quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Uma oração simples pode mudar tua história.

Talvez você, como eu, você levantou-se cabisbaixo com os seus problemas e não tem perspectiva de mudança ou solução. O coração parece apertado diante dos desafios do cotidiano. Quem sabe você já bateu em muitas portas e todas as essas portas continuam fechadas. O que fazer? Sugiro uma oração sincera que reflita o que ocorre em seu interior. Porque Deus te conhece, sabe o que se passa e como te livrar dessa angustia.

Na madrugada desta quarta-feira, 03 de novembro, eu falava com Deus e meus olhos foram conduzidos para uma passagem bíblica sobre a oração de um homem chamado Jabes. Ao ler o texto senti que deveria dobrar os joelhos e invocar o nosso Deus.

Diz a Bíblia: “Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz).. I Cronicas, 4:9.

Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira. I Crônicas, 4:9-10;

Pouco se sabe sobre a vida de Jabes, o que sabemos é suficiente para entender a sua oração. Jabes, (significa: ele causa dor) pessoa que causou sofrimento à mãe desde o seu nascimento. Mas Deus o constituiu ilustre guerreiro da tribo de Israel. Ele acreditava nas promessas de Deus e confiava que iria conquistar a terra da promessa. Porém, precisava superar os obstáculos e vencer os inimigos. E Jabez sabia exatamente a quem se dirigir para obter ajuda nessa empreitada. Ele sabia das suas limitações e tinha plena consciência que jamais conquistaria qualquer espaço, a não ser com a ajuda de Deus.

A oração de Jabes consiste em quatro pedidos:

1. "Se me abençoares muitíssimo..." - Jabez queria as bênçãos de Deus na batalha contra os inimigos, os cananeus. Para tanto, humildemente pede a Deus que o abençoe. “Bem-aventurado o humilde de espírito”, ou seja, feliz o homem que reconhece suas limitações e recorre ao Soberano pedindo ajuda. Contudo Jabes acreditava e rogava a Deus que o abençoasse. Você reconhece que é incapaz de resolver seu problema? Acredita que Deus pode te abençoar muitíssimo? Então não perca tempo, clame a Ele agora mesmo e não se preocupe com palavras bonitas. Se tiver fé, não importa o tamanho do problema.

Ultimamente se houve muito sobre oração forte. Essa oratória inibe as pessoas de abrirem o coração para falar com Deus o que sentem. Quero que você entenda: Não existe oração forte, mas sim um Deus grande atento a sua humilde oração. Outra heresia que constante ouço pastores afirmando em seus programas de televisão: “Se você não tem fé, eu empresto a minha fé” À fé é uma convicção pessoal, não há como emprestar ou ceder. Tem pessoas com o dom da fé, que demonstram crer mais do que outras. A bênção de Deus é importante pra você.

2. “... e estenda os meus termos ampliares..." - Naquele momento da história de Israel, eram divididas e entregues as terra que tinham sido conquistadas, conforme a promessa divina. Como essas terras permaneceriam como herança as famílias dos líderes do povo de Israel, Jabes queria uma boa e grande área de terra. E por isso pediu a Deus que ampliasse sua área.

De acordo com o contexto da história, Jabes não pretendia uma grande área para futuramente vender ou explorar seu semelhante. Ocorre que sua família era grande e ele tinha planos de abençoar os pobres. Tanto que quando Deus o abençoou com uma grande área, ele separou uma área para a escola de escribas (estudiosos da escritura).

Talvez você tenha visão de crescimento, mas seu espaço é pequeno, quem sabe você tem projetos guardados, mas ainda não conseguiu tirar do papel ou da memória; ou talvez você gostaria de construir seus sonhos, mas seu salário é pouco, ou está desempregado. Quem sabe você gostaria de oferecer uma boa educação para seus filhos e não tem recursos... Peça a Deus que amplie sua renda, sua área de ação, seu trabalho... Sonhe os sonhos de Deus para a sua vida... Faça planos e coloque no altar de Deus. Peça a ele que o ajude a mudar de vida, tornando um bom pai, uma boa mãe; Peça renovação de vida, restauração de seu lar, de seu casamento... Senhor amplia os meus horizontes, fase-me enxergar além da ponta do meu nariz.

3. "... e se a tua mão for comigo..." O maior obstáculo para Jabes naquele momento era vencer os cananeus, inimigos cruéis, a batalha contra eles era inevitável e difícil, mas Jabes, sua família e seu exercito precisava vencer... Embora Deus tivesse prometido estar com os israelitas e dar-lhes a vitória. Jabes temia a derrota. O que é perfeitamente natural para qualquer pessoa que está diante de uma batalha. Jabez queria a mão de Deus sobre ele. Quem não deseja a mão de Deus sobre sua vida nas batalhas do dia a dia? Então peça a Deus que estenda a sua mão sobre você, que coloque a mão sobre você nessa batalha. Inúmeras vezes quando o povo se encontrava num beco sem saída, Deus estendeu a mão e eles conseguiram vencer. Clame ao Soberano Deus agora mesmo. Aonde você for, aonde pisar; quem vai enfrentar... Peça ao Senhor que estenda a sua mãe.

4. "... e fizeres que do mal não seja afligido!" - Segundo relato da história dos povos antigos, os cananeus praticavam a feitiçaria e toda sorte Magia Negra. E Jabez sabia que estaria enfrentando não somente os soldados cananeus, mas também o poder sobrenatural que agia através deles — os demônios. Jabez conhecia bem o poder da feitiçaria e sabia que estaria enfrentando os tipos mais terríveis de encantamentos e maldições demoníacas que seriam lançados contra ele. Ele sabia que seria o alvo pessoal dessas maldições satânicas, era líder, deseja o bem-estar de sua família e das pessoas que iriam viver com ele naquelas terras. Jabez sabia naquela terra tinha os mais poderosos feiticeiros que realizariam rituais poderosos contra ele, para tentar evitar que ele fosse vitorioso. Mas ele clama a Deus que o preservasse dessas maldições malignas: "Faças que do mal não seja afligido!"

Na sua batalha, você precisa de proteção divina. Por isso, em sua oração modelo nos ensinou que orássemos assim: Livra-nos do mal. O maligno está presente aonde que você vá. A batalha, a inveja dos que nos cerca, o ciúme, a calúnia, é a prova evidente da presença maligna agindo para te afligir e causar dores, mas dobre os joelhos e levante a voz para o alto, clame ao todo poderoso.

“Quando olho para os montes, de onde me virá o socorro? Meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”. Salmo 121:1-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário