sexta-feira, 22 de abril de 2011

A mensagem do evangelho resplandece mesmo sob ameaça da litúrgica e do misticismo

Eu não sou adepto ao termo religião envolvendo o cristianismo. Há uma serie de razões, porém a principal delas é que a religião é conduzida por homens e conseqüentemente cheia de rituais e obrigações; enquanto que o cristianismo é conduzido pelo Espírito Santo e tem a Bíblia como regra de fé. No cristianismo você assume compromissos e sente-se feliz e realizado com os dons sobrenaturais de Deus. Na religião você é induzido a práticas de rituais e sacrifícios que em nada contribuem para a vida além tumulo.

A religião desvia, desvirtua, provoca cegueira espiritual, cauteriza a mente e apaga o agir do Espírito Santo na vida de seus adeptos. Contudo é muito mais fácil segui-la porque os rituais e sacrifícios são apenas externos; já o cristianismo transforma o interior da pessoa.

Reflita comigo sobre um aspecto da religião:

Deus separou a nação de Israel, a fim de torná-la povo exclusivo. E isso aconteceu temporariamente. Porém, a nação santa tornou-se um povo rebelde, ao se envolver com o paganismo da época. Um povo separado, que experimentou milagres tremendos, se envolve com o paganismo e se volta contra o Senhor Deus. A nação santa banalizou tudo que era sagrado.

Daquela surge um remanescente – Jesus Cristo, o filho de Deus. Satanás bem que tentou frustrar o plano de Deus com Abraão, Moisés e Davi; mas Jesus Cristo estabeleceu um novo conceito de religião. Com ele nasce um novo estilo de adoração a Deus: “Vem à hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. João, 4:23.

Até então, o sincretismo religioso dependia de rituais e sacrifícios. E se por ventura alguém não aceitasse o ritual ou sacrifício, era expurgado ou executado na forma Lei. Judeu se não permitisse circuncidar-se era expurgado; Para as religiões pagãs se não adorasse as imagem, não praticasse a feitiçaria e deixasse de sacrificar também era expurgado ou punido conforme decreto. Na Bíblia, bem como na história dos povos e nações do mundo antigo encontramos várias exemplos. O jovem Daniel é um deles, que ao se negar comer alimentos sacrificados aos deuses e não adorar a estátua de ouro do rei Nabucodonosor, foi lançado na fornalha de fogo com seus amigos.

No Brasil, o sincretismo religioso tornou-se um fenômeno bastante comum, especialmente na Bahia, onde as práticas africanas se adaptaram as crenças de religiões tradicionais como a Católica. E no final do século passado alguns segmentos evangélicos da atualidade, discretamente induziram algumas praticas afro-brasileira em sua liturgia. Ainda bem que toda tentativa de profanação do sagrado, Deus intervém e usa pessoas tementes a Ele para pregar e prosseguir com a verdade, mesmo sob pressão e ameaça da religião.

Com a morte de Jesus Cristo, Deus estabeleceu o seu reino na terra. Unicamente para restaurar o seu caráter na pessoa humana. Por isso Jesus declarou que veio buscar e salvar o que se havia perdido – A pessoa Humana. O objetivo é a salvação do ser humano. Isso inclui perdoar o pecado e libertar do maligno. Essa mensagem contrariou a religião judaica, mas Jesus veio para cumprir a Lei e abolir o ritualismo, e o sincretismo religioso.

Com o nascimento do cristianismo, os rituais, a liturgia sacerdotal deu lugar às reuniões simples nas sinagogas; em casas particulares; à margem dos rios. Cristãos de todas as partes eram unanimes na doutrina, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Essa época foi marcada pelo crescimento veloz do cristianismo apesar das perseguições, dos mártires, do medo e da mística. Para os cristãos “primitivos”, o culto era para compartilhar entre si as experiências com Jesus.

Nesses cultos era celebrada a Santa Ceia junto às refeições. (cada um trazia o que podia para comerem juntos); em seguida oravam sobre o pão e o vinho e depois um líder compartilhava sobre a morte e ressurreição de Cristo. Muitos criam e eram batizados. A Santa Ceia era o centro da pregação do Evangelho. A cada encontro os cristãos participavam da santa ceia para anunciar o amor de Jesus. Nesses momentos pessoas eram batizadas com o Espírito Santo e aconteciam sinais e maravilhas (curas e milagres); “E acrescentava-lhes o Senhor dia a dia os que iam sendo salvos”.

O cristianismo atual tornou-se apenas uma religião, entre outras. Novas comunidades evangélicas são criadas quase que diariamente; a liturgia iniciada no terceiro século continua. O paganismo contraído das religiões pagãs pelo clero desde o terceiro século faz parte dos rituais de algumas igrejas “evangélicas”; A Heresia veemente combatida pelo Apóstolo Paulo na igreja de Corinto, atualmente é principio doutrinário em algumas comunidades evangélicas. Os seguidores da doutrina de Balaão e da doutrina dos Nicolaítas denunciados por Jesus às igrejas da Ásia tornam alguns líderes “notáveis e respeitados”. Evangélicos querem ouvir o profeta, mas não querem sondar o espírito do profeta. Muitos pregadores exibem belas mensagens teologicamente aceitável, comovente, mas saem de coração vazios, emociona, mas não convence do pecado da justiça e do juízo.

A partir do século XIX com a ascensão dos seminários teológicos surgem os princípios da oratória e da retórica, a antiga homilética grega. A arte de pregar rechaçou a voz do Espírito Santo. Recentemente, usam-se equipamentos tecnologicamente avançados, para chamar atenção e dá vida a pregação do evangelho; e voz simpática e a aparentemente afetuosa trás uma mensagem de motivação e alento, no entanto a maneira com está sendo anunciada é UMA AMEAÇA A VERDAEIRA MENSAGEM EVANGÉLICA.

A pregação emociona, mas não transforma; os homens falam, mas a mensagem não toca os corações. Faz-se apelo para receber curas e milagres; bênçãos materiais e as pessoas estão gritando por misericórdia do Senhor. Mesmo sem entender elas clamam por salvação e a igreja lhes oferece benção material. Os homens de Deus não querem se colocar na brecha a favor dos perdidos, mas aproveitam as brechas para enganar as pessoas e profanar o evangelho. Alertar o pecador sobre o inferno espanta, deprime. Deus é misericordioso, mas é justo. Alguns podem orar e jejuar para conquistar uma benção financeira, um casamento feliz, uma graça. “Eu não aceito meu filho ou minha filha na droga”. Mas não anunciar a salvação com amor. Para muitos “homens de Deus”, é muito mais fácil e prático recorrer à internet ou a um livro de um pregador de renome para pregar uma boa mensagem, com certa eloqüência, admirável, digna de aplausos do que passar horas meditando na palavra de Deus, ouvindo a voz do Espírito Santo para transmitir o recado de Deus ao rebanho.

Graças a Deus que apesar do joio no meio do trigo, apesar do ritual pagão no seio da igreja cristã, apesar da liturgia enriquecida de show, de exibição; a verdadeira mensagem do evangelho resplandece... Aleluia! E o Senhor Deus, tem levantado muitos homens e mulheres e até crianças como atalaias no mundo. Pessoas comprometidas do evangelho genuíno.

Satanás, sagazmente tem conseguido invadir as igrejas com a irreverência, a deturpação da verdade; a maledicência, introduzindo abusos nos cultos cristãos; criando partidos, divisões, problemas morais, eclesiásticos e doutrinários.

Deus tem despertado um povo para levantar o estandarte da salvação e permanecer na doutrina. Homens e mulheres ousados, corajosos e destemidos. Você poderá ser deles. Onde você estiver com quem você estiver, levante-se como atalaia da mensagem salvadora. Não vamos nos esconder atrás de títulos, nem aceitar a heresia, ou concordar com banalização da palavra de Deus. Façamos a diferença. O Senhor breve virá!

Deus nos abençoe nesta árdua tarefa.


Um comentário:

  1. Que site legal uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!

    ResponderExcluir