segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós

“Levantou-se, pois, Josué de madrugada e, partindo de Sitim ele e todos os filhos de Israel, vieram ao Jordão; e pousaram ali, antes de atravessá-lo. E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial, e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes à arca do pacto do Senhor vosso Deus sendo levada pelos levitas sacerdotes, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis, (haja, contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados, e não vos chegueis a ela), para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir, porquanto por este caminho nunca dantes passastes. Disse Josué também até povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” Josué, 3:1-5.

De acordo com texto Josué com o povo tinha um grande desafio: Chegar à terra prometida. No entanto, havia um grande empecilho: atravessar o Rio Jordão. E não havia pontes sobre ele. O povo não podia atravessar a nado, pois, com eles estavam os animais, as carroças com alimentos e os seus pertences. A melhor maneira de atravessar seria por terra. E atravessar o leito seco somente através de um grande milagre. Mas assim como Deus abriu o mar Vermelho para o povo passar quando saíram do Egito, poderia fazer o mesmo agora. E para Deus abrir o rio Jordão, não era impossível.

Rio Jordão:
O rio Jordão atravessa uma planície pantanosa numa extensão de 11 km; e entra em Merom, sua profundidade ai varia de 3 a 4 m
O Jordão superior compreende desde Merom até o Mar da Galiléia, extensão de 20 km. É um trecho com um declive de 225 m, tornando suas águas barrentas e trechos de propenso a enormes erosões. A correnteza é tanta que 20 km dentro do Mar da Galiléia, ainda se percebe sua força. Neste trecho a vegetação é media e o terreno rochoso, sua largura varia entre 8 e 15 m.
O Jordão inferior estende-se do Mar da Galiléia até ao Mar Morto, numa distância de 117 km em linha reta e 340 km pelo leito sinuoso do rio, largura variando entre 25 e 35 m e profundidade de 1 a 4 m. Este trecho sofre um declive de 200 m, pelo qual o rio desce precipitadamente, formando muitas cascatas.

Por que a santificação:
Num prazo de três dias de oração e reflexão Josué apresenta a melhor alternativa viável para o povo vencer o maior obstáculo para alcançar a terra prometida. “Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”

1. A única forma de alcançar as maravilhas (milagres) de Deus é santificando-se: “Sem a santificação ninguém verá o Senhor” Hebreus, 12:14.Reflita sobre os exemplo abaixo:
  •  Moisés – (Libertador) Escolhido por Deus para libertar o povo de Israel. Providencia divina fez com que ele sobrevivesse no palácio real de Faraó, mesmo com o decreto de que todo menino que nascesse de mulher hebréia seria morto. Por intervenção divina, Moisés sobreviveu e se tornou homem. Aos quarenta anos praticou um homicídio. Foge para as terras de Midiã. Terra aonde posteriormente conduziria o povo de Deus. No entanto, nessa terra o homicida transformado em pastor de ovelhas se depara com uma sarça em chamas de fogo que não se consumia. Aproximou-se do fogo para investigar o que acontecia, ouviu uma voz do meio das chamas. E voz lhe disse “Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” (Êxodo 3:5).
Tire as sandálias: Na cultura Oriental, tirar as sandálias era sinal de respeito. O contato do pé com o lugar santo significa um relacionamento intimo entre o homem e Deus. Os hebreus para entrar na casa de alguém tinham que lavar os pés. Moisés foi ao deserto no monte Horebe, também chamado de Monte do Senhor. E para chegar ao monte do Senhor, ou seja, onde Deus estava, Moisés, embora escolhido de Deus, tinha que se render ao todo poderoso. Para chegarmos ao lugar de Deus, é preciso tirar o calçado da superficialidade.
  • Isaías - foi ao templo em Jerusalém no período da morte do rei Uzias ao adentrar as portas do templo viu o Senhor Deus sobre um alto e sublime trono, e o seu manto cobria o tempo, os serafins (anjos) adoravam o Senhor. Isaias quando se depara com a glória de Deus: “Ai de mim sou homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de impuros lábios”... Reconhecimento do seu estado de homem pecador. Mas se deixou santificar pelo Espírito Santo. Após a consagração: “Eis me aqui envia-me a mim”. Isaías, 6:1-8.
2. Era necessário que o povo oriundo do Egito se desfizesse de todo vínculo com o passado – O mundo. No Egito (o mundo) o povo se tornou rebelde, praticou impurezas, maldades, fez pactos com os deuses pagãos e alguns continuavam trazendo objetos sagrados do paganismo. E para chegar à terra prometida tinham que se desfazer de tudo o que impedia a manifestação das maravilhas de Deus.
Exemplo: Raquel (Genesis, 31:32-35), fez seu marido passar apuros, sofrer perseguição, medo, porque ela levou os deuses de seu pai para a terra da promessa. Jacó fora um homem muito abençoado nas terras de Labão, porque Deus era com ele. O próprio sogro reconheceu isso e admirava-se da coragem e fidelidade de seu genro, mas de repente o persegue acusando-o de ter roubado seus deuses. Ainda bem que Deus os livrou. Mas os deuses debaixo da sela do camelo que a conduzia deu legalidade para satanás atacar Jacó usando seu próprio sogro.

3. Deus nos chamou para a santificação: “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus; ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo”. I Tessalonicenses, 4:3-8;

4. Porque sem a santificação ninguém verá a Deus. Hb.12:14. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Os nossos pecados, o ciúme, a desarmonia nos separa de Deus. Por isso, precisamos buscar a santificação.

5. "Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós". O povo tinha apenas um dia para a santificação; pedir perdão dos pecados; a fim de que Deus usasse de misericórdia e os fizesse atravessar o Rio Jordão. Somente um milagre para que eles alcançassem a benção.

A arca do pacto (Arca da aliança e arca do testemunho).

A arca era um baú de madeira retangular (madeira de acácia) revestido com ouro puro, por dentro e por fora. Tendo 2,5 côvados de comprimento por de 1,5 côvados de altura (1,15 x 0,70 m) tinha uma moldura de ouro, ou coroa ao redor do topo (no hebraico¸ uma palavra diferente da usada para a beira do altar de incenso).

Chamada Arca da Aliança ou Arca do testemunho. Na arca continha as duas tábuas do Decálogo (os Dez Mandamentos). O Livro da Aliança que tratava da lei e das ordenanças, também fora depositado ao lado da arca. E dois outros produtos foram colocados dentro da arca. Um deles era um pote de ouro contendo um ômer (3,6 litros) de maná como um memorial da provisão de Deus: E a vara de Arão que floresceu (Num. 17) da qual saíram brotos e frutificou amêndoas maduras em uma única noite, como sinal da escolha de Deus por Arão para o sacerdócio (Hb. 9:4).

A arca representava o próprio Deus junto ao povo. Deus tinha feito uma aliança com Israel, mas o seu povo tinha quebrado. Mas por sua graça e misericórdia, Deus renovou a aliança, e ordenou que o registro (as tábuas de pedra) deveria ser depositado na arca. Portanto, havendo santificação, consagração, Deus estará presente. Esse é parte predominante do pacto de Deus com o seu povo. E Deus estando presente, as maravilhas acontecem.

Você quer ver maravilhas amanhã? Nos próximos dias, nos próximos meses, durante o ano de 2011? Então consagre sua vida ao Senhor Deus e abandone os pactos passados, os deuses e as práticas passadas. Deixa Deus renovar a aliança com você através de sua santificação.

O Senhor fará maravilhas na vida daqueles que se inclina a Ele. Eu creio que esse ano será um ano de maravilhas para aqueles que se consagram ao Senhor.

Pregação do dia 30/01/2011 – Igreja Nação de Deus, Terra Roxa, PR.

3 comentários:

  1. VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DEFINE COMO VERDADE:

    1º DEUS(Jeremias 10: 10)
    2º JESUS(João 14: 6)
    3º O ESPÍRITO SANTO(1João 5: 6)
    4º A BÍBLIA(João 17: 17)
    5º OS DEZ MANDAMENTOS( Salmo 119: 151-152)
    O verso 152 afirma que Deus os fundou para sempre, isto é, são eternos!

    SEM ESSAS 5 VERDADES NÃO HÁ LIBERDADE!

    NIVALDO OLIVEIRA: nino_belem@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os dez mandamentos não já estão na biblia? ou são uma verdade fora das escrituras? Quer dizer que somente os que estão presos ao sábado estão livres? Cl 1.16-17 nimguém vos pelos sábados. vá ler a biblia!!!

      Excluir
  2. A Palavra de Deus não fomenta um campo de batalha em torno de si mesma. Portanto, ao darmos um conselho a alguém, ou mesmo, ao discordarmos do posicionamento alheio, temos de ter a mesma candura que teve Cristo Jesus, não nos tendo como opositores uns aos outros.

    Cada um tem seu modo de ver, mas a verdade é única, não pertencendo a mim, nem a você. Ela pertence a Deus. Portanto, não menosprezemos a opinião alheia. Afinal, penso que buscamos o mesmo objetivo (Deus, através de Jesus Cristo).

    Antônio Marcos (mkcfo08@gmail.com).

    ResponderExcluir