quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pelo fruto se conhece a árvore

“Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore”. Mateus 12:33


Dilma Rousseff e José Serra
As votações com tendência de alta para Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB) levaram a eleição presidencial de 2010 ao segundo turno. Já Dilma Rousseff (PT) manteve sua trajetória de perda de apoio das últimas semanas. De franca favorita até meados de setembro, terá de enfrentar Serra no próximo dia 31 de outubro.

O resultado da eleição em 31 de outubro repetiu o padrão das eleições presidenciais desde 1994. Creio o segundo turno é propósito de Deus. Deus nos dá oportunidade para conhecer melhor os candidatos que pretendem governar o Brasil. E população brasileira precisa conhecer melhor o perfil de cada um. Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) passam pelo crivo da sociedade brasileira. E a sociedade brasileira que demonstra ser cristã deve se preocupar com os princípios éticos defendidos até então. Na certeza de contribuir para a preservação dos princípios que as pessoas de bem desse país defendem, dedico um espaço ao perfil dos candidatos e os projetos no que se refere aos princípios religiosos. Leia, reflita, divulgue e serás um instrumento de Deus para a felicidade da nação brasileira:


Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff – PT

Sua fé e origem política: Mineira de descendência búlgara, 62 anos, bacharel em Economia, Dilma professava ser atéia desde sua juventude quando guerrilheira e comunista. Dilma foi líder nos grupos de guerrilheiros Colina e VAR-Palmares. Posteriormente com o fim do Regime Militar, deixou a guerrilha. É uma das fundadoras do PDT e em 2001 se filiou ao PT.

Embora ultimamente tenha tentado esconder o que aprova e defende, pesam contra Dilma o fato de que o conteúdo do Plano Nacional de Direitos Humanos 3, publicado em 21 de dezembro de 2009 e redigido na Casa Civil sob seu comando, bem como de seu Programa de Governo entregue em julho de 2010 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), trazem terríveis propostas da ala radical do PT. Somente depois de duras críticas, os textos foram alterados. E no 2º turno da eleição, de um dia para outro, Dilma surge com um discurso dizendo contrário o aborto, apenas para tentar enganar o eleitor. Será que a mesma vai retirar o projeto original entregue no TSE?

Estrategicamente Dilma deixou de assumir seu ateísmo durante a campanha. A partir de 2007 quando seu nome passou a ser ventilado como possível candidata do PT a sucessão de Lula, Dilma tornou-se agnóstica. E a partir de maio desse ano, ela vem se apresentando como religiosa. Astúcia para enganar o eleitor.

Em sabatina promovida pelo jornal Folha de São Paulo em 2007, Dilma deu sinais de acreditar em Deus. Na época ao ser perguntada se acreditava em Deus, ela afirmou que sempre foi ateísta e disse não ter religião alguma e nem certeza da existência de Deus. “Eu me equilíbrio nessa questão: Será que há? Será que não há?”

Dois anos depois em entrevista à revista Marie Clarie ela reafirmou que mesmo tendo sido batizada na Igreja Católica quando criança, mas não seguia nenhuma religião.

Em plena campanha e sem ter passado por nenhum processo de conversão em uma religião conhecida, de repente Dilma resolve se declarar pessoa religiosa; agora se diz “cristã, num segundo momento, católica e seguidor da virgem Maria”. Em matéria publicada no jornal Correio Brasiliense de 23 de maio de 2010, diz: “Desde que surgiu seu nome como candidata do PT à sucessão de Lula, Dilma primeiro equivocou-se de responder se Deus existe; depois, disse não ter religião, mas respeita quem é religioso até que decidiu assumir-se seguidora do vaticano”.

Quanto ao aborto:

Dilma é favor da legalização do aborto – O programa original do governo de Dilma entregue ao TSE no início de julho, traz a proposta de legalização do aborto afirmando que o Estado brasileiro reafirmará o direito das mulheres de tomarem suas próprias decisões em assuntos que afetem o seu corpo e a sua saúde”. Depois de ser critica por isso, seus assessores mudaram o texto. Ainda no Programa Nacional de Direitos Humanos 3, publicado em dezembro de 2009 e redigido, como todo decreto presidencial, na Casa Civil, conduzido pela então, à época, ministra Dilma Rousseff, defendia abertamente a legalização do aborto no Brasil. Esse texto foi alterado devido à criticas de católicos e evangélicos.

No encontro de “editores 2010” promovido pela revista Istoé ao responder uma pergunta da jornalista Gisele Vitória, diretora de redação da revista Gente, Dilma afirmou: “O aborto, do ponto de vista do governo, não é uma questão de foro intimo, é uma questão necessariamente de saúde pública. Tem que ser seriamente conduzido dessa forma”. Ao tentar se explicar afirmou: “Atendimento público para quem estiver em condições de fazer aborto ou querendo fazer o aborto”.

Blogs pró-candidatura petista, como “mulheres como Dilma” e blog “Galera da Dilma” costumam publicar artigos em defesa do aborto, tais como: “Papo sério: aborto na juventude” de 6 de maio de 2010, que defende a falácia de que “a não legalização do aborto representa o óbito de muitas mulheres”.

União civil homossexual e adoção de crianças por homossexuais

Dilma é favor de ambas. Em entrevista a TV Brasil dia 21 de julho ela afirmou: “Sou a favor da união civil entre homossexuais”. Ela afirmou que sua posição se deve ao fato de ser “totalmente a favor dos direitos civis”.

Legalização da droga

É contra a legalização, apenas “dentro do quadro que temos hoje no Brasil”. Ela é contra, mas não descarta a possibilidade de aprovar no futuro. Sob outras condições.

José Serra (PSDB)
José Serra - PSDB

Sua fé e origem política – Católico desde criança, 68 anos, descendência italiana, doutorado em Economia, começou sua militância política na Ação Popular (AP) mais conhecida como “esquerda cristã “ um movimento político criado em 1962 a partir de um congresso de jovens católicos em Belo Horizonte. Na AP Serra aderiu a guerrilha.

Durante a Ditadura Militar foi exilado na Bolívia, França, Chile, Itália e EUA. Durante o exílio Serra foi abandonando a ideologia socialista para aderir definitivamente à chamada social-democracia

Aborto

Serra sempre se posicionou contra a legalização do aborto no Brasil. Em entrevista a Carlos Massa, Programa do Ratinho - SBT, em maio deste ano, José Serra garantiu que seu governo não apoiará nenhuma iniciativa para mexer na legislação sobre o aborto.

União civil homossexual e adoção de crianças por homossexuais

Serra é a favor de ambas. Em entrevista a Folha de São Paulo, Serra posicionou-se a favor, no entanto manifestou-se contra as igrejas serem forçadas pelo Estado a aceitarem ou não casamentos de homossexuais. “O Estado não deve legislar sobre casamentos entre pessoas do mesmo sexo em cerimônias religiosas”, pois “essa é uma questão de cada igreja. Cada uma tem a liberdade e autonomia para decidir a esse respeito. Seria uma intrusão dizer que tal igreja tem que fazer isso ou aquilo”. Posteriormente ele declarou que forçar as igrejas a realizar casamentos de pessoas do mesmo sexo seria “ferir a liberdade religiosa no Brasil” “É um assunto que o Estado não entra...” “Cada crença tem a sua orientação. Se uma igreja não quer casar; mesmo havendo a união civil, a igreja não pode ser obrigada a isso”.

Legalização das drogas

José Serra é totalmente contra. Serra defende uma política de combate as drogas baseada na repressão, educação nas escolas e tratamento aos dependentes.

Pense, analise, vote ciente...

Bibliografia: Jornal Mensageiro da Paz, setembro de 2010,  jornal Folha de São Paulo
Comente, fique a vontade.

Um comentário:

  1. parabens pastor Lucio pela a iniciativa de colocar as informaçoes bem certas a nos leitores ...PARABENS PELO BLOG ESTA MUITO JOIA...

    ResponderExcluir