terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Boas Festas! Mário Eugênio comenta

Iniciamos com o Natal uma maratona festiva, passando pelo Ano Novo e, para a maioria, férias. E para muitos, férias nas praias, com direito a muita comida e bebida. Ou seja, é uma época insalubre. E, para piorar, os cientistas do Harvard Medical School, dos Estados Unidos da América, descobriram que são nestes dias de festa que se verificam um aumento de casos de depressão, abuso de álcool e drogas, suicídios e violência doméstica. É uma época propícia para revelar sérios problemas mentais. Acontece no fim do ano eventos que geram ansiedade, como exames escolares, excesso de gastos, desejo de encontro familiar, dificuldades para famílias separadas pelo divórcio e, ainda, metas impossíveis para o ano novo.

Os cientistas da Harvard dão dicas para viver bem esta época. Primeiro, viva o presente e planeje o futuro. Nostalgia não é algo bom para a saúde mental. É preciso observar o que se come e o que se bebe. Dormir bastante. Exercitar-se. Drogas, jamais! Álcool? Consumir moderadamente, mas evitar é melhor. Não custa lembrar que o álcool e as drogas têm um efeito depressor. E, finalmente, ajustar-se ao orçamento familiar. É preciso adequar seus feriados e festas ao tamanho de sua renda.

Talvez a perda de valores antigos e tradicionais também tenha a ver com os excessos e depressão da época. Afinal, trocamos o menino Jesus pelo velhinho endinheirado e com um grande saco de presentes; as festas familiares por uma festança pródiga. O desvio da unanimidade do teocentrismo para o egocentrismo diabólico (do grego que significa divisor).

O que a religião vem afirmando há milênios, uma pesquisa norte-americana da Universidade de Colúmbia e do Instituto Nacional de Saúde mostrou que 99% das pessoas creditam ao relacionamento familiar o mais importante para o bem-estar. Em segundo lugar, com 98% vem a segurança financeira e em terceiro, com 86%, vem a religião. Finalmente, em quarto, com 82%, vem o sexo, à frente da satisfação no trabalho que atingiu somente 79%.

Certamente, essa pesquisa indica o caminho para viver um clima festivo saudável e feliz, que produzem uma saúde mental. Revigorar o casamento e a família em um mundo individualista somente com a recuperação da posição da Religião em nossas vidas. E, de quebra, casal bem resolvido, é saudável sexualmente, quarta fonte de bem-estar. Não custa lembrar que dia primeiro de janeiro celebramos também a o Dia da Paz e no Natal é de Jesus Cristo, que tornarmos filhos de Deus, era muito festeiro também, e como diziam, “é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos (Mt 11,19)”.

Neste ano de muitas lutas, encerramos vivos e lúcidos, uma glória que devemos agradecer a Deus! Inspiremos em Cristo, seus ensinamentos e em seus santos seguidores a quem procuramos espelhar, seja no Amor, na Ética, ou no trabalho, preparamos também o início de um ano novo. Boas Festas e muita luz!

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor universitário e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário