quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Marchar é com você e eu, abrir o mar é com o nosso Deus.

No texto de Êxodo, 14:15 á uma afirmação digna de reflexão, principalmente às pessoas que se sentem impotentes e fracassadas diante dos obstáculos que a vida lhes propõem. Diríamos “num beco sem saída”. Nesse momento pode haver um milagre. E o desafio para você é esse: Continue a caminhada em direção a realização de seus sonhos... Liberdade, paz e alegria.

O povo escolhido de Deus devido às atitudes inconseqüentes dos filhos de Jacó foi conduzido à terra da servidão – Egito. Lá sofreu muitos anos... Deus infinitamente misericordioso decidiu livrá-los da casa da servidão e conduzi-los a terra chamada Canaã, onde o povo teria liberdade, paz e fartura. Para executar seu plano de libertação dos israelitas, Deus chama Moisés, homem criado no Egito e com muita experiência no deserto. O primeiro grande obstáculo para o povo sair, seria convencer Faraó de liberar o povo.

Na terra de Gósen (Egito) os israelitas eram obrigados a trabalhar apenas pela comida. A saída dos escravos deixaria a cidade vazia e acabaria a produção de tijolos. Naturalmente afetaria sensivelmente a economia do Egito, maior produtor de tijolos na época. As obras faraônicas paralisaram... No entanto, Deus tinha promessa para aquele povo. E Deus é fiel, suas promessas são fiéis, jamais o Senhor poderia falhar. Todo obstáculo ou barreira, Deus manifesta o seu poder, a fim de cumprir com suas promessas.

Qualquer resistência humana ou sobrenatural não consegue impedir a benção que Deus tem para você. Não importa quem está tentando impedir; não importa as circunstâncias... A propósito Deus permitiu a resistência de Faraó, para manifestar o seu poder e despertar a fé do povo de Israel. Diante da manifestação gloriosa do Altíssimo, Faraó fora forçado a deixar o povo seguir. Tão logo o povo se retirou, a terra de Gósen ficou vazia, parou a fabricação de tijolos e paralisou a construção das obras faraônicas.

Faraó, então, saiu com seu exército ao encalço do povo. “A alegria do pobre dura pouco”. A caminhada rumo à liberdade foi interrompida. Quando ainda estavam acampados entre as montanhas às proximidades do Mar Vermelho, surge o exercito de Faraó.
A reação: Êxodo, 14:10-14;

“Os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.” “E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito? Não é esta a palavra que te temos falado no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis”.

Às vezes, o problema é tão sério que ficamos como que paralisados, sem ação. Uma doença, uma perda irreparável, um problema financeiro... Imagine o sentimento das pessoas quando se depararam com o mar Vermelho à sua frente; cercados por montanhas e atrás um exercito furioso. Que desespero! Qualquer problema grave que desafia a nossa fragilidade nos deixa em estado de choque. E nesse momento alguém chega e parece ignorar esse sentimento de dor e exclama: O que você está fazendo aí parado?
Quem é você para ignorar a minha preocupação, meu desespero?

Porque clamas a mim?

Quem indaga? Aquele que ao se encontrar com Moisés na terra de Midiã se identifica com o “EU SOU”. O todo poderoso, soberano, altíssimo, magnífico... Sua identidade consiste em seus atributos. E o povo já tinha contemplado suas manifestações... Ocorre que o ser humano é pequeno demais para entender quem é Deus. Mesmo com todas as manifestações, a civilização é mística e precisa ver para crer. Mas para as barreiras que ultrapassam seu poder de defesa, você precisa exercitar a sua fé. Mesmo quando a medicina, a ciência, a razão e própria natureza dizem “não” Daí vai entender a afirmação divina:
Diga ao povo de Israel que marchem! Êxodo, 14:15;

Nós precisamos tomar posse daquilo que Deus nos deu e continuar caminhando. A sua fé pode tirar você de qualquer situação constrangedora.
Marchar é com você e abrir o mar é com o nosso Deus.

Para onde? Siga em frente... Mas e se o caminho não oferece condições? A ordem é marchar... Mesmo sabendo do que Deus é capaz, às vezes nos portamos como o povo de Israel; paralisados e começamos a reclamar. Essa é a característica comum de quem está inseguro. Assim, infelizmente, temos pessoas nas igrejas. São filhos do altíssimo, tem promessas do Deus todo poderoso e ainda reclamam de tudo e de todos.

Deus é fiel, prometeu que estaria com o povo e estava. “E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”.

O maior milagre para salvar o povo aconteceu. O povo de Israel atravessou o leito do mar a seco e quando o exército de Faraó tentou atravessar foi destruído pelas águas do mar Vermelho. Esse é agir do Deus todo poderoso.

Às vezes, o problema é tão grande que ficamos como que paralisados, sem ação, em estado de choque. Mas a ordem de Deus é marchar... Nos aconselhamentos tenho deparado com pessoas profundamente deprimidas, muitas em estado de choque, como se tivesse apenas alguns minutos de vida. Seu desespero indicava a presença da morte... Mas ao crer no Deus poderoso, no dia seguinte parecia outra pessoa.

Deus continua no meio de seu povo e, em meio às pressões do inimigo, ordena: “Marchem” Porque Deus não quer você e eu retornando a casa da servidão. “O nosso maior inimigo já foi derrotado pelo sangue do Cordeiro.” Prossiga e seja mais um vencedor!

Fracassou? Não desanime, não é tempo de parar... É normal ficar abalado com a afronta, com a dor; alguns às vezes entramos em estado de choque... Mas nosso Deus é fiel. E se você for fiel a ele, jamais vai dar as costas para o teu problema, seja ele qual for. Se agora mesmo, você buscar uma resposta da parte de Deus, a resposta é essa: Continue marchando. Para onde? Em direção à promessa, pela fé.

Além da promessa de vida abundante, de estar com você até a consumação dos séculos, Deus tem promessas de vida eterna pra você, então siga adiante.

“O murmurador não segue em frente, ele pára para murmurar. O desanimado não segue, senta e espera as coisas acontecerem”.
Siga com confiança nas portas que o nosso Deus abriu para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário