domingo, 23 de janeiro de 2011

A tua visão é fator determinante para a tua vitória ou fracasso.


Salmo 121


1. Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
2. O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
3. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.
4. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.
5. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.
6. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.
7. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.
8. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

A forma como olhamos o universo, encaramos os problemas da vida, e as pessoas, determinam a nossa vitória ou fracasso no dia a dia. A forma como encaramos os fatos é revelado pelo nosso estado de espírito.

No Salmo 121 – (salmo da peregrinação ou cântico de romagem): O salmista Davi revela seu estado de espírito diante dos problemas da vida. Note que o Salmo 121 revela a confiança e a esperança do salmista:

Primeiro ele pergunta: Quando eu olho para os montes, de onde me virá o socorro? A questão principal não ver o obstáculo e nem como sair de lá, mas de onde vem o socorro. Para o salmista, Deus é a sua fonte inesgotável de auxilio nos momentos de angustia. A quem ele recorria sempre que precisava de “ajuda”.

Sua trajetória de vida era marcada por situações adversas. Alegria e tristeza; entre conflitos familiares e as crises sociais de sua época. Contudo sua confiança e esperança estava no Todo Poderoso. Essa é a mensagem que esse salmo transmite ao homem e mulher do século 21.

Sentido da montanha ou monte na Bíblia:

Primeiro: As montanhas representavam lugares seguros contra os ataques dos inimigos, “eram lugares de refúgio para as pessoas em épocas difíceis. Por isso, eram símbolos do lugar tranqüilo e seguro, expressão do desejo de proteção e liberdade” (Versículo 3). Sobre os montes pessoas viram a manifestação da glória de Deus. Abraão, Isaque, Moisés.

A montanha também foi símbolo da estabilidade e eternidade de Deus, em contraposição com as águas dos rios e dos mares.

Segundo: Montanhas era também lugar de confronto, de batalha, de esconderijo e de peregrinações. Sempre que o povo daquela região montanhosa se deslocava para alcançar algum objetivo, enfrentava os obstáculos, as barreiras, as pedras de tropeço, os desafios... Subir ou descer a montanha é sempre um risco: De tropeço, de ataque do inimigo, dos predadores. Ou seja, Montanhas representam problemas, motivos de preocupações, de dor, de angustia, medo, frustração...

Toda montanha é cercada por vales. O obstáculo, o confronto, o ataque, o perigo do desmoronamento é constante e inevitável para quem está nas encostas. Qualquer descuido a pessoa poderá ser lançada no vale. E às vezes ao “vale da sombra da morte”.

Para Davi, Deus é o único capaz de mudar as montanhas do seu lugar. O salmista colocava sua confiança em Deus (o altíssimo) “criador dos céus e da terra”. Uma convicção de fé em de um único Deus, para uma sociedade politeísta. “Não há outro Deus”. Os demônios evocados sob o título de “deuses de Ball” comumente adorados pelos pagãos da época, não tinham poder para tirar a pessoa do sofrimento.

O mesmo ocorre em nossos dias... Os demônios, evocados inicialmente por escravos trazidos da África no século XVI, embora com nomes diferentes e aceitos pela sociedade brasileira como cultura, não tem o poder como o Altíssimo e soberano Deus.

Para Jesus, se tivermos fé, embora que minúscula, podemos remover qualquer montanha: Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível. Mateus 17:20. Portanto, não há necessidade de ficar batendo de porta em porta em busca de refúgio. "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o". I Reis, 18:21. Você não pode ficar dividido. Ou batendo um dia na porta da igreja e outro dia na casa do "pai de santo". 

Qual o tipo de ajuda Deus te oferece? (versículos, 3-8)

Qualquer tipo de ajuda vem do Senhor. O que Deus não faz, (versículos, 3-4):

1. Não deixa tropeçar o teu pé. Não foge daquele que pede ajuda, não vira as costas para o necessitado.
2. Não dorme e nem dormita (não cochila). Enquanto você dorme, Deus está de plantão como sentinela de sua vida, de sua casa, de família.

O que Deus faz, (versículos 5-8):

1. O Senhor é quem te guarda; guarda de todo mal;
2. Guarda a tua vida e guarda as tuas entradas e saídas. Por isso o salmista depositava sua confiança em Deus. Quem se volta, pois para Deus vive sob a sua proteção não apenas temporariamente, mas para sempre.
Está enfrentando problemas? Aos para os montes não o que fazer e nem como proceder? Clame por socorro do altíssimo. Coloque a confiança e esperança no Senhor... Ele o teu auxílio que te livra, te guarda e prover uma saída. Ele não dorme e nem cochila... Clame a Ele agora.
Leia e recomende, comente...
Deus te abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário