terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Uma visão das entranhas...


A visão humana é superficial. Nosso olhar enxerga somente o aparente. Mês com o melhor microscópio já fabricado no mundo, não conseguimos enxergar as entranhas de alguém. Além de superficial, nossa visão é tendenciosa.

Muito raramente encontramos pessoas capazes de olhar para alguém e deslumbrar sobre seus pensamentos e atitudes. Do outro lado, existem aqueles, que basta um olhar para expressar o que sente ou que pensa. Somente Jesus consegue com um olhar, penetrar no íntimo de uma pessoa e enxergar além da superficialidade. 

No texto de Lucas 22:61 e 62 Jesus fixou o olhar em Pedro, sem nada dizer, porém seu olhar fez Pedro lembrar-se de suas palavras: “Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E saindo Pedro para fora chorou amargamente”. 

 “Basta apenas um olhar”.  Que olhar! Com apenas um olhar Pedro foi visto em suas entranhas. Seu caráter, sua personalidade. Não teve para onde correr, nem argumentar ou se defender. Aquele olhar penetrante de Jesus conseguiu desvendar os sentimentos de Pedro. O discípulo instável, fraco, foi exposto a si mesmo. 

A Bíblia ensina que os olhos são as janelas da alma. Eles têm a capacidade de transmitirem nossos sentimentos e falam de emoções que não podemos verbalizá-las. É comum na vida ocorrer com freqüência uma comunicação só com os olhos. Isto ocorre nos relacionamentos conjugais, entre pais e filhos... Basta um olhar para perceber o amor ou autoridade. 

Jesus Cristo tinha uma habilidade fora do comum para se comunicar com as pessoas. Ele era capaz de usar seu olhar penetrante e enxergar os pensamentos e intenções do coração. Jesus não adivinhava ou fazia suposições. Sua visão penetrava até a alma humana. Natanael, por exemplo, se surpreendeu quando ouviu Jesus descrever seus pensamentos e reconheceu a sua habilidade. João (1:46-50) 

Penetrar na mente humana é especialidade divina.  No Salmo 139:16 o salmista descreve: “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” Deus conhece você e eu antes que fomos formados no ventre de nossa mãe. 

Afinal, o que o Senhor viu em Pedro? Aquela pessoa instável, fraca, precipitada e vulnerável? Desnudar uma pessoa, esquadrinhar sua mente e penetrar no recôndito de seu ser, só o Mestre Jesus. E um olhar não para condenar; mas para prestar apoio e solidariedade. 

É assim que Jesus olha para as nossas fraquezas e limitações. Algo maravilhoso na vida do ser humano é quando ele tem a capacidade de reconhecer esse olhar de apoio e solidariedade. Do outro lado, é maravilhoso quando temos a capacidade de reagir a esse olhar de forma a reconhecer quem somos e, com lágrimas recorrer a solidariedade do Mestre. 

Para Pedro, o olhar do Senhor foi tão penetrante, até porque Jesus já havia avisado a Pedro que a sua fé se enfraqueceu ao ponto de Jesus interceder ao Pai por ele. O diabo foi ousado na tentativa de peneirar Pedro como o trigo: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não se desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto para ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te Pedro, que, hoje, três vezes me negarás que me conheces, antes que o galo cante.” Lc 22:31-34. 

Que tremendo! Imagine uma pessoa de sua igreja que tem andado nos caminhos do Senhor, tem presenciado sinais e maravilhas; que canta, que louva, que exerce liderança e tem compromissos na igreja, de repente por um motivo ou outro, não comparece, não comunica, não demonstra o mínimo de senso de responsabilidade com as coisas de Deus. Onde está aquela pessoa que no momento que você precisa dela, ela tem outras prioridades que demonstram fraqueza de fé. Diríamos que nitidamente satanás pediu para peneirá-la como trigo e ela caiu na peneira. 

Minha primeira experiência ministerial foi em Santarém, PA, onde tive a oportunidade de iniciar uma obra e permanecer ali 8 anos. Uma das primeiras experiências amargas, foi quando no inicio do ministério, iniciamos o grupo de jovens; cerca de 30 jovens integravam a mocidade. Ainda no primeiro ano de ministério, empolgado, feliz com o número, um sábado à noite cheguei ao templo para iniciar a reunião, vi apenas um jovem no salão. Ué! Cadê a turma? Aquele rapaz respondeu: “Estão na casa da vizinha, pastor”. Fui à residência da vizinha buscar as ovelhas. No portão daquela casa encontrei um garoto que me disse: “Seus jovens estão todos aí pastor, pode abrir a porta”. Para minha surpresa ao abrir aquela porta me deparei com os jovens dançando ao som de uma música em alto volume. Ao me verem à porta, silêncio total. Que frustração, que raiva! Só Jesus naquele momento para me dá sabedoria. Calmamente disse: “Está na hora do culto pessoal”. Percebi que os corajosos que foram ao culto, ficaram muito constrangidos. Naquela noite Deus conduziu a reunião de maneira tão peculiar que no meu silencio o Espírito Santo tomou a liberdade de falar profundamente aos corações. Em nenhum momento me referi ao episódio. Ao final, a maioria deles veio ao altar pedindo perdão a Jesus e a mim. Uma experiência inesquecível!      

Porém, na maioria das vezes como pais, como pastores e lideres, temos fixado nosso olhar nas falhas das pessoas. E por conta disso nos irritamos, tiramos liberdade do Espírito Santo e deixamos a carne se manifestar de maneira irada e falamos o que não convém no altar. E muitas vezes como líderes, nos deixamos “emprenhar” pelo ouvido, e damos oportunidade ao diabo para a boca dos fariseus hipócritas para promover contendas e confusões em casa ou na igreja do Senhor. 

Jesus é o Senhor da Igreja, foi Ele quem deu a vida pelas ovelhas, até mesmo as rebeldes... É difícil entender isso, mas não tenho alternativa. Os rebeldes irão prestar contas com o Senhor e pagarão o preço pela desobediência... Mas nossa tarefa é cuidar, ensinar e prestar solidariedade, porque Deus é rico em perdoar e grande em misericórdia. 

É importante deixar o Espírito Santo agir ao invés de ofender e maltratar as ovelhas. Elas precisam do bálsamo ao invés de chicote. Tem coisa que nos magoam, nos deixam tristes, mas precisamos agir como Jesus. Ele ao olhar a Pedro se controlou e dominou suas emoções. E ao olhar para nós, mesmo vendo nossas falhas e fraquezas, Ele usa de misericórdia e nos dá uma nova oportunidade, nos oferece uma nova chance. E nos mostra que é tempo de recomeçar. 

Jesus via em Pedro um futuro líder, uma pessoa que depois de convertida de fato, seria capaz de morrer pelo Mestre. “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Pedro, o pescador, também chamado Cefas, “seixo”, se transformaria num grande homem de Deus, o primeiro a anunciar com ousadia o evangelho às multidões. 

Quantas pessoas estão na igreja, que nós não damos valor a elas. E por causa de suas fraquezas ou falhas abandonamos e magoados somos induzidos a trazer a público seus defeitos. E Deus a levanta do pó. 

Em nossa fragilidade, nossos preceitos humanos, erramos, pronunciando juízo e maldição sobre os escolhidos de Deus, mas Ele os conhece profundamente. DEUS É FIEL, apesar de nossas falhas. 

O home julga, distorce e de maneira egoísta e insensível age sem amor e misericórdia. E muitas vezes acha que está agindo corretamente, cuidado! 

No lugar onde Deus me chamou para pastorear, dando-me a oportunidade de recomeçar estou aprendendo e muito. E a única maneira de superar algumas barreiras é deixar o amor de Deus “que excede todo entendimento” fluir em meu coração para que a obra do Senhor cresça e prevaleça, mesmo com a falta de sabedoria de alguns cordeiros.

Lamento que muitas pessoas, mesmo errantes, cheias de falhas, têm um chamado tão grande e seriam tão importantes na obra de Deus, mas continuam desviadas e abandonadas, muitas delas magoadas e cheias de rancor por causa da teimosia e falta de compreensão de seus líderes. Jesus nos convida a olhar com os seus olhos, a agir com seu caráter e personalidade. As pessoas estão fartas do comportamento mundano que age com desdém, julgando, discriminando, cheio de preconceito, mas a Igreja do Senhor é o canal para experimentar o amor de Deus na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário