segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O império da ciencia não aboliu a fé

A civilização humana sofreu grandes transformações, especialmente nos últimos 30 anos com o avanço da tecnologia e da ciência. O Homem, como era de se esperar, evoluiu sobremaneira nos conhecimentos e em grandes descobertas. Por um instante muitos cientistas chegaram a acreditar que reinaria o império da ciência, predito por Voltaire e Montesquieu e assegurado por Comte, Marx e Weber, ainda no século XIX. Segundo eles, os seres humanos não teriam necessidade de crenças religiosas na era moderna. Pois reinaria o império da ciência. Com o passar dos anos se percebe que nunca na história da humanidade, a pessoa humana demonstrou tanta necessidade de exercer a fé, quanto nos dias atuais. Apesar das grandes descobertas, a ciência por mais evoluída que esteja não conseguirá atender aos anseios da humanidade. Os homens apesar de todos os seus conhecimentos, jamais poderá criar um remédio para resolver os seus próprios problemas.

Para muitas doenças, a ciência conseguiu desvendar muitos mistérios. Esse avanço faz que o profissional em medicina consiga quase milagres; no entanto temos que admitir que apesar de todo conhecimento, o homem não é capaz de realizar milagres. Nossa dor, nosso sofrimento nos conduz ao exercício da fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus”.

De acordo com estudiosos das antigas tradições, existe uma retomada de interesse pelas antigas crenças visando se aproximar de Deus.

Do outro lado, o que nos preocupa é que o cenário religioso atual aponta para a pluralidade de crenças, ritos e cultos pagãos oriundos dos sistemas tradicionais do oriente; enquanto isso, muitos lideres cristãos abandonaram o verdadeiro culto a Deus e tentam implantar em suas igrejas rituais pagãos disfarçados de cultos ao Deus verdadeiro.

Do descobrimento do Brasil até meados do século XX, católicos e evangélicos importaram à cultura religiosa da Europa, Estados Unidos e África; e impuseram tais ritos e cultos ao povo brasileiro. Esses ritos e tradições criaram barreiras para o povo brasileiro aceitar a ação do Espírito Santo e permitiram o paganismo se transforma em religião no país. Estrategicamente a tradição e o paganismo tomaram o lugar do Espírito Santo no coração dos brasileiros, somente a partir da década de 1970, com o surgimento das igrejas neopentecostais o povo tem sido despertado para um avivamento espiritual. Porém, o ritual pagão permaneceu e foram reconhecidos como religião e atualmente algumas igrejas consideradas evangélicas, usam os rituais pagãos para invocarem o Deus Verdadeiro, a mesma prática usada pelos gurus e pais de sento para invocar seus guias.

O povo cristão precisa estar atento ao ritualismo disfarçado de culto a Deus. O apóstolo Paulo nos faz um alerta: “... temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis”. II. Cor. 11:3-4.

A manifestação do poder de Deus não de água, óleo, sal, toalha, plantas ou qualquer produto ou objeto, mas a fé. A bíblia diz que Deus está atento a oração do homem ou mulher obediente.

Deu te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário