segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O profano maquiado de sagrado invade as igrejas cristãs

Divulgação
Na sociedade atual, o modo de praticar o cristianismo está saindo da esfera espiritual e se deslocando para uma religiosidade maquiada de sagrada, que apresenta sinais de avivamento pentecostal, o mesmo é denominado de “gospel”, nada, porém, tendo a ver com o avivamento bíblico. A linha que separa o profano do sagrado é tão estreita que necessitamos do discernimento do Espírito Santo para descobrir quem é quem.

A ideologia inter-religiosa desenvolvida no Brasil nos últimos tempos coloca todos os segmentos religiosos na mesma panela e afirma que toda religião é boa. Não importa os seus princípios, tradições e objetivos.

O cristianismo estabelecido por Jesus através da sua morte e ressurreição, tem como finalidade única de salvar e buscar o perdido; ou seja, resgatar o caráter divino na pessoa humana. Esse objetivo sofreu mudanças radicais e adotou os rituais judaicos e, praticas e tradições pagãs; fazendo o sagrado e o profano andarem juntos como se fossem aliados, embora os objetivos sejam apenas arrebanhar multidões doentes espirituais e fisicamente, usando o nome poderoso de Jesus.

Jesus veio para salvar e libertar os perdidos. Porém, a forma como Jesus está sendo apresentado torna o sagrado, profano. Nem, tudo que é feito em nome de Deus ou em nome de Jesus, tem a aprovação divina. A meu ver o profano está na mesma linha do sagrado, quando deixamos de orientar as pessoas mostrando através da Escritura Sagrada que para receber os benefícios divinos as pessoas precisam obedecer aos mandamentos de Deus. “Buscai em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” Mat. 6:33; E ainda “Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno... o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira. Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres.O Senhor entregará, feridos diante de ti; os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Deuteronômio, 28:1-8;

O texto afirma que a pessoa obediente aos mandamentos às bênçãos do Senhor Deus os perseguem. Aonde você vai, aonde põe a mão, aonde residir, os seus filhos, sua dispensa, seus animais... Enfim tudo será abençoado. No entanto, é impossível aceitar que pessoas religiosas, que semanalmente vão à igreja, vivem como se estivessem debaixo de maldição. Deus teria falhado? Suas promessas estão apenas no papel e vez por outra na boca de alguns “profetas”? Tenho acompanhado pessoas que fazem campanhas e mais campanhas de orações, oferecem sacrifícios, conseguem depositar no gasofilácio todo o dinheiro que tem no bolso, outros acabam assumindo compromissos públicos sem perceptivas de entradas, mas pela fé põem Deus à prova em busca de “conseguir bênçãos”. Não quero que você entenda que estou dizendo que está errada essa atitude, a Bíblia ensina o exercício da fé para alcançar bênçãos e milagres. O que me preocupa é a decepção das pessoas que sem conhecimento, acabam frustradas, culpando a Deus pelo fracasso e acusando os líderes de promoverem cultos para “roubar dinheiro do povo”. O problema que o povo não está sendo ensinado a obedecer a Deus. Está aprendendo a fazer barganha com Deus. Prova é que a grande maioria não tem alcançado as benções almejadas. É importante deixar claro que as bênçãos são resultados de uma vida debaixo da orientação de Deus. Qualquer pai tem prazer de dar o que o filho pede quando o mesmo tem prazer em obedecer e fazer o que ele manda. Além disso, as bênçãos de Deus têm objetivos, e o primeiro deles é glorificar o nome do Senhor. Conheço dezenas de pessoas que enquanto estavam em situação difícil e delicada, diariamente buscavam ao Senhor, depois que foram abençoados, simplesmente sumiram. A benção serviu de maldição, porque a pessoa não estava preparada para recebê-la, se tivesse, não teria abandonado o caminho de Deus. Esse tipo de pessoas se alimenta das migalhas que caem da mesa; embora o Senhor lhes ofereça a oportunidade de participar de um banquete diário na sua presença.

“... Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar”. II Crônicas, 7:14-15.

Se você se humilhar na presença do Senhor nosso Deus, busca-lo de todo o coração e se arrepender dos seus maus caminhos, você não precisará “emprestar a fé” de quaisquer que seja o líder religioso, não precisará recorrer à imagens esculpidas por mãos humanas e nem tampouco praticar rituais macabros ou arriscar a sua vida para receber uma bênção divina

Quero que o amigo leitor entenda que meu objetivo não é combater quaisquer prática religiosa, respeito a convicção de fé das pessoas, mas faço um convite a você pesquisar na própria palavra de Deus, se estou dizendo a verdade. Experimente buscar a Deus, se humilhando, desviando-se dos maus caminhos e abandonando o pecado e você vai experimentar as maravilhas de Deus sobre sua vida, sua família, seus bens e patrimônios. As bênçãos de Deus irão perseguir até mesmo com aqueles que estão ao seu redor. Ô Glória.

Os princípios de Deus são imutáveis. Pela sua infinita misericórdia e graça, Deus mudou os seus juízos, mas não mudou os seus princípios. Por exemplo: Deus estabeleceu o principio do casamento, mas por causa da dureza de coração do homem e mulher, Deus permitiu a carta de divórcio, mas não mudou o mandamento do casamento. E o mandamento é que ambos, marido e mulher permaneçam unidos até que a morte os separe. Deus ordena que somente a Ele a pessoa adore e preste cultos (veneração). Êxodo, 20:1-3. Influenciados pela cultura pagã da época, a liderança religiosos do século IV desenterraram os corpos dos mártires do cristianismo e os colocaram sobre altares, a fim de que o povo os adorassem, atribuindo a eles milagres realizados em nome de Jesus. Atos profanos “abominável aos olhos de Deus”. E esses elementos do rito pagão primitivo predominam até hoje na igreja, contudo Deus não aceita dividir a sua glória com ninguém...

Com a descoberta do Brasil, portugueses católicos trouxeram africanos como escravos e estes por sua vez, trouxeram suas crenças e rituais e mesmo sendo obrigados a freqüentarem a missa, não deixaram suas praticas e evocações espiritualistas, e depois de centenas de anos, surge o que chamam de cultura afro-brasileira. Essa cultura revela seu credo: A igreja católica tem a senhora Aparecida, São Jorge, São Benedito... Na cultura afro-brasileira, são chamados de Yemanjá, Ogum, Preto Velho e etc... O povo que se diz acreditar em Deus recorre aos pais de santo, aos guias, (espíritos malignos) na tentativa de buscar solução para seus problemas e até mesmo destruir seus concorrentes. Como afirmou certa vez um sacerdote: “Se formos combater o ocultismo, a cartomancia e a bruxaria na igreja, vamos esvaziar nossos templos”.

Como se não bastasse, segmentos evangélicos, bem como lideres da Igreja Católica, recorrem ao misticismo pagão para atrair e arrebanhar multidões; o povo sem conhecimento, sem discernimento; aceita tudo de bom grado porque eles usam o nome de Jesus. Sal, água benta, banhos etc. fazem parte dos rituais religiosos como se Deus agisse somente através desses rituais. “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias, 4:6. Por que não ensinar o povo? Porque acabaria com a estratégia do pai da mentira e do engano.

Jesus disse: “Quem conhece a mim, conhece o Pai que me enviou, e quem conhece o Pai, obedece os seus mandamentos”.

João o evangelista afirma: “Tudo que pedimos, dele (Jesus) recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que lhe é agradável”.

Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve”. Mateus, 11:28-30.

Te proponho a fazer uma troca com Jesus, tome o seu fardo e entregue os seus a Ele: O Dele é a vida eterna, amor, paz, alegria, paciência, humildade etc. Num espírito de arrependimento apresente a ele os seus: Rancores, ódio, lascívia, maledicência, imoralidade, prostituição... Abandone tudo isso no altar do Senhor que ele é rico em perdoar. Não se iluda, não continue carregando tudo àquilo que te causa sofrimento, miséria e dor. Deus através de Jesus te oferece a oportunidade de participar de um banquete diário na companhia dos irmãos, dos anjos, sob a direção do Espírito Santo, que te dá o dom para discernir e conhecer o profano e optar pelo sagrado. O joio e o trigo vão continuar, mas muito breve ambos serão revelados.

Um forte abraço.

Um comentário:

  1. Eu tenho percebido no meio em que convivo que as pessoas (finalmente) estão retomando a consciência do plano de Deus para as nossas vidas (que é a salvação). Infelizmente notamos que as igrejas tem adotado algumas práticas (e na maioria das vezes todas elas) da teoria da prosperidade e isso me entristece muito porque Deus, que é soberano e rei, tem sido colocado na posição de servo. Eu espero que o tempo da revolução espiritual esteja começando e finalmente se separe o joio do trigo.

    ResponderExcluir