quarta-feira, 6 de abril de 2011

E quando tudo foge ao meu controle?

Um terremoto abala a base de nossa segurança; um tornado faz toda uma vida de riquezas irem pelos ares; uma bala atinge um ente querido e muda a história da família; um motorista embriagado tira a vida de um inocente; um divórcio destrói o lar. Tragédias nacionais e internacionais fazem o mundo parecer um lugar assustador, onde o mal aflige e aparentemente, tudo parece estar fora de controle. As notícias de bombardeios, golpes, assassinatos e desastres naturais podem nos levar a pensar que a situação está fora de controle. A cada dia as pessoas parecem mais violentas e cheias de maldades. O ódio, a inveja parece tomar conta de todos. Pessoas de todas as idades e seguimentos sociais ou religiosos parecem revoltadas com Deus e consigo mesmo. Meu Deus, o que está acontecendo?

A civilização humana está em suspense, estagnada, mergulhada em tristeza e desespero. O que fazer? Reflita comigo sobre uma situação vivenciada por um adolescente há quase vinte e seis séculos atrás.

O jovem Daniel sentiu na pele a dor quando viu sua cidade destruída, Jerusalém foi arrasada pelo exército do rei Nabucodonosor. Muitos de seus parentes e amigos foram mortos durante a guerra contra Judá. Daniel e milhares de amigos foram deportados para uma terra estrangeira e cercados de pessoas invejosas e ciumentas.

Qual o caminho a seguir, que decisão tomar, se é que ainda há forças para fazer alguma coisa.

Desistir, entrar em desespero? Não. Apesar da idade (aproximadamente 15 a 16 anos) Daniel foi corajoso e tomou algumas decisões. Primeiro manteve-se firme na fé em seu Deus, pois crendo em Deus sabia que as circunstancias eram passageiras; e Deus era soberano para intervir, sustentar e dar vitória. Para Daniel, Deus era soberano e estava no controle de todas as coisas. E para enfrentar a tragédia, a perda, as provocações dos adversários (invejosos e ciumentos) e as provações criadas em torno disso. Daniel manteve-se firme em oração. A chave para a vitória sobre qualquer situação dolorosa seja ela provocada por uma tragédia natural ou resultado da violência; seja provocada pela inveja, ciúme, ou ódio. O caminho é a oração e a firmeza de fé.

O jovem Daniel, com coração abalado pela dor da destruição e da saudade de sua casa, de seus pais, mantém-se fiel ao seu Deus. E o seu Deus de toda graça e consolação, lhe concede oportunidade de ocupar posição importante no governo babilônico. De intérprete de sonhos, o jovem é levado ao palácio. Se não bastasse a angustia da perda, começa a perseguição dos seus opositores. Mas para ele o caminho é a oração.

Por se recusar a curvar-se ante a estátua de ouro, Daniel e seus amigos: Azarias, Hananias e Misael, foram lançados na fornalha. Segundo o próprio Daniel, a fornalha depois de aquecida, ficou tão quente, que dos homens que os lançaram na fornalha morreram devido o forte calor. E o rei, arrogante indaga: “Qual o Deus que poderá vos livrar das minhas mãos?” Daniel, 3:15b.

A resposta foi imediata: “Não necessitamos de te responder sobre esse negócio. Eis que o nosso Deus, a quem servimos é que pode nos livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”. Daniel, 3:16b-18.

Apesar da pressão para negar a Deus, os jovens se mantiveram fiéis sem se importar com as conseqüências. A confiança em Deus era maior que o temor da fornalha. A confiança no Senhor supera qualquer temor e encoraja sob qualquer dificuldade.

O espanto do adversário: “Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo?” “... Eu, porém vejo quatro homens soltos e nada há de lesões neles;” Aleluia! Glória a Deus. Deus jamais desampara o justo e jamais abandona o que clama. O inimigo poderá nos lançar no fogo, mas Deus estará conosco na fornalha e nenhuma chama arderá em você ou em mim". Isaias, 43:1-3a. “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador...

O inimigo vislumbra a presença de uma quarta pessoa entre as chamas e os homens continuam intactos como se nada tivesse acontecido. A presença do sobrenatural não apagou as chamas, mas inibiu seu poder de destruição. Para alguns teólogos poderia ter sido um anjo ou o próprio Jesus Cristo que esteve presente na fornalha. Para mim não vem o caso, o importante é que no momento da provação, da luta, do enfrentamento, Deus enviou alguém do céu para acompanhar estes jovens fiéis no momento da provação.

A mesma coisa ocorre conosco hoje, talvez seja inevitável a dor, o enfrentamento, a tragédia. Mas precisamos crer e confiar no Deus que servimos porque ele, sempre que precisamos, ele age de maneira sobrenatural e nos envia o socorro. “Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”. Salmo, 121.

Assim também foi quando Daniel e seus amigos, enfrentaram a cova dos leões. A inveja e o ciúme dos seus inimigos provocaram a ira do rei Dario e novamente, os amigos Azarias, Hananias e Misael foram lançados, desta vez na cova dos leões. Mas o Senhor Deus, todo poderoso, livrou seus filhos da boca dos leões.

Quando o inferno se levantou contra Daniel, ele não desanimou e nem tão pouco, saiu pelas ruas reclamando, blasfemando contra o Senhor, mas se colocou de joelhos durante vinte e um dias e o Deus de toda consolação enviou o socorro... Nem que para isso, convocasse o general do exercito angelical.

“... Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo. Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me...” Daniel, 10:11-13.

A situação fugiu ao teu controle? Estás enfrentando provações terríveis? Busque o Deus todo poderoso, confie Nele... Que, se necessário for ele vai mover o sobrenatural para te socorrer.

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário