terça-feira, 10 de maio de 2011

A disciplina como a pedagogia do amor

A Bíblia diz: “É bom corrigir e disciplina a criança quando todas as suas vontades são feitas, ela caba fazendo a sua mãe passar vergonha” Provérbios, 29:15; A Escritura Sagrada também diz: “Disciplina o teu filho enquanto há esperança”. A disciplina é a pedagogia do amor. Ser pai ou mãe é um grande desafio.
Qual é o propósito essencial da aplicação da disciplina no processo de educação? A formação do caráter dos filhos. Excesso de carinho sem disciplina e sem limite pode resultar num filho delinqüente.
A pergunta que a maioria me faz quando me ouve falar sobre disciplina é esta: Por que a disciplina é fundamental para a formação do caráter de uma criança? Pai, mãe, não se esqueça a Bíblia diz que você é um guerreiro e os meus filhos são flechas na mãe do guerreiro. Meu filho é uma flecha nas minhas mãos. O que significa dizer que o destino dos meus filhos está nas minhas mãos. Os meus filhos repetem o meu comportamento. Os meus filhos aprendem a ser de acordo como eu sou.

Porque a disciplina é fundamental no processo de formação do caráter dos nossos filhos?

Porque a disciplina desenvolve o senso de responsabilidade e respeito à autoridade dos pais. Nós estamos vivendo um momento de crise de autoridade dentro da família. Quem é que manda na sua casa? Os teus filhos se submetem a sua autoridade? Os teus filhos são filhos submissos? Os teus filhos respeitam hierarquia dentro de casa?

Para que serve a disciplina?

A disciplina serve para que o filho desenvolva senso de responsabilidade e respeito à autoridade dos pais. A disciplina serve também para que os limites sejam respeitados. Filhos que são disciplinados pelos pais respeitam limites. A disciplina ensina a obediência e a submissão.
Agora muito cuidado com a aplicação da disciplina. Tem filhos que diz: “Meu pai e minha mãe não me disciplinam; me agridem.

E qual é a diferença entre a agressão e a aplicação da disciplina?

“Eu quando criança, levei muitas varadinhas, não traumatizou; levei algumas chineladas não me traumatizou. “Bem aventurados são os filhos, cujo os pais lhes aplicam a disciplina. “Não afaste a vara da disciplina do teu filho”. “Castiga o teu filho enquanto há esperança”. Em Provérbios 13:24 diz: “O que não faz uso da disciplina odeia seu filho, mas o que o ama desde cedo o corrige.”

Como aplicar a disciplina?

Aqui que está o segredo:
Primeiro: Aplique a disciplina com equilíbrio emocional. Quem aplica a disciplina emocionalmente desequilibrado, faz bobagem, agride, machuca, fere...
Segundo: Deixe claro para o filho ou a filha, que a disciplina é um ato de amor. A Bíblia diz que a varinha da disciplina é para as costas do filho insensato.
Terceiro: Aplique a disciplina consciente do que está fazendo.
Quarto: Nunca discipline seu filho ou sua filha publicamente. Ninguém tem o direito de expor o outro a vergonha. Você, eu, nós pais não podemos expor os nossos filhos a vergonha. Por isso aplique a disciplina de forma lúcida. Aplique a disciplina num lugar recluso.
Quinto: não anule a disciplina aplicada pelo pai; ou pai não anule a disciplina aplicada pela mãe. Pai e mãe devem estar em harmonia na aplicação da disciplina no processo de educação dos filhos.
Deus abençoe você e toda a sua casa.
Pastor Josué Gonçalves
Transcrito por Pr. Lúcio Freire

Um comentário:

  1. Concordo!
    2013 anos depois... D C
    ainda muitos, cegos espiritualmente, dizem que a "BÍBLIA" é coisa do passado.
    Muitos a leem e não entendem nada. Ela os confunde.
    A essência da palavra realmente se revela somente aos puros de coração. Aos que buscam a verdade. "Conheceis a verdade e a verdade vós libertará".
    Esquecem por vezes que a "BÍBLIA" não possui prazo de validade. Ela é "ETERNA"!!!
    O ser humano pagará o preço da desobediência.
    Escrito está: "Passará o Céu e a Terra, mas as minhas palavras não hão de passar"!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir