segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Família, Santuário da vida

A família é o fundamento, da Igreja e da sociedade. Na família, pela vontade de Deus nascem as crianças. Os pais as nutrem, educam e preparam para a vida; no seio da família começa a construção de seu futuro. A família é a mais importante célula da sociedade. Como é a família, assim será a comunidade, a nação e o mundo.
Deus deu ao homem e mulher o dom da fecundidade para iniciar a nossa existência biológica. É o pai e mãe que formam a família eles são os responsáveis pelo santuário da vida. Eles são os representantes de Deus no lar. Deus os colocou como responsáveis pela educação e a formação da família cristã.

A família é a escola elementar da vida, cada criança na família é como uma folha de papel branco e o que nela for escrito primeiro isso ficará para a vida inteira. A criança também é como aquela pequena árvore que pode ser facilmente inclinada ou replantada.

A família ensina a criança às primeiras letras do alfabeto da vida. Os pais podem educar a criança como desejarem; podem dela fazer um anjo ou um monstro, dependendo da educação e da instrução que lhe for dada.

Sobretudo, a educação cristã na família tem grande importância e valor. Para isso existe a igreja como único fundamento da verdadeira educação e formação; os princípios de Deus são os únicos que realizam com êxito a formação da alma da criança. A responsabilidade da educação cristã da criança depende exclusivamente do compromisso dos pais com Deus.

Assim disse o Senhor: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas... Temerás ao Senhor teu Deus e o servirás, e pelo seu nome jurarás. Não seguirás outros deuses, os deuses dos povos que houver à roda de ti; porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti; para que a ira do Senhor teu Deus não se acenda contra ti, e ele te destrua de sobre a face da terra”. Deuteronômio, 6:5-15.

O caminho de Deus não é somente importante para educação integral da criança, mas é também insubstituível. Se quisermos sucesso na família, na sociedade e no trabalho, precisamos andar na presença de Deus. Para isso, a educação na família deve estar pautada na reflexão da Palavra de Deus e a oração; os pais devem ser os primeiros a meditar nas escrituras sagradas e ensinar-la aos seus filhos. Mais tarde, a Igreja e a escola irão ajudar a família nesta missão. “A fruta não cai longe da árvore”. Os filhos que convivem com pais verdadeiramente cristãos, não serão diferentes. Aprendi que devemos criar filhos que podem ser se tornar pródigos, nunca rebeldes. O filho pródigo um dia retorna ao primeiro amor, o ignorante e rebelde é mais difícil. Muitos pais pela indiferença, modismo ou fanatismo tornam-se empecilhos para os filhos. Contudo o pai que ama ao Senhor, que teme ao Senhor torna-se padrão dos fiéis e modelo do rebanho.   

Muitas vezes encontramos os mais diversos problemas na família: famílias marcadas pela violência, atormentadas pelos conflitos, pela negligência e abusos, pelas tragédias. Nós precisamos o manual da vida para encontrar o jeito certo de construir e manter bons lares. Estas regras de formação encontram-se na Palavra de Deus. O santuário da vida está sofrendo e muito doente, mas essa doença pode ser curada, a partir do momento que você pai, você mãe, começar a buscar o Senhor e viver uma vida comprometida com ele.

Não vamos permitir que satanás com seus artifícios destrua o santuário da Deus. Satanás está usando a televisão, o mau costume; e objetos e equipamentos consagrados a ele para destruir família e muitos pais estão investindo nisso. Como? Você não tem tempo para fazer o culto domestico com a sua família, mas permanecem horas assistindo programas de televisão que incentiva a violência, a separação e aos maus costumes. Você tem dificuldade de comprar um CD com musicas que edifica a sua vida espiritual e de sua família, mas passa um dia ouvindo musicas mundanas com eles. Você não tem tempo para locar um DVD com filme cristão para assistir com sua família, mas passa horas assistindo um filme que incentiva a violência, o sexo fora do casamento, a homossexualidade. Pasmem! Mas nos meus aconselhamentos tenho ouvido depoimentos de pais que experimentaram experiências amargas com a esposa e os filhos por ter fascinação por filmes pornográficos.

A internet tem sido uma bênção. Os recursos colocados a disposição dos internautas enriqueceu sobremaneira nossos conhecimentos, ampliou nossos relacionamentos e encontramos pessoas queridas em comunidades virtuais. Porém, como toda tecnologia criada para o bem e torna-se instrumento do mal, a internet tem sido uma delas. Pastores não se preocupam em estudar a Bíblia e se colocar a disposição do Espírito Santo, “na internet encontro uma boa mensagem”. O pai e a mãe não importam o que os filhos estão acessando ou lendo... O importante é que à frente do computador não está incomodando. E desta feita, nada ou quase nada de bom conseguimos passar para o seu futuro. Para muitos é mais fácil comprar um notebook ou computador para os filhos do que uma Bíblia.
Atente para os conselhos de Deus: “Amarás, pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração... Estas palavras que hoje te ordeno, estará no teu coração”. O que está em teu coração pai, mãe? Se é a palavra de Deus... Ensina a teus filhos, fala dela sentado, deitado, ao levantar, quando estiver andando... A palavra de Deus precisa estar em nosso coração e no coração de nossa família. Do contrário, não conseguimos resistir à tentação, o dia mal, e o pecado.

“A luz do corpo são os olhos... Onde estiver o teu tesouro estará também o seu coração”. A multiplicação do mal é conseqüência da falta de conhecimento de Deus. Assim como enganou a primeira mulher e arruinou a civilização humana, satanás vem conseguindo destruir vidas, famílias e conseqüentemente a humanidade através de mentes vazias da palavra de Deus. A preocupação do apóstolo Paulo torna-se angustia e sofrimento em nossos dias: “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura. Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!”

O casamento é banalizado, o matrimonio é maculado; e a Bíblia, palavra viva e eficaz para a raça humana, hoje é chamada de livro homofóbico e lamentavelmente, parte da sociedade cristã, concorda com isso. Segundo o apóstolo Paulo em Romanos 1:18-31, Deus se irou com a perversão dos homens e mulheres, não os destruiu, mas os entregou às suas paixões infames para sua própria destruição. E surpreendemente encontramos líderes cristãos abençoando relacionamentos repudiados por Deus; igrejas concordando com adúlteros, casando pessoas separadas sem observar os princípios bíblicos. Rituais sagrados como a Santa Ceia são oferecidos às pessoas sem que as pessoas sejam exortadas a examinar suas consciências se estão em condições ou não. E estranhamos porque tantos dormem espiritualmente e outros morrem espiritualmente ou conduzem suas vidas sob o domínio da carne.

A sociedade clama e Deus vai cobrar de você e de mim pai e mãe o pecado da nossa omissão. Quando pais estão deixando de educar os seus filhos no caminho do Senhor. Em nossos lares não existe mais orações em família, muito menos o culto domestico. Estamos demasiadamente ocupados no corre, corre do dia a dia, e não temos tempo para os nossos filhos.

Sua família é projeto de Deus e sem ele vai ruir; e qualquer outro arquiteto não conseguirá edificá-la com tanto carinho e exatidão. Muitos deixaram Deus de lado e contrataram aquele arquiteto que veio para matar roubar e destruir. Mas você ainda tem chance de se arrepender e entregar sua vida, sua e sua família a quem a originou por amor a você. Jesus Cristo o Senhor.
Ouça toda quarta-feira às 13h00min, horário de Brasilia o programa Família Santuário da Vida, Rádio Atalaya FM, 96.1 direto de ciudad de Salto del Guairá, Paraguay. Ou via net. www.atalayafm.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário