sábado, 21 de abril de 2012

Como Deus trata os nossos problemas?


Pr. Silas Malafaia

“Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá”. Isaias, 41:10.
Como Deus trata os nossos problemas? Primeiro: Não fazendo absolutamente nada. E porque muitas vezes Deus faz assim? Porque muitas vezes diante dos nossos problemas, Deus não faz absolutamente nada. Porque Deus fez você, a sua imagem e semelhança com capacidade, com inteligência, com talentos, com aptidões e Deus quer que você desenvolva a sua inteligência. E Deus quer que você tenha experiência para você crescer na vida e se Deus fizer tudo para você, você será um nada.
Jacó roubou a benção de Deus. Ele roubou a primogenitura do irmão. Esaú queria matar-lo. Ele fugiu. Passou um tempo, Deus diz a Jacó: “Sai da casa de Labão (seu sogro) e volta para a tua parentela”. Deus mandou Jacó de volta ao seu problema. Deus disse somente uma coisa a Jacó: “Eu serei contigo”. Como se quisesse dizer: “Agora é com você”. (leia Genesis, 32 e 33). Nesse texto você ver que Jacó usou a inteligência. Não foi revelação, não foi um anjo que deu instrução... Ele usou a sua inteligência. Ele manda mensageiros para Esaú, instrui esses homens como tem que falar com seu irmão. Eles levam presentes e dizem: “Nós viemos aqui porque o teu servo Jacó manda esses presentes para o seu senhor Esaú”.
O que uma conversa não resolve meu irmão? A maneira que você fala, a maneira que você se relaciona com as pessoas pode resolver o seu problema. Jacó usou estratégia, humildade. CUIDADO COM AS PALAVRAS. Talvez o problema que você tem no teu casamento, na tua casa, no teu trabalho... Uma conversa inteligente pode resolver.

Jacó foi inteligente, dividiu o bando e na frente da comitiva colocou os presentes. Ele, porém, vinha lá atrás. Seu irmão vinha ao seu encontro com quatrocentos homens. E quando Esaú indagasse sobre o que era aquilo, os mensageiros deveriam dizer que eram presentes do seu sevo Jacó. “Vou dando presentes e quando ele chegar perto de mim já estará amaciado”. Foi estratégico, inteligente... Deus não precisou movimentar nada e nem mobilizar ninguém, não houve intervenção ou interferência para resolver o problema de Jacó. Deus está com você e em você para resolver o teu problema. Está em você e com você a solução do problema. E não adianta fugir!
Basta você conversar, se humilhar... Seja inteligente escolha as palavras certas. Jacó deu receita a nós. Ele deixou a mulher com os filhos atrás, ele foi o penúltimo.  Esaú quando chegou à frente dele, correu se lançou no seu pescoço, eles choraram, acabou o problema. Um problema que acabaria em morte. O Senhor quer dá um livramento neste problema que você está enfrentando e você está precisando usar a inteligência que Deus te dotou para você saber falar, saber resolver... Esta aí a vitória diante de você.
Como Deus trata os nossos problemas? Segundo: Mantendo o problema. Sim para cumprir os insondáveis propósitos de Deus. Existem problemas que Deus tem propósitos com eles, veja alguns: Leia Hebreus, 12:6 “Deus corrige a quem ama e açoita a quem recebe por filho”. Tem problema que Deus mantém para nos corrigir. Deus trata para poder corrigir. O problema continua para produzir concerto, para corrigir a tua vida, porque te ama.
Leia o Salmo 119:71: “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.” Deus usa o problema para o aprendizado. Tem problema que nos ensina a temer ao Senhor, a conhecê-lo e a servi-lo.
O apóstolo Paulo em II Coríntios, 12:7-8 diz: “Foi me dado um espinho na carne para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim...” Paulo estava apanhando e pedindo a deus que o livrasse, mas ele continuava levando porrada. E Deus diz para Paulo: “A minha graça te basta porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
E daí Paulo vai diz, “De muita boa vontade me alegrarei nas minhas fraquezas para que em mim habite o poder de Cristo, porque sinto prazer nas fraquezas, nas necessidades, nas injurias, nas angustias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então eu sou forte”. Paulo teve problemas para aperfeiçoamento espiritual. O problema está aperfeiçoando a sua vida.
Sabe por que Deus muitas vezes mantém o problema e não resolve? Para a grandeza do seu reino. Felipenses, 1:12 Paulo diz: “E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram (prisões) têm antes proveitosas para a pregação do evangelho.” Deus não livrou Paulo da cadeia. A prisão de Paulo serviu de testemunho para a grandeza do reino de Deus.
Em Filipenses, 1:14 Paulo diz: “também a maior parte dos irmãos no Senhor, animados pelas minhas prisões, são muito mais corajosos para falar sem temor a palavra de Deus”. Por causa dos problemas de Paulo, o animo dos irmãos foram fortalecidos e daí eles pregavam com ousadia o evangelho. O problema de Paulo fortalecia outros. Talvez Deus esteja mantendo um problema na tua vida para que vejam o exemplo da tua fé, da tua fidelidade e tudo que você está passando Deus está permitindo para poder fortalecer outras pessoas.
Como Deus trata os nossos problemas? Terceiro: Esperando que nós usemos os instrumentos espirituais que ele deixou a nossa disposição. A oração, Mateus 21:22 diz: “e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.” Temos que orar para ver a solução de problemas. Fé, é outro instrumento que Jesus deixou, Marcos, 9:23 diz: “Ao que lhe disse Jesus: Se podes! - tudo é possível ao que crê.” Precisamos usar a nossa fé. Outro instrumento, os princípios estabelecidos na Palavra. Leia João 15:7; “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.” Olha a condição: estar nele e a palavra estar em nós.
Como Deus trata os nossos problemas? Quarto: A autoridade espiritual que está em nossas vidas. Em Lucas 10:19, Jesus diz: “Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.” Nós temos autoridade espiritual, mas não usamos, ficamos com medo. Medo do diabo, medo de ameaça... Vamos usar a autoridade espiritual que Deus nos deu e vamos resolver muitos problemas. Muitas vezes Deus nos dá a direção para resolver o problema, mas às vezes a gente não pede. O Espírito Santo fala conosco, uma palavra profética, uma palavra de sabedoria, uma palavra de ciência, uma revelação, uma visão... Deus nos dá uma direção para agir diante dos problemas.
Como Deus trata os nossos problemas? Quinto Lugar: Uma intervenção divina no problema tem momento que Deus diz: “O caso é meu”. Daí não tem homem, não tem demônio, não tem fortaleza, não tem ninguém que possa impedir o agir de Deus. Como Isaías, 43:13: “Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?”. Se Deus quiser Ele pode resolver o seu problema agora.  Ele é o Deus todo poderoso e pode resolver qualquer problema. O Salmo 68:4 diz “Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome é Já; exultai diante dele.” O SEU NOME É JÁ, CREIA NELE.
Mensagem gravada no culto do dia 19/04 na Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, RJ. E transmitido no sábado pela Rede TV.
Transcrito e adaptado por Lúcio Freire

2 comentários:

  1. Eu to assistindo os jogos de futebol através do site www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir
  2. DEUS RESOLVE MEUS PROBLEMAS!

    ResponderExcluir