quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Seu destino seria rastejar e pedir esmolas

Ele começou a vida se arrastando e pedindo esmolas. Nasceu, cresceu e parecia que seu destino seria rastejar e pedir esmolas. O coxo viveu assim mais de 40 anos... Até que um dia... Um milagre acontece e as pessoas vêem-no entrando no templo por seus próprios pés, louvando a Deus.

Leia a Escritura: Atos, 3:1-6.

“Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam. Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa. Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. Todo o povo, ao vê-lo andar e louvar a Deus, reconhecia-o como o mesmo que estivera sentado a pedir esmola à Porta Formosa do templo;

O coxo de nascença, como descreve a Bíblia, era incapaz de realizar qualquer atividade física. E quando não era conduzido pelos outros, se arrastava como uma cobra.

Imagine a trajetória de vida daquele homem. Primeiro sua mãe conduz uma criança no ventre, na expectativa de que nasceria perfeito. Esse é o sonho de toda mãe. A criança nasce à medida que o tempo vai passando, os pais percebem que o filho é deficiente físico. Para a sociedade da época, a deficiência física indicava pecado dos pais. Agora, o pai e a mãe, além do sofrimento com um filho deficiente físico, sofrem a discriminação de uma culpa inexistente. A criança já nasceu traumatizada e também sofria a discriminação. Uma vida de “cão”: Incapaz, impotente e miserável.

A criança cresceu se tornou adulto e sua única alternativa de sobrevivência seria rastejar e pedir esmolas. Ainda bem que ele foi inteligente escolheu a porta formosa do templo em Jerusalém - Segundo o historiador Flávio Josefo: “O templo tinha nove portas, que eram revestidas de ouro e prata em todos os lados. A magnitude das outras portas era igual em todas. A porta chamada Formosa, revista de ouro e bronze no exterior do templo, para a qual havia fácil acesso, era de maior valor”. Por ela passavam sacerdotes, rabinos, comerciantes, e muita gente ilustre e rica que diariamente via aquele aleijado, pedindo esmola. E tudo o que faziam era dar-lhe algumas moedas e nada mais – soluções humanas! Mas o pobre coitado continuava paralítico e necessitado.

Os judeus costumavam ir ao templo orar às 9h00min, às 12h00min. e as 15h00min. Os discípulos, especialmente judeus, embora cristãos, seguiam a tradição. Pedro e João aproveitaram à hora nona (15h00min) para adorar a Deus. Ao chegarem a porta formosa são atraídos pelo clamor do homem aleijado. “Por favor, dei-me uma esmola”. Pedro, discípulo corajoso e destemido, olha para aquele homem e desafia a sua fé: “Olha para nós” o homem fita os olhos em ambos e espera uma moeda de prata ou de ouro. Se pela porta formosa entra as pessoas ilustres, esses dois ilustres, atenciosos devem ter algo mais que os outros. Pedro fixa os olhos naquele pobre e miserável sofredor e afirma: “Não temos prata e nem ouro, mas em nome de Jesus o Nazareno levanta e anda”.

Sem tempo para o pobre coitado refletir sobre a situação financeira daqueles homens de boa aparência, Pedro toma-o pela mão direita e o levanta. “Você precisa mais do que uma esmola; você precisa ser feliz. Uma pessoa normal como qualquer outra. Não importa o teu estado deplorável; não importa em que circunstancia você foi gerado ou nasceu; e nem quanto tempo você estar nesse sofrimento terrível. Jesus o filho de Deus pode te levantar, te curar, te livrar dessa lamentável situação de miséria. Até hoje você rastejou, sentiu-se inútil, foi incapaz, mas esse pesadelo acaba aqui”. Ô Glória!

No mesmo instante aquele homem sai andando com seus próprios pés, levanta a cabeça e entra no templo, louvando e exaltando o nome do Senhor.

O plano de Deus é o nosso bem-estar. Deus tem o melhor para você e para mim. Mesmo quando não há esperança, quando parece que seu destino é sofrer, é rastejar... Deus tem um plano especial para sua vida; e os planos de Deus falham.

A medicina talvez não tenha o remédio para teu sofrimento. E você já perdeu as esperanças, e continua dependendo dos outros. Até o momento é sofrimento, humilhação, discriminação... Quanto tempo... Quem sabe, desde o nascimento. Ou desde aquele acidente, ou a tragédia... Quanto tempo você vem buscando uma solução. Quem sabe suas esperanças estão morrendo lentamente como você. Muito provavelmente você esteja vivendo um vazio existencial. Tua angustia parece não acabar.

Você está esperando que alguém lhe ofereça algum dinheiro, um emprego, uma solução? Deus tem mais que prata e ouro para você. Você precisa acreditar nele e abrir o coração para o Senhor Jesus. Reconheça sua incapacidade, sua dor, clame ao Senhor Jesus por socorro... Quem sabe até o momento você tem batido em tantas portas... Pare! Bata na porta formosa: a porta do coração do Pai; a porta da manifestação da glória de Deus. Peça a Jesus que estenda a mão pra você e tire você dessa paralisia, dessa dormência espiritual. Ore ao Senhor, conte a ele a sua dor... Ele quer te levantar agora mesmo!!!!!!!!!!




Um comentário:

  1. Achei muito edificante pois muitas ,pessoas apesar de conhecer Jesus,continuam paraliticos espirituais.

    ResponderExcluir