sábado, 12 de novembro de 2011

Especialistas destacam que estimular a fé em crianças é importante para o crescimento saudável

A sociedade moderna tem se afastado cada vez mais da religião, fazendo com que o tema ganhe menos espaço nas famílias que hoje não seguem nenhuma fé ou mesclam várias teorias dentro de uma mesma casa. O distanciamento e o sincretismo estão refletindo entre as crianças que cada vez estão distantes da fé.
O que muitos pais se esquecem é que a religião ajuda as crianças a assimilarem questionamentos importantes para vida. E não é só isso, segundo filósofos e professores de teologia, o ensino religioso faz com que a crianças tenham auto-estima e esperança.
De acordo com dados da reportagem na revista Cláudia (edição nº11 ano 50) os hábitos religiosos que eram passados de pais para filhos não são levados a diante já que ter uma religião não tem o mesmo significado de respeito como acontecia no passado.
O teólogo e coordenador da Escola Superior de Teologia da Universidade Mackenzie, em São Paulo, Rodrigo F. de Sousa, diz que hoje não existe a expectativa de ter uma religião para ser respeitado pela sociedade, fato esse “que liberta as pessoas para buscar uma filiação por interesse e convicção, e não simplesmente por convenção social”.
Mas por outro lado essa liberdade tem deixado de lado um importante ensinamento no livro de Provérbios que diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Prov. 22:06).
Pesquisas mostram que os jovens entendem que podem crescer espiritualmente sem ter religião, fato demonstrado por um estudo feito nos Estados Unidos onde foram entrevistados 3.290 jovens, de 13 a 17 anos; 75% dizem que não precisam ter religião para crescerem espiritualmente.
No Brasil não há pesquisas, mas o filósofo e professor do departamento de Teologia e Ciências da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o doutor Mario Sergio Cortella, revela a problemática: “O pai é ateu, a mãe é espírita, os avós são evangélicos e os netos serão o que quiserem”.
Cortella afiram a reportagem da revista Cláudia que é indispensável criar os filhos com noções de espiritualidade. “É importante, sim. Ela nos dá a sensação de pertencermos a algo maior, ao magnífico mistério da humanidade que não se restringe à matéria, ao concreto”, diz.
O filósofo também menciona os benefícios desse ensinamento. “Isso traz auto-estima para a criança, faz com que se sinta elevada, incentivando-a a reverenciar a vida – a dela e a dos outros -, os valores humanos e a beleza da natureza. Também traz noções de esperança, que combatem o desespero”.
Dora Incontri, pós-graduada em educação pela Universidade de São Paulo e organizadora do livro Educação e Espiritualidade – Interfaces e Perspectivas (Ed. Comenius) também opinou sobre o tema dizendo que a religião “confere sentido à existência, auxilia no equilíbrio interno e traz apoio diante do sofrimento e da morte”.
Fonte: Gospelprime

Um comentário:

  1. olá, bom dia, essa materia é muito bom, pois dá amplo conhecimento quanto a questão, ou seja: a fé. legal, gostei muito, ´tá de parabéns

    ResponderExcluir