sábado, 17 de março de 2012

Bancada evangélica ameaça impedir a venda de bebidas alcoólicas durante a Copa do Mundo de 2014

A Fifa vem exigindo a liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014. A entidade estaria conseguindo modificar a legislação brasileira atual, através do recurso de criar uma “Lei Geral da Copa”, que atenderia aos interesses da entidade. A venda de bebidas alcoólicas nos estádios é proibida pelo Estatuto do Torcedor. 
Segundo o jornalista Ilimar Franco, do jornal O Globo, há um movimento da bancada evangélica para derrubar a proposta no plenário da Câmara Federal. O Ministério Público, que vinha tentando barrar na Justiça a liberação, ganhou o apoio dos deputados religiosos. Eles são contrários, alegando que, para os patrocinadores, basta à publicidade nos jogos. 
A votação da Lei Geral da Copa foi mais uma vez adiada, pois seu relator, o deputado Vicente Cândido (PT/SP) teria sido surpreendido numa reunião por um representante da Casa Civil, que afirmou: “o governo não tem nenhum compromisso com a FIFA para a liberação de bebidas alcoólicas”. 
O governo teria recuado após um movimento de evangélicos como Anthony Garotinho (PR/RJ) que juntamente com outros 80 deputados fecharam questão contra a liberação da venda de bebidas durante os jogos da Copa. A bancada católica militante, liderada pelo deputado Eros Biondini (PTB/MG) tomou a mesma posição. Após fazer as contas, o governo constatou que a derrota seria inevitável. 
A FIFA acredita que a imagem de torcedores bebendo nos estádios é uma publicidade estratégica para a indústria de bebidas, parceira da entidade nas competições pelo mundo, principalmente na Europa. 
Os deputados contrários à liberalização das bebidas alegam que a permissão pode aumentar casos de violência nas arenas.
Sem um dispositivo que regule a venda de bebidas alcoólicas, a FIFA teria que negociar com cada um dos Estados para conseguir autorização para comercializar os produtos.
Possivelmente deverá surgir a proposta de uma legislação que libere a venda de bebida alcoólica, mas os torcedores só poderão consumir em locais específicos das arenas.
Com informações O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário