quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Crescimento dos Evangélicos no Brasil e necessidade do ensino da Palavra

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos ganharam maior representatividade na população brasileira. O segmento evangélico subiu sua influência de 2,6%, no Censo Demográfico de 1940, para 15,4%, no ano de 2000. E a previsão é que no CENSO 2010 o índice aponte 40%.

Rio de Janeiro e Rondônia tornaram-se os estados menos católicos do Brasil. O aumento dos evangélicos ocorreu em todas as regiões do país no período, com destaque para as regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste. As regiões Sul e Nordeste apresentaram menor crescimento. E segundo estatística divulgada pela revista Época da 1ª quinzena julho de 2009, “nos próximos dez anos, evangélicos serão a maioria”. Entretanto, os procedimentos éticos e morais dos que se dizem evangélicos no Brasil, muitas vezes, estão maculados. Apesar do aparente crescimento; do ponto de vista ético e moral, não há muito que se comemorar. Cresceu em número, mas diminuiu na qualidade.

O cristianismo alcançou a Ásia Menor num curto espaço de tempo. Mas o que chamou atenção do mundo foi o nível de mudança na pessoal dos convertidos. Os discípulos de Jesus foram chamados de cristãos. No entendimento dos espectadores da época, homens e mulheres que se convertiam a Cristo, passavam a viver uma vida Cristocentrica (Cristo era o centro de suas decisões). A filosofia dominante da época estava farta do fanatismo e da hipocrisia, se curvou diante dos cristãos semi analfabetos. A mensagem de arrependimento mudou a vida de milhares e despertou a sociedade para um novo conceito religioso, até então voltado ao judaísmo legalista. O cristianismo evoluiu ao longo dos anos, a pregação da palavra de Deus, o testemunho de muitos atraiu milhões, contudo como a igreja de Éfeso, abandonamos o primeiro amor. Existem evangélicos que dão péssimo testemunho.

A igreja moderna abandonou o ensino da Bíblia. A mensagem de motivação, profecias, revelações, culto à prosperidade; livros de escritores renomados no meio evangélico, tomaram o lugar da Bíblia nos púlpitos. O misticismo praticado nas religiões pagãs são adotados nos cultos evangélicos como parte do culto ao Deus verdadeiro, ou sob a alegação de que as pessoas precisam de algo palpável para crer no Senhor Jesus; e precisamos atrair as pessoas (o que importa é número); combater o pecado, apregoar mudança de caráter “pode espantar as pessoas”. Passamos mais tempo tentando adorar do que de joelhos com o coração quebrantado. Se faz mais propaganda das ações do diabo do que se revela a Justiça e o amor de Deus. Em muitas igrejas se extinguiu os estudos da Bíblia, a escola bíblica dominical, o culto doméstico com a família. Hoje se ouve líderes religiosos recomendando livros, revistas, CDs e DVDs de grandes pregadores, mas pouco se recomenda a leitura diária da Palavra de Deus..

Creio que precisamos refletir sobre isso e dizer que é necessitamos urgentemente investir na orientação dos novos crentes através do ensino bíblico para que nossos irmãos possam viver parâmetros cristãos de conduta, não apenas como religiosos.

A Igreja moderna precisa resgatar o ensino da palavra de Deus. Precisamos resgatar o verdadeiro cristianismo conquistado por homens corajosos que acabaram se tornando mártires, a fim de você e eu tivesse conhecimento do amor de Deus.

Os cristãos conquistaram espaço na sociedade durante a grande perseguição dos romanos por causa do bom testemunho que deram. A igreja atual está sujeita sofrer dura perseguição por causa do mal testemunho de muitos que se dizem cristãos. Não ignore a Palavra de Deus, ela continua sendo o conteúdo essencial e fundamental para a mudança de vida.

A Igreja possui a missão de ir, fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que Jesus mandou (Mt 28.19,20). Em muitos casos as pessoas passam a freqüentar as igrejas, mas não recebem um ensino adequado da Palavra de Deus. Falta ensino da Bíblia.
Vamos começar? Por mim, por você, sua família....

Um comentário:

  1. Amado Pastor Lucio, li sua mensagem belissima titulada de Crescimento dos Evangélicos no Brasil e necessidade do ensino da Palavra, essa palavra que nos alcançou, nos tirou de uma mar de lamas em que viviamos, e achavamos que estávamos abafando, fico feliz quando vejo que o evangelho que me alcançou esta aclcançando muitas vidas, e ainda não fizemos nada diante do que Jesus fez por nós, que Deus nos abençoe sempre em nome de Jesus.

    ResponderExcluir