terça-feira, 3 de agosto de 2010

Total dependência



O ser humano embora sendo inteligentíssimo, seu entendimento parece muito pequeno para entender a revelação de Deus, o Todo Poderoso. Se a pessoa humana tivesse entendimento da soberania divina, seria bem mais tranqüilo e feliz. Entenderia que a criação de todo o universo seria exclusivamente por sua causa. E mesmo enfrentando os problemas da vida, estaria em paz, se conhecesse o grande e verdadeiro Pai. Façamos uma reflexão de um texto bíblico para entender o que estou afirmando:

Salmos, 37:3-7: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e tudo ele fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio dia. Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa do homem que executa astutos intentos”.

A primeira frase é: Confia no Senhor
Tudo o que Deus tem feito é se revelar a nós como o Deus Todo-Poderoso, isso antes da criação do mundo. “Bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais... como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo...” Efésios, 1:3-4.
Apesar do fracasso humano, pelo pecado, Deus continua sendo fiel. Muitas pessoas que já freqüentaram uma igreja evangélica argumentam que saíram da igreja porque Deus não os atendeu, Deus não deu ouvidos as suas súplicas e atribuem a Deus o fracasso. Mas Deus continua sendo mais do que fiel. O que a maioria das pessoas não entende o que é confiar. Confiar, é entregar e descansar debaixo da sua sombra: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei" Salmos 91.1-2.
Confiar vem da língua original da Bíblia que quer dizer: “fiador” ou avalista, porém o fiador, segundo a Lei é a pessoa que toma para si toda responsabilidade sobre a outra pessoa. Uma prática comum entre os judeus, quando adquiriam os escravos. Escravizar na cultura dos judeus era proibido (Lv 25:42); exceto quando eram de punições de criminosos que deveriam restituir o roubo com serviço, (Ex 22:3); e de pobreza, quando as pessoas buscavam sustento trabalhando para outras, (Lv 25:39;Ex 21:7).

No entanto entre os povos pagãos era comum comprar e vender pessoas como escravas. A lei de Moisés permitia que os judeus comprassem tais escravos (Lv 25:44), não para servidão e opressão, mas para livrá-los do terrível sofrimento imposto pelas culturas pagãs da época. As leis de Israel tinham como principio restaurar a dignidade de qualquer criatura degradada pelos sistemas pagãos. Por isso, quando os judeus compravam escravos, eles assumiam o compromisso de cuidar e prover o sustento daquele escravo ou servo. Os escravos eram servos muito pobres e sem direitos, que, se fossem deixados à mercê de suas origens, teriam um fim terrível. O povo de Deus não poderia comprá-los e depois deixa-los à própria sorte. O ideal proposto pela lei de Deus, era que eles servissem de maneira digna pelo seu sustento. (comentários judaicos: Yebamoth 46, b). E o escravo por sua vez tinha o seu senhor como “fiador”, ou seja, aquele que supria todas as suas necessidades.

Porque, confiar significa, deixar nas mãos de alguém que pode garantir o sustento e assumir a sua situação diante da sociedade. Confiar é ter o endosso de uma Pessoa que não pode mentir e não pode recuar. Algo que muitas pessoas não entendem é que para que haja confiança, é imprescindível que se conheça a pessoa. Você não pega como fiador alguém que você não conhece e nem o fiador assina um contrato de uma dívida sem lhe conhecer. Mesmo que a pessoa faça parte do seu círculo de amizade. Quanto a Deus, ninguém jamais o viu. Ele se deu a conhecer por meio de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos salvar e dar vida eterna a todo aquele que o conhece. Nele você pode confiar. João 17.25-26. É nos atos de Cristo que conhecemos a Glória do Pai.

Muitas vezes procuram socorro no mundo e nas pessoas. Por agimos assim? Não porque não cremos em Deus, mas porque não o conhecemos de fato. Saber e crer que Deus existe, não é vantagem nenhuma, até os demônios crêem e tremem.
A fé sem obras é morta. Não adianta dizermos que confiamos em Deus, se nossas atitudes tem sido de incredulidade. Uma fé morta. A religião é feita de muita teoria, mas a vida cristã é vivida intensamente pelo conhecimento e prática.

Deleita-te também no Senhor...". Salmos 37.4.

O que é deleitar no Senhor?
Deleitar é se deliciar, é agradar-se, é ter prazer em Deus. Mas no sentido espiritual da Palavra, é amamentar-se, é leitar-se de Deus. Imagine a atitude da criança no colo da mãe e mamando, termina de mamar, que faz? Dorme. Deleitar-se é a satisfação que uma criança tem depois de estar desmamada no seio de sua mãe. Ela fica farta, realizada; assim também são aqueles que se deleitam no Senhor:
Deleitar, significa sentir-se nos braços de Deus, descansando, mesmo que o mundo ao seu redor esteja desabando. Confiança é conhecimento de Deus.
O Salmo 131 traz com mais clareza o que é deleitar-se, quando diz: "SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre".
Esse prazer, esse deleite, essa satisfação, essa realização é só para os filhos de Deus, daqueles que são de novo gerados pelo Espírito, para a Sua comunhão íntima: "Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade" Provérbios 3.32. "Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR exalta sobre nós a luz do teu rosto. Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança" Salmos 4.6-8..
Palavra todos os dias, para buscar uma promessa, como se fosse um horóscopo evangélico. Fazem até umas caixinhas de promessas com textos bíblicos, e sorteiam para ver qual promessa cairá naquele dia.


"Entrega o teu caminho ao Senhor...". Salmos 37.5.

Se você entregar o teu caminho ao Senhor, teu futuro, teus desejos, tuas decisões... Não é mais a sua vontade que vai prevalecer, e sim a vontade de Deus. Observe a afirmação de Jó: "Se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? E o que ele quiser isso fará. Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo" Jó 23.13-14. "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade" Isaías 46.9-10.
"Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos" Jeremias 10.23.
Uma coisa é o que aprendemos e outra é o que fazemos. Tenho aprendido de Deus que não somos o que pensamos, concordamos ou queremos ser, mas somos aquilo que praticamos. Entregar é deixar em Suas mãos; é verdadeiramente abandonar o que estamos fazendo para que Deus faça. Entregar no sentido espiritual é ceder para Aquele que pode todas as coisas. É necessário entregarmos o nosso caminho ao Senhor, porque é Ele que tudo fará. Cristo é o caminho, e esse caminho nós não conhecemos, nunca passamos. É Ele quem nos fará conhecer. É Ele quem tudo fará.
Quando é que você vai ceder e entregar tudo ao Senhor Jesus? Ou vai continuar esperando para quando ver que não tem mais saída?
O nosso caminho são todas as coisas e não apenas aquilo que achamos que podemos. Deus nos apresentou um caminho, Jesus Cristo, que é a nossa vida: "E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão" Isaías 35.8.
Entregar é ceder completamente, é render-se inteiramente: "Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela" Lucas 1.37-38. Entregar é andar, crer e confessar que: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20.
Deus te abençoe
Pr. Lúcio Freire


Nenhum comentário:

Postar um comentário