segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Entre o palco e o altar

É necessário refletir para se levar a discussão esse assunto tão importante para a Igreja. Portanto, nosso objetivo é tão somente despertar o leitor para discutir entre amigos um tema que vem causando tristeza para Deus e discórdia entre os irmãos.
 O Altar de Deus parece voltado para dois aspectos: Naturalmente que o primeiro aspecto, é o espiritual. As pessoas que estão sendo atraídas aos templos para os “cultos” parecem não entender a diferença entre o altar e palco, entre o artista e adorador, entre a platéia e congregação. Parece haver uma confusão na mente das pessoas sobre o assunto. A grande maioria das pessoas que vai aos templos evangélicos não conseguiu definir o que é Altar e o que é palco. E conseqüentemente não conseguem discernir o que ocorre nos templos, se êxtase emocional e espiritualista ou manifestação do Espírito Santo.
Qual a diferença? Existe alguma? De fato, existem várias. Quando nos referimos a “palco”, logo vem a mente um show. Lugar de apresentações musicais, culturais e teatrais. É isso mesmo. Como é emocionante ir a um local aonde pode se presenciar grandes talentos; existem muitas pessoas habilidosas que conseguem emocionar a platéia. Fazendo rir e chorar. Infelizmente muitas pessoas fazem do altar um palco. Usam o templo para mostrar seus talentos e habilidades na tentativa de impressionar multidões. O que vemos diante disso? Qual o resultado? Por um período pode até criar um ambiente de alegria, aparentemente de louvor e adoração, e com isso atrair multidões; mas, com o passar do tempo, vem às frustrações e as decepções, que acabam revelando superficialidade; daí porque muitos se afastam da Igreja. Aparentemente tocam na glória de Deus, mas descobrem que foram enganados. Eis o porquê muitas igrejas se transformarem em rodoviárias. Hora cheia, hora vazia. Hora aparentando um crescimento rápido e de repente uma queda acentuada. Tudo isso ocorre por não se saber o que palco e o que é Altar.
Altar é lugar de adoração, o lugar do sacrifício, o lugar do encontro entre o Criador e a criatura que se tornou filho e agora pode levantar incenso, aroma suave ao Deus Todo Poderoso. É o lugar da aparição divina. Onde as atenções são voltadas para Deus e não para o homem. Leia o que disse Davi: “Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo”. II Crônicas, 29:11-12.
Tem gente tocando na glória de Deus, mas Deus não divide sua glória e nem o altar com ninguém. Não conveniente ao homem receber louvores ou aplausos no altar. No palco tudo bem, concordo. Mas no altar a honra, a glória e o louvor pelos séculos dos séculos pertencem ao Senhor Deus.
Quando as pessoas entenderem que Altar não é palco, vão encontrar Deus e sentir a sua glória. Não vamos confundir presença gloriosa de Deus com êxtase emocional ou espiritualista. Já vi pessoas possuídas por demônios infiltrados no meio da congregação para confundir “os santos”.
O altar diminui o homem e o palco o engrandece, o empolga e o induz a contar vantagem. O altar é para pessoas consagradas. No palco sobe o adúltero, o cantor, o palhaço, o humorista, o “topa tudo por dinheiro”. É palco, local de para apresentações diversas, mas o altar é para pessoas consagradas.
Rasgou-se o véu, mas o altar de continua sendo lugar de adoração, lugar da manifestação da glória de Deus. Algo que impressiona quanto ao ritual do sacerdote quando se dirigia ao altar. Para adentrar no altar ele usava uma vestimenta especial e um detalhe, na vestimenta tinha um sino e uma corda. Se porventura acontecesse algo com o homem de Deus no altar, não era qualquer pessoa que podia entrar para socorrê-lo, o sacerdote teria que puxado pela corda. Muito depois do sacrifício de Jesus na cruz pelos nossos pecados, as pessoas se acham do direito de subir no altar sem qualquer critério. Canta bem, toca bem, tem uma boa retórica? Sobe no altar ministra e a platéia aplaude, elogia, e ai daquele que comentar sobre a necessidade de consagração para estar no altar.
 Para a platéia, não interessa quem ele é a pessoa e como ela está diante de Deus. Porém, para Deus e para a congregação se não há consagração, não há manifestação da glória de Deus.

2 comentários:

  1. graça e paz pastor lúcio sou bispo Rogério da comunidade evangélica ministério vencedor estava procurando algo que verdadeiramente acompanhasse a visão que tenho; a alguns anos estou preparando um material para a escola de adoração do nosso ministério essa é a nossa segunda matéria da escola gostaria de saber se posso utilizar esse material para agregar aos nossos comentários na lição 2 que é a diferença entre palco e altar. meu Email é:
    rfsantos 1967@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Meu amado fique a vontade... Deus o abençoe.

    ResponderExcluir