terça-feira, 5 de outubro de 2010

Que temos nós contigo filho de Deus? Vieste aqui nos atormentar antes do tempo?

Divulgação
A passagem bíblica de Mateus, 8:28-34; tem lições interessantes para os verdadeiros cristãos da atualidade. Especialmente os novos convertidos, bem como aqueles trabalham em locais dominados por forças ocultas e os missionários que vivem em locais onde predominam ocultismo, a corrupção...

Leia o texto: Mateus, 8:28-34
28 - E, tendo chegado à outra margem, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram, que ninguém podia passar por aquele caminho.
29 -E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?
30 - E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos.
31 - E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
32 - E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.
33 - Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados.
34 - E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus, e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse do seu território.

Em sua missão de buscar e salvar o que se havia perdido, Jesus vai à lugares indesejados pela sociedade religiosa. Mais uma vez contrariando os religiosos e fanáticos Jesus atravessa o Mar da Galiléia e vai a Gadara, cidade grega que pertencia a província (estado) de Decápolis, situada a 9 km a sudeste do Mar da Galiléia. Uma das cidades mais importantes da província. Decápolis, embora sob o domínio de Roma, era província independente. Uma região muito rica; seus habitantes na sua maioria trabalham na produção e abate de suíno. Um mercado promissor, pois as demais cidades e regiões, onde residiam os judeus, dificilmente criar porcos, pois os mesmos tinham esses animais como imundos e prejudiciais a saúde.

Gadara por ser uma cidade opulenta e rica “terra dos gerasenos”, seus habitantes não praticavam qualquer rito religioso voltado ao Deus verdadeiro. Naquela cidade predominava a prostituição, o ateísmo, a crença nos deuses pagãos. A falta de comunhão com o Deus verdadeiro atraiu forças espirituais da maldade que dominavam as pessoas, trazendo tristeza e tormento para suas famílias e até mesmo para a sociedade.

1ª Lição:

Lugar onde não se adora o Deus verdadeiro atrai ação demoníaca, Marcos, 5:3-5; Portanto, uma nação, uma cidade, uma casa aonde não se adora ao Deus verdadeiro existe uma grande probabilidade das pessoas serem dominadas por hostes espirituais da maldade. Eis razão do alto índice de pessoas infiéis no casamento, separações, contendas familiares, contendas, fofocas, invejas... Pessoas dominadas, agindo de maneira fora do comum...

2ª Lição:

Existia em Gadara um homem endemoninhado que vivia pelos sepulcros, andando dia e noite clamando pelos montes e sepulcros, ferindo-se com pedras (Marcos 5: 1 a 6 – Mateus 8: 28). Causando pavor entre os seus familiares e entre os moradores dessas cidades. Um homem possuído por espíritos malignos (legiões: acima de dois mil espíritos). Isso significa que aquele homem vivia sob domínio dos espíritos malignos, Por isso tinha força, havia quebrado grilhões de cadeias e ninguém conseguia detê-lo.

Quero chamar sua atenção para a reação dos demônios que controlavam aquele homem e influenciavam o seu comportamento. Ao ver Jesus, a vítima corre ao encontro dele e o adora, porém com uma indagação crucial: “Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?”

Onde quer que se propague o evangelho do Reino de Deus, uma reação natural das forças espirituais da maldade. O evangelho é poder de Deus e onde houver uma pessoa disposta a buscar, a crer no Senhor Jesus, entregar sua vida a Ele, satanás reage, porque sua missão foi e sempre será impedir a pregação do genuíno evangelho. Por isso, o inimigo faz as pessoas usarem disfarces religiosos, cerimônias religiosas disfarçadas de culto a Deus; e quando alguém decide ser diferente e fazer a diferença na sociedade é taxado de fanático, seguidor de pastor etc. Fique atento essa é uma reação normal das pessoas usadas pelo inimigo. Mas ore e creia que Jesus vai transforma-los também.

3ª Lição

Por que a indagação: “Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?“ Satanás conhece muito bem as escrituras e sabe muito bem o destino dele e de seus aliados. “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”. Apocalipse, 20:10; “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”. Apocalipse, 21:8.

Sempre que Jesus alcança uma pessoa, um lar, uma cidade; sempre que você como testemunha e embaixador do evangelho de Cristo evangeliza alguém; sempre que uma pessoa que estava nas garras do maligno é liberta; os demônios que dominavam ou dominam ali reagem porque sabem que vão perder e terão que bater em retirada. Eles sabem que no tempo determinado por Deus o diabo e os seus aliados serão lançados no lago de fogo e enxofre; e quando se sentem ameaçados pelo poder de Jesus, eles ficam furiosos e tentam de toda maneira criar obstáculos para os embaixadores do genuíno evangelho. É a oposição, a dificuldade, a calúnia, a perseguição, acidentes inexplicáveis, etc. Você e eu que lutamos para anunciar o genuíno evangelho, sofremos os ataques do inimigo. O alvo de satanás é matar, roubar e destruir; e qualquer que trabalhem, lute para evitar a morte eterna e a destruição das pessoas, ele entra em cena com seus aliados. Por isso, não vamos desistir, pelo contrário, firmes na fé vamos continuar anunciando o evangelho de Cristo e estabelecendo o reino de Deus até os confins da terra. Se uma cidade se levantar contra nós, se em nossa casa familiares se levantarem contra nós, não vamos desanimar. Lembre-se: a estratégia do inimigo é impedir o avanço do reino de Deus, a pregação do evangelho do reino e a salvação de sua casa, de sua cidade.

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Filipenses, 1:21
Ore também por mim - Comente a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário