segunda-feira, 7 de maio de 2012

Família e Cofre: Sempre têm seus Segredos

“... o homem e sua mulher estavam nus e não se envergonhavam” (Gn 2.25)
 “Todas as verdades caladas se tornam venenosas”
Friedrich Nietzsche
A maioria das famílias têm segredos guardados ou “contas não saldadas”. Existem motivos pelos quais as famílias possuem segredos? Que consequências à descoberta inadequada de um segredo pode trazer e que sugestões podem ajudar a solucionar os danos causados por eles? É o que veremos a seguir. 
PORQUE AS FAMÍLIAS TÊM SEGREDOS?
De forma geral, famílias guardam segredos, omitem ou escondem verdades com medo de que alguém se machuque ou sofra algum prejuízo. Abraão o pai da fé, num momento de medo, contou meia verdade ao rei Abimeleque e com receio de morrer entregou sua esposa ao rei, conforme Gn 20.2,11. “Disse Abraão de Sara, sua mulher: Ela é minha irmã. Não há temor de Deus neste lugar, me matarão por causa de minha mulher”. 
Essa não foi a primeira vez que fez isso. Após receber o chamado do Senhor para sair de sua terra e ir para um lugar desconhecido, foi para o Egito. Quando se aproximou de lá combinou com Sara que iria dizer que era sua irmã, Gn 12.11, e assim foi. 
Seu filho Isaque agiu de forma semelhante, conforme Gn 26.7-11. Ainda bem que nos dois casos os reis descobriram que as mulheres oferecidas eram esposas, repreenderam os maridos. Não precisavam criar fantasmas desnecessários. Se falassem a verdade continuariam vivos e com suas esposas. A maioria dos nossos medos e preocupações nunca se concretizará. 
Casos comuns de segredos guardados são as adoções, traições e filhos fora do casamento. Há famílias que adotam crianças e não dizem com medo da rejeição. Quando ela descobre, se revolta e cria-se um problema que poderia ter sido evitado. Casos de traição são segredados com medo da reação do cônjuge, e os filhos fora do casamento por medo da rejeição da família legítima.
Jesus ensinou que a verdade liberta, João, 8.32. Logo todo segredo escraviza. O segredo cria à falsa idéia de segurança, que ao invés de proteger, torna a família mais vulnerável. 
CONSEQÜÊNCIAS DOS SEGREDOS FAMILIARES

A história de Isaque, Rebeca, Jacó e Esaú em Gn 27 ensina sobre a descoberta de um segredo familiar. Rebeca amava mais a Jacó do que a Esaú, o que fazia com que o ambiente naquele lar fosse tenso e de competição entre os filhos. Quando chegou a hora da transmissão da bênção do pai ao filho, Rebeca se aliou a Jacó contra Esaú, aproveitando a deficiência visual de Isaque. Que cena terrível. Quando Esaú e seu pai descobriram a trama, as consequências foram as seguintes:
a) Choque emocional – Conforme Gn 27.33, Isaque “estremeceu”. Essa foi uma reação emocional ao perceber que havia abençoado filho errado, sem acreditar no que estava acontecendo. Quando Isaque interrogou a Esaú sobre a pessoa que tinha abençoado ele afirmou: “abençoei, e ele será abençoado”, revelando sua impotência em reverter o fato. Diante de uma grande surpresa, a primeira reação é de negação. Além do que o segredo foi revelado de forma inadequada, o que criou um clima hostil na família.
b) Amargura – Esaú “bradou com profundo amargor”, conforme o v.34. Ao descobrir o engano do irmão, expressou com um grito sua amargura. O fato de ter sido traído, revoltou aquele que voltou do campo com a caça na mão. Seu esforço foi vão e seu coração estava cheio de amargura.
Quantos se enchem de amargura ao descobrir a traição de seu cônjuge, a quem se manteve fiel por anos. Eu e Rosélia acompanhamos uma adolescente revoltada com sua mãe adotiva porque soube da adoção por outra pessoa, queria encontrar pais legítimos, mas a mãe não os conhecia. O segredo foi revelado e a amargura se instalou no coração da pessoa traída.
c) Ódio e desejo de vingança – “Passou Esaú a odiar Jacó e disse: matarei meu irmão”, diz o v.41. A situação ultrapassou o choque de Isaque e os brados de Esaú. Nasceu um ódio tão grande que Esaú planejou a morte Jacó para depois da morte de seu pai, para não magoá-lo mais ainda. São comuns os ciúmes familiares entre irmão e parentes, que provocam crimes. Quantas vezes os crimes passionais são manchetes de jornais. Quando o segredo de traição é descoberto a pessoa traída muitas vezes deseja tirar a vida do outro. O ódio se instala no coração e o desejo de vingança faz da morte uma possibilidade real. 
REVERSÃO DOS MALES DE SEGREDOS DESCOBERTOS

Como esses irmãos que estavam a ponto de matar um ao outro agora se encontram, se abraçam, se beijam e choram juntos? O que houve para que a história tivesse esse fim? Os capítulos 32 e 33 de Gênesis, especialmente 33.4, ao dizer que “Esaú correu ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço, e o beijou; e choraram”, mostram como essa história que começou triste teve um final feliz.
a) O encontro com Deus – Antes de encontrar com seu irmão, Jacó precisou encontrar o Senhor de uma forma especial Gn 32.22. Jaboque foi o marco de sua vida. Ali ele foi abençoado, mudou de nome. Saiu com o corpo marcado e a alma purificada, para resolver um antigo problema familiar. Para um perdão genuíno entre ele e seu irmão, Jacó precisava primeiro conhecer melhor a Deus.
Ninguém consegue perdoar de verdade a descoberta de uma traição, ou uma mágoa profunda conte o pai ou o irmão, sem antes ter um encontro íntimo com o Senhor.
b) Iniciativa – Os dois tomaram iniciativas de enfrentar a situação que se arrastava fazia anos. Jacó “levantou os olhos”, conforme Gn 33.1 numa atitude de coragem, motivada pelo encontro com Deus no dia anterior.
Crises familiares não se resolvem sozinhas, mas com iniciativas concretas. O tempo sozinho não soluciona os problemas, ao contrário, na maioria das vezes infla ainda mais. No caso deles, o tempo passou, os dois casaram, tiveram filhos, prosperaram, mas a mágoa ainda precisava de perdão.
c) Restituição – Iniciativas de perdão devem vir acompanhadas de restituição. Jacó sabia que havia enganado o irmão no passado e era preciso restituir; por isso levou presentes para ele, segundo Gn 33.11. Uma alma marcada com a traição precisa ouvir palavras de arrependimento e receber através de atitudes a restituição pelos danos causados, para se sentir novamente amada.
Segredos de família são danosos, mas podem ser restaurados, como foram no caso da família de Isaque.
Famílias envolvidas com segredos precisam buscar a Deus para solucioná-los e tomar iniciativa de restituição aos machucados. Eis o desejo do Senhor para as relações familiares estremecidas por segredos mal descobertos.
Fonte: sepal.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário