terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Vencendo nos relacionamentos

Na construção de relacionamentos fortes, precisamos primeiramente conhecer quem somos e o por que da quebra de relacionamentos saudáveis. Ao estabelecer o Seu reino na terra, (em nossa casa, cidade, escola, trabalho e entre os amigos) Deus nos escolheu para sermos colunas do santuário:
“Ao vencedor fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus”. Apoc. 3:12

As colunas são partes importantes numa construção. São elas que dão sustentação a casa. E se a coluna está sobre a rocha (Jesus) é inabalável; e com certeza é um vencedor em todos os aspectos da vida. Até mesmo nos relacionamentos difíceis. Precisamos de fonte de inspiração e você pode ser uma delas. Mesmo que muitas pessoas sejam pedras de tropeço para você, Deus as colocou no seu caminho para o seu aperfeiçoamento.

I – Quem somos? Gênesis, 1:26 e 2:7.

1 – O Homem é pó – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente”.
Não há nada fantástico em relação os elementos químicos que compõem o nosso corpo. O corpo humano é invólucro, uma estrutura sem vida até que Deus o torne vivo com o seu fôlego de vida. Quando retira esse fôlego, nosso corpo retorna ao pó. O valor do homem provém do espírito de Deus. Por isso, cientificamente somos chamados de SER HUMANO.

SER: Devido ao sopro do espírito de vida. HUMANO, vem de HUMO, (terra vegetal) matéria orgânica em decomposição rica em elementos nutritivos para as plantas. Salmo, 90:5-6.
Bem-aventurado aquele que reconhece sua estrutura. LEIA Mateus, 5:3.

2 – DEUS O TORNOU SUA IMAGEM E SEMELHANÇA - “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Gênesis, 1:26.
Fomos criados a imagem e semelhança de Deus, como, se Deus é espírito? Nossos somos reflexos da glória de Deus. Seu caráter se manifesta em nós. Temos capacidade de amar, perdoar, ser bom, ter paciência, fé, ser manso e ter domínio próprio... (Gálatas, 5:22). Tudo o que uma pessoa precisa para ser feliz e se relacionar bem em comunidade.

II – Regras de Conduta

Creio que a primeira conversa de Adão com Eva deve ter sido sobre as regras de condutas. Uma grande necessidade para um bom relacionamento – O proibido e o permitido + Aliança de compromisso, = Responsabilidade.
Qual seria a sensação de ser a primeira e única pessoa no mundo?
Você não é primeira, mas é a única. A única diferença entre você e Adão, é que ele não teve o que você tem: Pai e mãe, infância, irmãos, amigos... Filhos...
Para preencher uma grande lacuna, Deus criou a mulher - Embora tirada do lado do homem, não é igual em aparência e nem tão pouco no caráter.

III – ROMPER AS REGRAS TRÁS CONSEQUÊNCIAS

Normalmente não paramos para analisar as conseqüências de um ato e podemos comprometer uma família, um grupo, uma cidade, uma nação e até a civilização. Foi o que ocorreu com o anjo da guarda e em seguida com Adão.

O Querubim da guarda rompe no céu; (Isaías, 14:12-15; Ezequiel, 28:13-15; e Apocalipse, 12:7-9.

As passagens bíblicas citadas acima indicam que satanás fora ordenado e ungido como um poderoso guardião angelical e tinha acesso ao monte (presença) do Senhor (Ez. 28:14). Portanto sua missão era proteger e cuidar do homem no jardim. Ele prestava contas da vida do homem na terra (Jó, 1:6,7). Não satisfeito com a sua função, o anjo se rebela contra Deus na ânsia de ser igual ou superior ao seu criador. O guardião angelical caiu e em seguia levou o ser humano a praticar o mesmo. Satanás foi expulso da glória de Deus e passou a sobreviver do pecado do homem. O pecado do homem tornou-se o único de sobrevivência de satanás: “Disse o Senhor Deus a serpente, visto que fizeste isso, maldita serás mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó da terra comerás todos os dias da tua vida.” Gênesis, 3:14.
Serpente come pó? Não. Deus se referia ao homem criado do pó da terra.

Adão: (Gênesis, 3:8-10) - Rompe na terra; O pecado tornou o homem rebelde. O relacionamento entre Deus e o homem foi interrompido... É como uma janela de vidro que ao ser quebrada por uma pequena pedra, seus fragmentos jamais podem ser colocados perfeitamente.

Onde estás? Entre as folhas de figueira – Barreira. Toda quebra de relacionamento provoca bloqueio, trauma, troca de acusações... Quanta gente presa, escrava dos seus próprios traumas. Quantas pessoas emocionalmente abaladas, com problemas de comportamento. Neuróticos, esquizofrênicos, hipocôndrios, com dificuldade de relacionamento, recentemente a medicina moderna diagnosticou que cresce o número de pacientes com distúrbio “bipolar” - são aqueles que têm transtornos de comportamento, (Sorri e chora ao mesmo tempo; pode ser muito amigo e ao mesmo tempo pode até matar o outro.
“O ladrão veio para roubar, matar e destruir...” João, 10:10a.

IV – NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

Independentemente de seus traumas e bloqueios, Deus não desistiu de você. Deus te oferece vida nova. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”. João, 3:16.
Jesus afirmou: “... Eu vim para que vocês tenham vida e vida em abundância”. Jesus veio para destruir os efeitos devastadores da quebra de relacionamentos. A janela de vidro pode ter sido quebrada por uma pequena pedra (pecado), mas o sacrifício de Cristo, o perfeito, tornou o vidro perfeito. Ou seja, Jesus deu ao ser humano a oportunidade do perdão, rompendo assim com o pecado. Nossos atos de rebelião provam que descendemos de Adão – o ser vivente. Mas através do perdão, Jesus nos torna espírito vivificante. (renovados dia a dia).
Jesus disse: “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, abrir a porta (do coração) cearei com ele e ele comigo”. Apocalipse, 3:20
“Vinde a mim todos vós que estais cansados, sobrecarregados e eu vos aliviarei...” Mateus, 11:28a.
Isaias afirmou: “... Ele tomou sobre si as nossas e as nossas dores levou sobre si;... Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pela suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada uma desviava pelo seu caminho, mas o SENHOR fez cair sobre a iniqüidade de todos nós”. Isaías, 53:3-10.
João afirmou: “Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. João 1:9.
Agora mesmo, reconheça seu pecado e faça está oração:
“Deus, reconheço que sou pecador e nesse momento me arrependo de todos os meus pecados. Creio que o Senhor pode me perdoar de todo pecado e me purificar de toda mal. Nesse momento renuncio todo caminho mau e toda obra maligna na minha vida. Muito obrigado por me perdoar e me aceitar como eu sou. Agradeço pela vida eterna. Em nome de Jesus, amém”.

Lúcio Freire dos Santos
Pastor, professor e Jornalist

Um comentário:

  1. Fomos criados à imagem e semelhança de DEUS. DEUS é ESPÍRITO. Na sequencia DEUS viu que tudo é lindo maravilhoso precisava de alguém para cuidar de tudo, (da terra saia vapor)DEUS então do pó fez o corpo, soprou as narinas (encheu) e vestiu o ESPÌRITO, agora sim alma vivente: corpo, alma e espírito. por acaso não é essa a sequencia de Gn 1.26 e 2.7. DEUS tenha misecórdia da minha ignorância.

    ResponderExcluir