sábado, 23 de abril de 2011

“Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância”

No decorrer de nossa vida muitas vezes buscamos caminhos onde Jesus não está. Assim vamos nos perdendo, nos cansando, nos machucando e nos frustrando por não encontrarmos Aquele que nos promete uma vida cheia de abundâncias.

Muitas vezes andamos pelos caminhos da superstição, do misticismo, do controle da mente e tantos outros. Buscamos falsas doutrinas, outros “deuses”, e nos esquecemos da Palavra de Deus que nos deixa bem claro que “ninguém vai ao Pai, senão por mim (Jesus)” (Jo 14,6). Que catástrofe é acharmos que podemos sozinhos, ou, pior, guiados por outras “forças” espirituais, decidir qual caminho trilhar na estrada de nossa vida. Quando agimos somente através da nossa própria consciência, muitas vezes enraizada em condutas mundanas, poderemos vir a conhecer caminhos de profunda tristeza, desilusão, mentira, e até mesmo entrarmos em depressão, pois o caminho certo passa pela vontade e bênção de Deus.

Quero hoje, meu(inha) irmão(a), te provocar o seguinte questionamento: a quem você tem recorrido para fazer as escolhas em sua vida?

Lembro-me de um fato ocorrido há alguns anos, quando me encontrava em uma situação desesperadora, e, naquele dia, coloquei-me diante de Jesus Eucarístico. No meu diálogo com Ele disse que precisava que me mostrasse uma saída, uma porta a qual eu pudesse recorrer e obter a solução para o meu problema. Eu já havia feito várias tentativas e todas deram errado. Todo o meu esforço foi em vão.

Junto a mim, naquele momento de oração, estava uma grande e orante amiga, que vendo a minha dor também clamava a Jesus pela solução. Oramos durante algumas horas e, antes de irmos embora, Jesus colocou no coração desta amiga que deveríamos ler a passagem bíblica de Jo 11,9, e que lá continha a solução para minha agonia. Tomamos então a Bíblia Sagrada e, obedientes, lemos a Palavra. Confesso que grande foi a nossa surpresa ao lermos o que a citação dizia. Veja você também: “Eu sou a porta, se alguém entrar por mim será salvo” (Jo 10,9). Jesus respondeu claramente à minha súplica, pois eu pedia a Ele que me mostrasse uma saída, uma porta… e Ele deixou claro que a porta era, e é, Ele; que nenhuma solução humana que eu tentasse haveria de dar certo porque eu não estava orando, não estava contando com Ele, com Sua ajuda. Eu estava agindo segundo meus impulsos. Sendo assim, não estava gozando da vida em abundância que Ele prometera à toda humanidade. Jesus deixou claro para mim que aquela situação só se resolveria, como de fato se resolveu (graças a Deus), se eu O buscasse constantemente e que a solução acertada viria das mãos dEle. E a única coisa que eu precisava fazer era simplesmente voltar meu olhar para Ele e procurar ouví-lO para discernir quais atitudes tomar.

Nunca mais me esqueci de que nada que eu venha a pensar, achar ou planejar, se não passar pela porta que é Jesus, não terá Sua bênção, pois algo planejado sem a participação de nosso Senhor e Salvador certamente tende a sofrer grandes transtornos.

É por isso meu(inha) amado(a) irmão(ã) que muitos de nós, em várias situações de nossa vida, não gozamos da vida abundante que Jesus nos prometeu; porque queremos agir sozinhos e ainda exigimos que o Senhor nos abençoe. Não se iluda mais! Tudo precisa passar pela “Porta”: nossas dores, decisões a serem tomadas, dificuldades, carências, enfermidades… tudo! Tudo mesmo precisa ser apresentado para Jesus para que possamos gozar desta vida plena prometida por Ele.

Esta vida abundante, ao contrário do que muitos pensam, não se refere a abundância de bens materiais, mas sim a abundância, a plenitude da Sua graça em nossa vida que nos suprirá em todas as nossas necessidades.

Devemos buscar ser cristão de oração diária, cristão que conhece a Bíblia, cristão que freqüenta a Eucaristia, mas não somente na Missa de sétimo dia de algum ente falecido. Devemos parar de orar somente quando estamos precisando de algum “favorzinho” de Deus. Agir como cristão consciente é escolher sempre entrar pela Porta que é Jesus. É optar por conhecer diariamente a vontade de nosso único Senhor e Salvador, e, assim, sabermos nos apropriar da vida em abundância que Ele nos prometeu (e cumpre).

Ah! E não pense que Deus não fala com você! Deus sempre fala com os seus, seja através da Bíblia, pelos fatos, por algo que você escuta de um irmão ou por uma determinada situação que você esteja vivenciando. Ele está sempre se comunicando conosco. Fique atento(a) ao que Ele tem falado para você. Silencie… escute… preste atenção… Deus quer falar com você!

Deus abençoe a você e a todos os seus familiares, e lhes conceda uma vida plena e abundante.
Áurea Cristina de Assis – Comunidade Verdade e Graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário