sexta-feira, 1 de abril de 2011

Oh, língua!

Divulgação
Claro que você já ouviu essa afirmação. Uma afirmação muito comum entre nós, especialmente quando alguém começa “espalhar o seu veneno”. Interessante que se condena tanto a fofoca, mas raramente você encontra alguém que repreende publicamente o fofoqueiro. Pelo contrário, oferecemos munição para o maldito.

Meditando sobre as sábias palavras do apóstolo Tiago, 3:1-12, gostaria de refletir sobre elas... Leia o texto, por favor:

"Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro. Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce".

Extremamente clara e de fácil entendimento. Para a nossa linguagem comum diríamos que não precisa explicação. Se parasse aqui teria dado o recado. Porém, quero apenas indagar sobre a maneira como Tiago interpretou a função da língua.

Nós costumamos afrontar literalmente as pessoas adotando o entendimento do cristianismo no primeiro século e não é bem assim. No entendimento da época, atribuía-se a língua a manifestação de um caráter dúbio, invejoso, caluniador e inconseqüente. Tanto que era comum às pessoas que tinham queixa contra outrem ir às ruas ou praças para difamar o semelhante. Você que ler diariamente a palavra de Deus já percebeu o apostolo Paulo indiretamente combatendo essa prática, especialmente nas cartas aos Romanos e aos Corintos.

A língua é apenas um órgão do corpo humano dominado pela nossa mente. De si mesmo jamais poderia levantar calúnia ou espalhar fofoca e destruir as pessoas ou relacionamentos. Esse tipo de atitude é fruto de algum distúrbio, uma “maldição hereditária” ou domínio maligno.

O entendimento do apóstolo indica que a "língua também é fogo; como mundo de iniqüidade, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno" (Tiago 3. 6).

Como conselheiro (CPPC Nº 1.473) poderia dá aqui alguns conselhos; no entanto, meus conselhos jamais seriam tão impactantes quanto as palavra do apóstolo Tiago: "Portanto, meus amados irmãos, todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tiago 1:19).

Tiago foi bem interpretado por alguém que disse: "Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca, para ouvirmos mais e falarmos menos".

O sábio Salomão declarou: "Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio". Provérbios, 10:19.

A orientação divina é que sejamos tardios para falar, ouvir muito bem, refletir sobre aquilo que ouvimos se edifica aos outros, principalmente se o comentário fere o brio da pessoa envolvida e, mesmo que alimente o “ego” precisamos avaliar se é conveniente ou não compartilhar.

O apóstolo Tiago no inicio do texto acima, sugeriu: “não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo”.

Um conselho que nós líderes cristãos deveríamos acatar, até porque a nossa responsabilidade é maior. E satanás, tem criado contendas entre os irmãos justamente nessa área, porque damos legalidade a ele.

Algo que considero extremamente importante, especialmente para as pessoas que exercem liderança no corpo de Cristo é “O sacramento da reconciliação”. Adotado pela Igreja Católica desde o terceiro século, mas excelente para os nossos dias. No exercício do ministério sacerdotal, entre outras coisas, o sacerdote assume o compromisso de confidente e leal. Quando o pecador demonstra arrependimento e confessa seus erros, (atrição ou contrição); o sacerdote tem o compromisso diante de Deus de manter segredo quanto a confissão daquela pessoa. Por isso, normalmente os padres não revelam segredos de confissão. É compromisso com Deus.

Se atentássemos para esse compromisso nosso ministério seria bem sucedido. Ministros, pastores, discipuladores vamos fazer um compromisso com Deus! Mesmo você, que continua no banco da igreja, mas as pessoas te procuram abrem o coração, confiando à você coisas que parece tão simples e banal; Assuma o compromisso de manter segredo. Deus vai nos ajudar para sermos leais. Por favor, use de misericórdia, abrace, ame, ao invés de fomentar contendas e criar conflitos.

Uma historinha para refletir e compartilhar:
Conta-se que um casal brigava muito. Era só o marido chegar em casa nervoso, gritando, falando palavrões, a briga começava e demorava para acabar. Um dia a esposa confidenciou a situação ao sacerdote; ele aconselhou a mulher a tomar a "aguinha de Dom Geraldo", e deu a ela uma garrafa com a referida água “milagrosa”.

À noite, quando ela percebeu que o marido estava chegando, fez o que o sacerdote mandou, colocou a água "santa" na boca, mas não engoliu, permaneceu de boca cheia. O marido entrou, gritou, falou mal até cansar, em seguida adormeceu.

Alguns dias depois a mulher ainda adotava o conselho do sacerdote. Até que o marido começou a chegar em casa calmo, tranqüilo; a esposa interrompeu o uso da "águinha de Dom Geraldo". Passaram-se algumas semanas, a mulher comentou: "Eta águinha milagrosa!" Ao encontrar o sacerdote, ela contou o que aconteceu; e o sacerdote disse a ela que a água era comum, não havia nada de milagroso nela. “O que ocorreu é que você com a boca cheia d’água não podia revidar as provocações do seu marido.

Essa deveria ser a nossa postura como cristãos, mesmo que para isso, quando estamos na roda dos escarnecedores, tenhamos que tomar a “águinha de Dom Geraldo" e com certeza, a paz, o amor e a harmonia vão reinar em nossa família, em nossa vizinhança, em nosso círculo de amizade, nosso trabalho e em nossa cidade.

Quanto a você que está magoado com a calúnia, a fofoca, vamos atentar para o conselho de Jesus: “amai os vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5. 44). Jesus quer tratar com as inimizades e desafetos para que a paz e harmonia reine entre os seus seguidores.

Você que ler essa reflexão, sente que foi usado pelo inimigo para criar contendas ou conflitos na sua família, entre os irmãos de sua igreja, entre os amigos de trabalho vai até a pessoa magoada e peça perdão, não espere e nem fique justificando o seu erro, jogando as pessoas contra outros. Satanás pode estar usando isso para impedir o teu sucesso na vida cristã, o teu tesmunho de fé entre os irmãos; e até mesmo o teu exercício diaconal. Porque embora aparentmente você seja uma pessoa usada, tem uma boa palavra, consegue fazer amizade com facilidade, mas as pessoas temem em compartilhar seus problemas com você, porque alguém confiou e você não manteve segredo. Conquiste a confiança daqueles que tanto abriram o coração para você. Peça perdão... E depois “leve a sua oferta ao altar”. Mateus 5. 23-24. Pastores, líderes, vamos ouvir menos fofoca e orar mais pelos irmãos com problemas. Afinal todos temos defeitos e precisamos de oração. "Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a Lei de Cristo". Quantas vezes pecamos em agir com as pessoas com base na fofoca de pessoas usadas pelo unimigo para causar contendas no meuio do povo de Deus. Vamos vigiar...
Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário