provenientes da Escritura Sagrada, não somente anunciará as boas novas, mas convencerá o homem do pecado e da justiça própria, fazendo do mesmo uma nova criatura, capaz de vencer as hostes celestiais da maldade nas regiões celestiais.
E seu filho foi arrebatado para Deus e seu trono... Jesus foi conduzido ao céu e está à direita do Pai aguardando o tempo determinado para arrebatar a igreja.

A mulher foge para o deserto

6. E a mulher fugiu para o deserto: Os cristãos (que representam a igreja), passou por um período de perseguição e viveu escondida. Alguns teólogos afirmam que esse período iniciou logo após a destruição de Jerusalém (70 depois de Cristo) Outros acreditam que a igreja foi perseguida entre 588 à 1.798 de nossa era. A verdade é que a igreja sofreu uma grande perseguição. Milhares de cristãos foram mortos, proibidos de viver na sociedade, proibidos de professar sua fé, caso isso ocorresse eram presos ou massacrados...

Onde tem um lugar preparado por Deus, para que lá a alimentassem por mil duzentos e sessenta dias, Por um longo período a igreja sofreu com as pressões do inimigo. O poder dominante da época (Roma) tentou acabar com o cristianismo, mas no deserto a igreja foi guardada e cuidada por Deus.

O método do inimigo.

Ele persegue a Igreja, mas não se identifica. Pelo contrário, o poder que persegue denomina-se religioso, defensor da verdade. Enquanto reclama adoração e obediência para si e não para Deus e Sua palavra.
Com certeza, muita pessoa que faziam parte da pretensa igreja do Senhor Jesus, achava que estava fazendo um bem para Deus, ao perseguir um "bando hereges" que teimavam em obedecer à Bíblia e não à Igreja. Só que essas pessoas, por sinceras que fossem não percebiam que estavam sendo usadas pelo inimigo de Deus, na tentativa de destruir a verdadeira Igreja. Ainda hoje o inimigo influência pessoas, até mesmo religiosas para armar os seus intentos contra a igreja e confundir até os próprios eleitos de Deus.
Mesmo contrariando o diabo e a religião, Jesus veio ao mundo, estabeleceu a sua igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

7. E houve uma guerra no céu; Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão e o dragão pelejou e os seus anjos. O arcanjo Miguel, com os anjos eleitos se encarregaram de expulsar satanás e seus aliados do céu. Os anjos de Deus sempre estiveram à disposição da Igreja (dos cristãos) para torná-la vencedora.

8. E não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. O querubim da guarda foi primeiro expulso do céu e depois do Jardim do Éden. Leia Isaías, 14:12-16 e Ezequiel 28:12-15.
9. E o grande dragão foi precipitado, essa serpente antiga chamada diabo e satanás. O adversário, traidor, foi expulso do céu.
Ele foi precipitado na terra e com ele foram precipitados os seus anjos. Aonde foram lançados? Na terra, e estão vagando no mundo espiritual, usando e sendo usados para trazer a desgraça, a confusão e a destruição da civilização humana. Por isso o apóstolo Paulo aconselha usarmos toda a armadura de Deus porque a nossa luta não contra a carne e o sangue, mas contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios, 6:13. Os principados e potestades, dominadores deste mundo tenebroso. Que usam pessoas, sistemas...
10. E ouvi uma grande voz que dizia no céu: agora se fez a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus e o poder do seu Cristo. A vitória da verdadeira igreja estás nas palavras de Jesus na cruz: “Está consumado” Apesar de toda tentativa satânica, o reino de Deus foi estabelecido. Grande alegria dos anjos no céu, porque agora o Senhor reina; na à alegria também por aqueles que crêem e são salvos.

Porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava diante de nosso Deus de dia e de noite; No juízo final, satanás e seus aliados serão lançados no lago de fogo e enxofre porque se opuseram à doutrina da Igreja e acusam os fiéis.
11. Eles o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do testemunho. Já os fiéis vencem e vencerão pelo sangue do Cordeiro (Jesus cristo) e pelo testemunho da Palavra de Deus, a única regra de fé e da vontade de Deus para o homem. Não outro caminho, não outra doutrina.
E não amaram sua alma até a morte; significa que os cristãos que não amaram a si próprios, mais que ao Senhor, serão vencedores e terão a vida eterna. Ir a uma igreja, participar nos cultos, ofertar, dizimar, não é suficiente. É necessário obedecer a palavra de Deus.
12. Por isso, regozijai vos céus e neles seus habitantes. Os salvos que estão na glória com Jesus, podem se regozijar.
ai dos habitantes da terra e do mar, porque o diabo desceu para vós tendo grande ira... Quanto aos fiéis que insistem em continuar na igreja, buscando ao Senhor Deus, e anunciam a sua palavra, vamos lutar, suportar e permanecer firme, porque a coroa é para aquele que perseverar até o fim; esse será salvo.
O diabo está irado conosco, o mundo, os falsos mestres, o poder dominante no mundo, com suas falcatruas e corrupção está usando todo mecanismo satânico possível para desanimar até os eleitos de Deus. Sabendo que pouco tempo lhe resta...
13. E quando o dragão viu que tinha sido precipitado sobre a terra, perseguiu a mulher que dera a luz o filho. Satanás e seus demônios não cessam enquanto não forem precipitados no lago do fogo e enxofre. Eles continuam perseguindo os verdadeiros cristãos. “Quando vos perseguirem e mentindo disserem todo mal contra vós; regozijai-vos e exultai porque é grande o vosso galardão”.
14. E foram dadas a mulher duas asas de águia grande, para que voasse ao deserto para o seu lugar. Deus sempre provê meus para a igreja sobreviver e superar os obstáculos criados pelo inimigo e seus aliados. O deserto é lugar de sofrimento, de provas... Mas também é lugar de grandes experiências. Lugar onde Deus se manifesta e provê o sustento, nem que para isso tenha que mandar pão especial do céu pra você.
Onde seria alimentada um tempo e tempos e metade de um tempo... Fora da face da serpente, apesar da religiosidade predominante, que tenta ocultar a verdade, a Igreja do Senhor prevalece, sendo alimentada da verdade. O alimento aqui, representa a Palavra de Deus, que sustenta e vivifica o cristão.



15. E atrás da mulher a serpente lançou de sua boca água como um rio, para que ela fosse arrebatada pelo rio... Os raciocínios derivados das falsidades religiosas, os intentos malignos, jamais desviarão a verdadeira igreja (os verdadeiros cristãos). Nos últimos tempos satanás tem lançado sobre a igreja abundante heresia, profecias mentirosas, mas a Verdadeira doutrina do Senhor vai continuar prevalecendo, existem um remanescente fiel. Jesus alertou a João, que a igreja atual não seria nem quente e nem fria, mas morna. No entanto, essa mesma igreja, para usufruir os benefícios do céu deveria se arrepender.
16. E a terra ajudou a mulher; e abriu a terra a sua boca e tragou o rio que o dragão lançara de sua boca. Significa que esses raciocínios em abundância são reduzidos a nada pelas verdades espirituais que a verdadeira igreja apresenta.
17. E irou se o dragão contra a mulher e foi fazer guerra aos restos de sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo. Significa um ódio sobrenatural do inimigo ataca permanentemente os verdadeiros cristãos. As contendas, as confusões, as intrigas até mesmo entre o povo de Deus, tem origem. Satanás não aceita a vitória de Cristo e de sua igreja, por isso continua investindo contra os verdadeiros cristãos até o arrebatamento da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário